Este é o primeiro livro da Bíblia Cristã, bem como o primeiro livro
da Bíblia Hebraica. Registra não somente o princípio do universo, mas de forma
particular como surgiu o mundo e tudo que dele veio a fazer parte, não apenas a
formação do ser humano, mas todas suas relações interpessoais e institucionais.
Antes da ação de Deus, havia apenas o caos, então a Palavra criadora de Deus
trouxe ordem e harmonia, de maneira que ao final Ele a tudo contempla e viu que
tudo que fora criado era muito bom!
O livro registra também o início da revelação progressiva de Deus, que se torna
plena na pessoa do Filho – Jesus Cristo. Uma das formas de Deus se revelar era
através dos seus nomes: Elohim, Jeová e Adonai,
onde cada um deles manifesta uma forma de Deus interagir com sua criação e mais
especificamente com o ser humano.
No terceiro capítulo se registra o momento e a razão da ruptura do ser humano e
seu Criador – a desobediência, que gerou o pecado, que
contaminou a natureza humana gerando e perpetuando um conflito, que somente
será resolvido com o advento da cruz.
Desde o princípio, ainda no Éden, bem como, logo após a ruptura, Deus sempre
estabeleceu com clareza os termos da Sua relação com o ser humano. Essa Aliança
ou Pacto foram sendo ao longo do tempo sendo renovados em seus termos e
ampliados em suas ações, sendo ratificado definitivamente na obra redentora
realizada em e por Jesus Cristo.
A importância e relevância de Gênesis podem ser comprovadas em sua ampla
utilização na literatura do Novo Testamento, onde é citada mais de sessenta
vezes, em dezessete livros diferentes. Isto comprova que, os fundamentos de
toda subsequente Revelação de Deus foram lançados em Gênesis, e para uma
compreensão correta desta Revelação Divina é necessário ler e examinar com
atenção o conteúdo desse primeiro livro bíblico.
A inspiração do Gênesis e sua veracidade como parte integrante da revelação da
vontade de Deus ao ser humano são autenticadas de forma clara pelo testemunho
de Jesus, registrado nas narrativas dos quatro evangelistas (Mt 19.4-6;
24.37-39; Mc 10.4-9; Lc 11.49-51; 17.26-29, 32; Jo 1.51; 7.21-23; 8.44,56).
Personagens Principais
O
fato de o livro ser longo muitos sãos os personagens que surgem em suas narrativas.
Evidente que alguns se tornam mais relevantes do que outros, abaixo mencionamos
uma pequena seleção em ordem alfabética e não cronológica:
Abel - O segundo filho de Adão e Eva que foi
assassinado por Caim.
Abraão – Deus chama e estabelece
uma Aliança com ele e promete que ele se tornaria o pai de uma grande nação,
receberia uma terra e traria benção a todas as nações.
Adão – O primeiro homem a ser criado por Deus
Aser – oitavo filho de Jacó,
segundo filho de Zilpa (serva de Lia)
Benjamim - era o décimo segundo filho de Jacó, o
segundo com Raquel que morreu no parto.
Bila - Era serva de Raquel, com a
qual Jacó teve dois filhos, Dã e Naftali.
Caim - O filho mais velho de Adão e Eva, ao
matar seu próprio irmão Abel tornou-se o primeiro assassino no mundo.
Dã - Era filho de Jacó com Bila,
serva de Raquel.
Diná - Diná era filha de Jacó com Lia. A
única das filhas mencionada pelo nome.
Esaú – Filho primogênito de
Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Jacó. Não valorizou sua primogenitura e perdeu
a bênção para o irmão mais novo.
Eva – A primeira mulher a ser criada por
Deus e esposa de Adão.
Gade - Filho de Jacó com Zilpa, que era serva de Lea.
Hagar - A serva de Sara da qual Abraão gerou
um filho, Ismael.
Isaque - Filho nascido de Abraão e
Sara já velhos no cumprimento da Promessa de Deus, de que ele seria pai de uma
grande nação.
Ismael – O filho de Abraão com Hagar, serva de
Sara, que foram mandados para o deserto, mas Deus o preservou e ele veio a se
tornar patriarca dos povos árabes.
Issacar – O quinto filho de Jacó com Lia.
Jacó - O filho de Isaque e Rebeca, teve seu nome mudado por Deus
para Israel, tornou-se pai das doze tribos israelitas.
José – Primeiro filho de Jacó com
Raquel (ela era estéril). Vendido pelos irmãos veio a ser constituído por Deus
o segundo em poder no Egito.
Judá – Quarto filho de Jacó com Lia. Foi ele
que sugeriu não matar José mas vende-lo como escravo.
Lia - A filha mais velha de Labão
e foi dada no lugar da irmã mais nova Raquel por esposa a Jacó. Gerou seis
filhos.
Ló - Sobrinho de Abraão e Sara. Depois que
separou-se do tio foi morar em Sodoma e tirado por anjos da cidade antes dela
ser destruída.
Manasses - Manasses era o filho mais
velho de José. Seu irmão era Efraim e ambos foram inseridos na bênção de Jacó
como se fossem seus próprios filhos.
Melquisedeque – O Sacerdote-Rei de Salém (Jerusalém) ao
qual Abraão deu o dízimo, antes da promulgação da lei mosaica.
Naftali – O sexto filho de Jacó,
cuja mãe era Bila, que era serva de Raquel.
Noé – Em obediência (fé) a ordem de Deus
construiu uma enorme arca na qual ele e sua família entraram e foram salvos
durante o dilúvio.
Raquel – Era a filha mais nova de
Labão a qual Jacó amou e trabalhou quatorze anos para poder casar com ela. Apesar
de ser estéril Deus lhe abençoou e ela teve dois filhos José e Benjamim pela
qual morreu no parto.
Rebeca - Esposa de Isaque e mãe dos gêmeos Esaú
e Jacó.
Rubem - O filho mais velho de Jacó
cuja mãe era Lia. Quando quiseram matar José ele interviu e mandou coloca-lo
numa cisterna na esperança de preservá-lo.
Sara – Esposa de Abraão e apesar de estéril
Deus prometeu que ela seria mãe e depois de velha gerou a Isaque.
Zebulon – Foi o sexto filho de Jacó
com Lia.
Zilpa – Serva de Lia com a qual Jacó gerou
dois filhos Gade e Aser.
Principais Versos de Gênesis
Por
ser um livro longo e por tratar de assuntos fundamentais para todo o restante
da Bíblia, um número expressivo de passagens tornam-se relevantes. Os versos
abaixo destacados proporcionam um resumo sintético da mensagem deste primeiro
livro da Bíblia.
v Gênesis 1.1-2 - No princípio Deus criou todas as coisas.
v Gênesis 1.26-28 – O ser humano criado à imagem e semelhança de Deus
v Gênesis 2.18-25 - Não é bom que o homem esteja sozinho
v Gênesis 3.1-6 - A entrada do Pecado na raça humana
v Gênesis 3.14-19 - As Consequências para o Pecado Humano
v Gênesis 6.5-7 - A história do Dilúvio: Deus se entristece
v Gênesis 8.21-22; 9.8-17 - Deus faz um novo caminho com a raça humana
v Gênesis 11.1-10 - A Torre de Babel
v Gênesis 12.1-3 - O Chamado de Abraão
v Gênesis 18.16-33 – Deus compartilha com Abraão o que vai fazer
v Gênesis 19.1-29 – A destruição de Sodoma e Gomorra
v Gênesis 20.1-18 - Abraão, Sara e Abimeleque.
v Gênesis 22.1-19 - O Sacrifício de Isaque
v Gênesis 25.19-34 – Nascimento de Esaú e Jacó
v Gênesis 28.10-22 - O sonho de Jacó em Betel
v Gênesis 32. 22-32 - Jacó luta com Deus
v Gênesis 34.1-31 – Diná é violentada.
v Gênesis 38.1-30 - A Justiça de Tamar
v Gênesis 41.1-57 - A elevação de José ao poder no Egito
v Gênesis 48.15-16 - A Bênção de Jacó a José e seus dois Filhos
v Gênesis 50: 15-21 - O Mal Humano e a Vontade Soberana de Deus
Como Ler Gênesis?
Leve em consideração o tipo de
literatura contida no livro. Lembre-se que esta literatura se centra nas
promessas de Deus. Observe as maneiras pelas quais as histórias descrevem os
antepassados de Israel como pessoas e famílias disfuncionais, mas Deus em sua
graça trabalhou em e através deles para que Seus propósitos fossem plenamente
realizados.
Há várias formas de estruturarmos as narrativas de Gênesis, portanto, a que
cito abaixo é apenas uma delas, e serve apenas para termos uma visão geral do
material contido nesse livro.
Esboço Básico
I – História Primária (1 a 21.9)
1. Da criação à Queda (1 a
3)
a. A Obra da Criação
(1.1-2.3)
b. O ser humano no Éden e o
Pacto (2.4-25)
c. A tentação e a
desobediência do ser humano (3)
2. Da Desobediência ao
Dilúvio (4 a 8.14)
a. Caim e Abel, seus cultos
e o primeiro assassinato (4.1-16)
b. As linhagens genealógicas
de Caim e Seth (4.17-5.32)
c. A multiplicação do pecado
e o Juízo de Deus (6-8.14)
3. Do Dilúvio à Babel (8.15
a 11.9)
a. A Nova Criação e a Novo
Pacto (8.15-9)
b. A linhagem dos três
filhos de Noé (10)
c. A Rebelião humana e a
Confusão de línguas – Babel (11.1-9)
II – História dos Patriarcas (11.10 a
50)
1. A História de Abraão
(11.10-25.18)
2. A História de Isaque
(21-36)
3. A História de Jacó
(25.19-50)
4. A História de José
(30.22-50)
Link com o Novo Testamento
ü Muitas passagens (textos) do livro de Gênesis são referidas são citadas,
sempre acompanhadas da expressão, “está escrito”, “Jesus disse”: Gn
1.27 (Mt 19.4); Gn 2.2 (Heb 4.4); Gn 2.7 (1Co
15.45); Gn 12.3 (Atos 3.25; Gl 3.8); Heb 6.13, 14); Gn
25.23 (Rm 9.12).
ü Encontramos também com frequência referencias ou citações de episódios e personagens mencionados
nas páginas do Gênesis: Eva – 3.4 (2Co 11.3; 1Tm 2.14); Abel
- 4.4 (Heb 11.4); Enoque – 5.24 (Heb 11.5,6); Melquisedeque
– 14.18-20 (Heb 7); Sodoma e Gomorra – 19.24-26 (Lc
17.29, 32; 2Pe 2.6, 7); Isaque – 22.9 (Tg 2.21); Esaú
– 25.33 (Heb 12.16); Jacó – 47.31 (Heb 11.21).
ü Quando o diácono Estevão (Atos 7) fez sua defesa diante das acusações de
seus adversários que o acusavam de heresia, ele cita diversas situações
encontradas no livro de Gênesis.
ü A frase “no princípio” que abre o livro de Gênesis e a
mesma utilizada por João ao iniciar sua narrativa evangélica (1.1).
ü A formação do ser humano à imagem e semelhança de Deus (5.1 e 9.6)
é referida em (1Co 11.7; Ef 4.24; Cl 3.10 e Tg 3.9).
ü Jesus em defesa do casamento, em relação a degradação da sociedade, cita
Gênesis como seu argumento maior (Gn 2.24 – Mt 19.5); Paulo fará o
mesmo (1Co6.16; Ef 5.31).
ü O caráter e a fé de Abraão são citados como modelo do crente (Gn
15.5,6 – Rm 4.3; Gl 3.6; Tg 2.23).
ü O jardim do Éden (Gn 2.8,9) “Paraiso” é relacionado com a
Nova Criação (Ap 2.7; 22.1,2).
ü O sonho de Jacó (Gn 28.12) é interpretado simbolicamente (João
1.51).
Infelizmente o livro de Gênesis ficou
restrito aos debates com relação à formação do mundo, atacado duramente pelos
evolucionistas e defendido exaustivamente pelos criacionistas, mas seu conteúdo
e mensagem vão muito além desse debate. Notadamente podemos perceber que o
livro de Gênesis é amplamente conhecido e utilizado por Jesus e pelos
escritores do Novo Testamento para se referirem há muitos temas e questões
relevantes tanto no que concerne ao relacionamento com Deus, quanto no que se
refere aos relacionamentos humanos.
Estatísticas: 1º livro da bíblia; 50 capítulos; 1.533 versos; contém 95 mensagens
especificas de Deus.
Cronologia História
Cronologia História
A elaboração de uma cronologia dos fatos históricos da bíblia é sempre um
exercício difícil, pois nem sempre os acontecimentos são demarcados com
indiscutível exatidão. Mesmo com o avanço expressivo da ciência arqueológica há
muito que ignoramos da época Patriarcal (Genesis), dos primórdios de Israel e
seu estabelecimento em Canaã (Êxodo-Rute). A partir da Monarquia (Davi) a
cronologia começa a ter maior grau de exatidão e conciliação com a História
geral da época.
Cronologia Histórica
|
|
História de Israel
|
Historia Geral
|
Egito-Palestina na época do Bronze Antigo
|
Império Antigo (2600-2500)
Império Médio (2100-1730)
Mesopotâmia
3ª dinastia de Ur (2100-2000)
Código de Hammurabi
rei de Babilônia
(1800)
|
Patriarcas
|
|
Época do Bronze Médio
Chegada de Abraão em Canaã
(próximo de 1850)
|
|
Jacó e sua família sobem para o Egito
(próximo 1700)
Opressão dos israelitas no Egito
|
|
Moisés e Josué
|
Egito – Ramsés II
(1304-1238)
|
Batalha em Cades (1286)
Saída dos israelitas do Egito
A Promulgação da Lei – Monte Sinai
(próximo de 1250)
|
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Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
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Gostei demais. Vou retornar ano que vem com o CAB - Curso de atualização Bíblica. Vou utilizar seu material.
ResponderExcluirDeus abençoe. Bom trabalho.
Fique a vontade para fazer uso deste material. Um abraço!
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