Este pequeno e singelo livro é de uma beleza encantadora.
É impossível para qualquer leitor não se envolver nesta história de duas
mulheres, sogra e nora, que privadas de tudo que lhes pudesse dar algum
conforto, aprendem a viver dia a dia na dependência dos recursos de Deus. O
testemunho de fé de Rute, uma moabita, é um raio de sol na escuridão da
incredulidade dos israelitas, chamados de povo de Deus.
O escritor
constrói a história de forma delicada e discreta. É possível encontrar ao menos
quatro cenas centrais, com suas respectivas interligações, de maneira que não
seria difícil transformar a história em um drama (peça) em quatro atos.
O
autor recria uma atmosfera de vila interiorana, onde todos se conhecem e
compartilham da vida uns dos outros. O tempo é medido pelas atividades
agrícolas, e termina com o ápice da fecundidade humana. Nesse ambiente se desenvolve
o processo de profunda tristeza [doença/morte] para a extrema felicidade
[nascimento/vida], da perda à plenitude.
O livro recebeu o título do personagem central da
narrativa – Rute. O cenário histórico é determinado no primeiro verso: “Nos dias em que julgavam os juízes”, ou
seja, em um dos períodos mais decadentes da fé israelita, destaca-se a fé de
uma mulher estrangeira, que apesar de todos os infortúnios que a vida lhe
reservou, em nenhum momento barganha com Deus ou se põe a lamentar contra Deus,
ao contrário, em todo o tempo ela mantém-se firme em sua convicção de que o
único Deus verdadeiro e no qual pode esperar auxílio é o Deus de Israel
(Noemi).
Enquanto na Bíblia Cristã esse pequeno livro vem logo
após o de Juízes, na Bíblia Hebraica ele é deslocado para a terceira e última
parte do cânon, denominado de Escritos, juntamente com outras literaturas
produzidas em um período posterior. Esse pequeno livro era lido no transcorrer
da festa de Pentecostes, uma das mais importantes do calendário religioso
israelita.
A história de Rute não é apenas um registro histórico do
povo israelita durante o período dos juízes, mas contém alguns princípios
relevantes da teologia bíblica do Antigo Testamento. Começa por inserir a
figura de outras nacionalidades, no caso especifico os cidadãos de Moabe, na
Aliança inicialmente estabelecida por Deus com a nação de Israel. E mais ainda,
Rute não apenas entra na Aliança, como vai ser inserida na linhagem direta do
Messias, pois seu filho com Boaz será o avó do rei Davi, cujo o trono será
estabelecido para sempre, conforme promessa divina e do qual haverá de vir
(veio) o Messias que reinará para sempre sobre todas as nações. E por fim, a
figura de Boaz (gaal) “parente próximo” que detinha o direito de resgatar a
dívida e assim restituir à Noemi/Rute o direito de sua propriedade, tipifica a pessoa e obra de Jesus, que
como nosso “parente próximo” (quando
de sua encarnação – assumindo a plenitude de nossa humanidade) resgata as
nossas dívidas e nos dá o direito de usufruirmos das bênçãos eternas.
Nestes dias de tanta tensão e violência em relação à
religião, esse pequeno livro torna-se um oásis de amor em meio ao deserto do
ódio e violência. O amor sincero de Rute (moabita) por sua sogra Noemi
(israelita) e a decisão de permanecerem juntas e professarem uma mesma fé, é
algo extremamente significativo. Por mais de uma vez Noemi tenta dissuadir Rute
de sua resolução, argumentando inclusive que ao retornarem para Belém a jovem
viúva não deveria esperar mais do que repúdio e desconfiança em relação à
sociedade israelita, pelo simples fato dela ser uma estrangeira. Entretanto,
Rute permanece resoluta em sua decisão e reiterada vezes professa sua fé no
Deus de Israel.
Por fim, nesses últimos tempos, em que a “fé cristã” tornou-se um balcão de
negócios; em que poucas pessoas demonstram genuína convicção naquilo que
professam crer; em que se busca a todo custo a autossatisfação e o prazer
hedonista é o deus principal no panteão vigente da sociedade brasileira, ler a história
de uma jovem mulher que está disposta a crer contra todas expectativas é algo
que deveria nos fazer refletir e reavaliar que tipo ou qual a qualidade da
nossa fé.
Esboço Básico
I. Mudança da família de Noemi para Moabe (1.1-5)
Morte do marido e dos filhos de Noemi
II. Decisão de Noemi em retornar para Belém (1.6-17)
Decisão de Rute e Orfa em ir com ela (1.8-10)
Orfa decide retornar à casa de seus pais (1.11-14)
Rute ratifica sua fé e permanece com Noemi (1.15-17)
III. A chegada e dificuldades para sobreviverem (capto 2)
A bondade de Boaz para com Noemi e Rute
IV. A decisão de Rute em buscar ajuda de Boaz (capto 3)
Boaz aceita reivindicar o direito de “parente próximo”
V. Boaz torna-se o resgatador de Noemi e Rute
Casamento de Boaz e Rute (4.13)
Nascimento de Obede [avó de Davi] (4.17)
Estatísticas: 8º
livro da bíblia; 4 capítulos; 85 versos; não contém nenhuma mensagem específica
de Deus.
Cronologia História
A elaboração de uma cronologia dos
fatos históricos da bíblia é sempre um exercício difícil, pois nem sempre os
acontecimentos são demarcados com indiscutível exatidão. Mesmo com o avanço
expressivo da ciência arqueológica há muito que ignoramos da época Patriarcal
(Genesis), dos primórdios de Israel e seu estabelecimento em Canaã
(Êxodo-Rute). A partir da Monarquia (Davi) a cronologia começa a ter maior grau
de exatidão e conciliação com a História geral da época.
Cronologia Histórica
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História
de Israel
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Historia Geral
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Egito-Palestina na época do Bronze Antigo
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Império Antigo (2600-2500)
Império Médio (2100-1730)
Mesopotâmia
3ª dinastia de Ur (2100-2000)
Código de Hammurabi
rei
de Babilônia
(1800)
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Patriarcas
|
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Época do Bronze Médio
Chegada de Abraão em Canaã
(próximo de 1850)
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Jacó e sua família sobem para o Egito
(próximo 1700)
Opressão dos israelitas no Egito
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Moisés
e Josué
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Egito – Ramsés II
(1304-1238)
|
Batalha em Cades (1286)
Saída dos israelitas do Egito
A Promulgação da
Lei – Monte Sinai
(próximo de 1250)
|
Me. ipg
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Agradecida por este tão valioso blog cheio de informações preciosas. Rute ,minha preferida entre as mulheres dda Biblia.
ResponderExcluirInformações de fato diferenciada, nos dando uma ampla visão do tema abordado!!
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