O livro de Levítico está em relação ao
livro de Êxodo, assim como as Epístolas estão para os
Evangelhos. Para melhor apreender sua mensagem é preciso conectá-lo aos dois
anteriores: em Gênesis temos um povo escolhido por Deus (Eleição); em Êxodo
temos um povo libertado/salvo por Deus (Salvação); e em Levítico temos um povo
se relacionando com Deus (Culto/Adoração). Portanto, em Levítico temos os
detalhes de como se relacionar correta e harmoniosamente com Deus. Enquanto no
Êxodo Deus está no alto do Monte e distante do povo, em Levítico Ele está no
meio do povo, no Tabernáculo e providência tudo que é necessário para que o
povo possa permanecer em Sua presença e usufrua de comunhão com Ele.
Como ocorre com os dois livros
anteriores este também é conectado pela conjunção "e" [pois]
demonstrando que os fatos aqui registrados não são soltos ou isolados do que
aconteceu anteriormente. Também pressupõe que os livros que compõem o
Pentateuco sempre estiveram reunidos em um único volume dividido em cinco
partes.
A palavra chave de Levítico é
“santidade” ocorrendo 87 vezes em todo o livro e o verso chave é 19.2 “Sede
santos porque eu sou santo”. Para que o povo possa andar com Deus é necessárias
duas coisas: os sacrifícios propiciatórios e uma vida em santificação
(separado) para obediência.
Esboço Básico
I. Como se aproximar de Deus mediante o Sacrifício (1 a 10)
1. A Lei das Ofertas – Oblação (1-7)
Holocausto, Manjares, Pacifica, Pecado e Transgressão
2. A Lei do Sacerdócio – Mediação (8-10)
Consagração (8); Inicio (9); Transgressão (10)
II. A Comunhão com Deus pela Santificação (11 a 25)
1. A Lei da Pureza – Separação (11-16)
a) O Requerimento (11-15)
b) O Fornecimento (16)
2. A Lei da Santidade – Santificação (17-25)
a) O Requerimento (17-24)
b) O Fornecimento (25)
Conclusão (26) – Referência à Aliança
Apêndice (27) – Referência aos Votos
Link com o Novo Testamento
O
tema central do livro “Sede santos, porque Eu (Yavé) sou santo”
(11.44,45; 19.2; 20.7,26) é citado na 1Pe (1.16) com a formula “Está escrito”.
O
mandamento “Amarás a teu próximo como a ti mesmo” (19.18) foi citado por
Jesus quando resume toda a Lei de Deus em apenas dois: amar a Deus acima de
todas as coisas e ao próximo (Mt 19.19; 22.39; Mc 12.31; Lc 10.27); como também
nas Epístolas (Rm 13.9; Gl 5.14; Tg 2.8).
Alguns sacrifícios são citados especificamente: um par de passarinhos em
relação à purificação (12.6, 8 – Lc 2.22, 24); o novilho e o bode para expiação
do pecado (16.18, 27 – Heb 9.12,13, 10.4; 13.11-13) os sacrifícios de louvor ou
de ação de graças (7.12 –Heb 13.15).
Em
Levítico Deus faz uma promessa especial de que haveria de estabelecer seu
Tabernáculo definitivamente no meio do seu povo (26.11, 12 [Ez 37.27] – João
1.14; 2Co 6.18; Ap 7.15; 21.3).
O único nome usado para se
referir a Deus em Levítico é “Javé” (transliterado YaHWeH ou
JaHVéH – hebraico YHWH - יהוה ), que passou a ser substituído na leitura pela palavra “Senhor”
(Adonai). “Javé” é encontrado 305 vezes nesse livro.
Estatística: 3º livro da bíblia;
27 capítulos; 859 versos; contém 795 mandamentos; há 36 vezes em que “o Senhor falou” diretamente ou
especificamente.
Cronologia História
A
elaboração de uma cronologia dos fatos históricos da bíblia é sempre um
exercício difícil, pois nem sempre os acontecimentos são demarcados com
indiscutível exatidão. Mesmo com o avanço expressivo da ciência arqueológica há
muito que ignoramos da época Patriarcal (Genesis), dos primórdios de Israel e
seu estabelecimento em Canaã (Êxodo-Rute). A partir da Monarquia (Davi) a
cronologia começa a ter maior grau de exatidão e conciliação com a História
geral da época.
Cronologia Histórica
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História de Israel
|
Historia Geral
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Egito-Palestina
na época do Bronze Antigo
|
Império
Antigo (2600-2500)
Império
Médio (2100-1730)
Mesopotâmia
3ª
dinastia de Ur (2100-2000)
Código
de Hammurabi
rei de
Babilônia
(1800)
|
Patriarcas
|
|
Época
do Bronze Médio
Chegada
de Abraão em Canaã
(próximo
de 1850)
|
|
Jacó e
sua família sobem para o Egito
(próximo 1700)
Opressão dos israelitas no Egito
|
|
Moisés e Josué
|
Egito –
Ramsés II
(1304-1238)
|
Batalha
em Cades (1286)
Saída
dos israelitas do Egito
A
Promulgação da Lei – Monte Sinai
(próximo
de 1250)
|
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Me. ipg
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