terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

SÍNTESE BÍBLICA – Levítico

O livro de Levítico está em relação ao livro de Êxodo, assim como as Epístolas estão para os Evangelhos. Para melhor apreender sua mensagem é preciso conectá-lo aos dois anteriores: em Gênesis temos um povo escolhido por Deus (Eleição); em Êxodo temos um povo libertado/salvo por Deus (Salvação); e em Levítico temos um povo se relacionando com Deus (Culto/Adoração). Portanto, em Levítico temos os detalhes de como se relacionar correta e harmoniosamente com Deus. Enquanto no Êxodo Deus está no alto do Monte e distante do povo, em Levítico Ele está no meio do povo, no Tabernáculo e providência tudo que é necessário para que o povo possa permanecer em Sua presença e usufrua de comunhão com Ele.
Como ocorre com os dois livros anteriores este também é conectado pela conjunção "e" [pois] demonstrando que os fatos aqui registrados não são soltos ou isolados do que aconteceu anteriormente. Também pressupõe que os livros que compõem o Pentateuco sempre estiveram reunidos em um único volume dividido em cinco partes.
A palavra chave de Levítico é “santidade” ocorrendo 87 vezes em todo o livro e o verso chave é 19.2 “Sede santos porque eu sou santo”. Para que o povo possa andar com Deus é necessárias duas coisas: os sacrifícios propiciatórios e uma vida em santificação (separado) para obediência.

Esboço Básico
I. Como se aproximar de Deus mediante o Sacrifício (1 a 10)
1. A Lei das Ofertas – Oblação (1-7)
            Holocausto, Manjares, Pacifica, Pecado e Transgressão
2. A Lei do Sacerdócio – Mediação (8-10)
            Consagração (8); Inicio (9); Transgressão (10)
II. A Comunhão com Deus pela Santificação (11 a 25)
1. A Lei da Pureza – Separação (11-16)
a) O Requerimento (11-15)
b) O Fornecimento (16)
2. A Lei da Santidade – Santificação (17-25)
a) O Requerimento (17-24)
b) O Fornecimento (25)
Conclusão (26) – Referência à Aliança
Apêndice (27) – Referência aos Votos

Link com o Novo Testamento
            O tema central do livro “Sede santos, porque Eu (Yavé) sou santo” (11.44,45; 19.2; 20.7,26) é citado na 1Pe (1.16) com a formula “Está escrito”.
            O mandamento “Amarás a teu próximo como a ti mesmo” (19.18) foi citado por Jesus quando resume toda a Lei de Deus em apenas dois: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo (Mt 19.19; 22.39; Mc 12.31; Lc 10.27); como também nas Epístolas (Rm 13.9; Gl 5.14; Tg 2.8).
            Alguns sacrifícios são citados especificamente: um par de passarinhos em relação à purificação (12.6, 8 – Lc 2.22, 24); o novilho e o bode para expiação do pecado (16.18, 27 – Heb 9.12,13, 10.4; 13.11-13) os sacrifícios de louvor ou de ação de graças (7.12 –Heb 13.15).
            Em Levítico Deus faz uma promessa especial de que haveria de estabelecer seu Tabernáculo definitivamente no meio do seu povo (26.11, 12 [Ez 37.27] – João 1.14; 2Co 6.18; Ap 7.15; 21.3).
            O único nome usado para se referir a Deus em Levítico é “Javé” (transliterado YaHWeH ou JaHVéH – hebraico YHWH - יהוה ), que passou a ser substituído na leitura pela palavra “Senhor” (Adonai). “Javé” é encontrado 305 vezes nesse livro.

Estatística: 3º livro da bíblia; 27 capítulos; 859 versos; contém 795 mandamentos; há 36 vezes em que “o Senhor falou” diretamente ou especificamente.

Cronologia História
            A elaboração de uma cronologia dos fatos históricos da bíblia é sempre um exercício difícil, pois nem sempre os acontecimentos são demarcados com indiscutível exatidão. Mesmo com o avanço expressivo da ciência arqueológica há muito que ignoramos da época Patriarcal (Genesis), dos primórdios de Israel e seu estabelecimento em Canaã (Êxodo-Rute). A partir da Monarquia (Davi) a cronologia começa a ter maior grau de exatidão e conciliação com a História geral da época.

Cronologia Histórica
História de Israel
Historia Geral
Egito-Palestina na época do Bronze Antigo
Império Antigo (2600-2500)

Império Médio (2100-1730)

Mesopotâmia
3ª dinastia de Ur (2100-2000)

Código de Hammurabi
rei de Babilônia
(1800)
Patriarcas
Época do Bronze Médio
Chegada de Abraão em Canaã
(próximo de 1850)
Jacó e sua família sobem para o Egito
(próximo 1700)
Opressão dos israelitas no Egito
Moisés e Josué


Egito – Ramsés II

(1304-1238)
Batalha em Cades (1286)

Saída dos israelitas do Egito
A Promulgação da Lei – Monte Sinai
(próximo de 1250)

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Me. ipg


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