O Evangelho escrito por João Marcos pode ser o
menor entre as quatro narrativas evangélicas, todavia seu conteúdo é tão
abrangente quanto ao dos seus colegas. E uma característica peculiar dele é o
seu ritmo empolgante. Nele encontramos um Jesus Cristo em constante ação e
movimento. A ideia é de que Jesus tinha plena consciência do pouco tempo, para
tanto que Ele tinha a realizar.
Muitos estudiosos, entre os quais eu me incluo,
entendem que esse foi a primeira narrativa a circular entre as comunidades
cristãs espalhadas por quase todo território do Império Romano. E seu propósito
é oferecer um material seguro para os novos cristãos, principalmente aqueles
que não tinha nenhum conhecimento da região da Palestina Judaica e menos ainda
do conteúdo das Escrituras do Primeiro Testamento (Antigo Testamento).
Outro proposito é de oferecer um material
seguro para que esses novos cristãos não viessem a serem iludidos por outras
versões apócrifas que já começavam a circular ou mesmo das transmissões orais
que corriam o grande perigo de aumentarem ou minimizarem os acontecimentos
relacionados a Jesus Cristo e seu ministério.
Por fim, João Marcos, assim como seus três
companheiros evangélicos, quer deixar claro para seus leitores neófitos que
tudo que envolve a pessoa e obra de Jesus nunca foram aleatórios, mas tudo e
todos os detalhes estão vinculados e subordinados ao Projeto Salvífico estabelecido
por Deus e registrados nas Escrituras veterotestamentária. Seus milagres, seus
ensinamentos em forma parabólico ou discursos diretos (sermões), incluindo
todos os detalhes da sua morte e ressurreição expressão em grau, gênero e
número seu compromisso com a vontade do Pai.
João Marcos utiliza três eixos narrativos que
se amalgamam ou se entrelaçam como fios coloridos nos proporcionando um texto
colorido e lindo, conforme abaixo podemos perceber.
TRÊS EIXOS
NARRATIVOS |
||
Milagres |
Ensinos
Parabólicos |
Discursos
e/ou Sermões |
1. Libertação
endemoniado Cafarnaum 1.23-28 2.
Cura da sogra de Pedro1.29-31 3.
Cura de um leproso 1.40-45 4.
Cura de um paralítico 2.3-12 5.
Cura de uma mão ressequida 3.1-5 6. Domínio
sobre uma tempestade 4.35-41 7. Libertação
do endemoniado de Gadara 5.1-20 8. Ressurreição
da filha de Jairo 5.22-24,35-43 9.
Cura de uma mulher com um problema de fluxo de sangue
5.25-34 10. Alimentação
de cinco mil pessoas 6.35-44 11.
Caminhando no mar 6.45-52 12. Cura
da filha da mulher Sirofenícia 7.24-30 13.
Cura do Homem Surdo e Mudo 7.31-37 14.
Alimentação de Quatro Mil 8,1-9 15.
Cura do Cego em Betsaida 8.22-26 16.
Livramento do Menino Lunático 9.14-29 17.
Cura do cego Bartimeu 10.46-52 18.
Maldição da Figueira 11.12-14 |
1.
Pescadores de Homens 1.16-17 2.
O doente e o médico 2.17 3.
O Noivo 2.19-20 4.
Pano Novo e Velho 2.21 5.
Vinho Novo e Barril Velho 2.22 6.
O Reino Dividido 3.24 7.
A Casa Dividida 3.25 8.
Superando o Homem Forte 3.27 9.
O Semeador 4.2-8 10.
A Lâmpada 4.21-22 11.
A Semente crescendo secretamente 4.26-29 12.
Grão de Mostarda 4.30-32 13.
Contaminação Interna 7.14-23 14.
Membros Infratores 9.43,45,47 15.
Lavradores perversos 12.1-9 16.
A Pedra Rejeitada 12.10-11 17.
A Figueira 13.28-29 18.
O Porteiro 13.34-37
|
1.
O Dia do Senhor 2.23-28 2.
O Pecado Imperdoável 3.28-29 3.
"Quem é Minha Mãe e Meu Irmão?" 3.33-35 4.
Adoração Cerimonial 7.1-23 5.
Condição para segui-lo 8.34 - 9.1 6.
Humildade, Tolerância e Ofensas 9.33-50 7.
Divórcio 10.1-12 8.
Riquezas, Autos sacrifício e Recompensa 10.17-31 9.
Verdadeira Grandeza 10.13-16,35-45 10.
Fé e Oração 11.23-26 11.
Tributos a César 12.13-17 12.
A Ressurreição 12.18-27 13.
Os Grandes Mandamentos 12.28-36 14.
"Cuidado com os escribas" 12.34-40 15.
Ofertas 12.41-44 16.
A Segunda Vinda 13.1-27 17.
A Instituição da Última Ceia 14.22-25 18.
A Grande Comissão 16.15-18 |
Utilização
livre desde que citando a fonteGuedes,
Ivan PereiraMestre
em Ciências da Religião.Universidade
Presbiteriana Mackenzieme.ivanguedes@gmail.comOutro
BlogHistoriologia
Protestantehttp://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
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