No hebraico moderno, a letra Aleph pode
aparecer em três formas:
É a primeira letra do alfabeto hebraico,
equivalente ao grego “alfa” e árabe “Aleph” e ao nosso “A”; como os hebreus não
tinha algarismos numéricos, às letras foram dadas valor numérico, no caso do
“alef” o valor é 1, mas quando seguida por um apóstrofo representa 1000. Não é
uma vogal (como na língua portuguesa), mas uma consoante pronunciada com tom
glótico. Em algumas palavras bíblicas, entretanto, o alef não é pronunciado,
tendo-se tornado, nos últimos tempos, completamente muda e sendo empregada como
uma vogal para indicar um “a” longo (como em “carro”). O nome significa “boi” e, na forma mais
antiga da escrita hebraica, a letra tinha a forma de uma cabeça-de-boi. Quando dois bois estão
atrelados para puxar uma carroça ou arado, um é o mais velho e mais experiente,
que leva/conduz o outro mais jovem. Dentro do clã, tribo ou família o chefe ou
o pai é visto como o mais velho, que está atrelado aos outros como o líder e
professor. De fato, a palavra aluph (derivada do próprio nome
desta letra) significa "Mestre" ou "Senhor".
Essa primeira letra está conectada ao nome
primário com o qual Deus era conhecido inicialmente. A raiz vem deאל (El) e na bíblia hebraica é utilizada para se
referir a “Deus” ou “deus(es)”. Alguns nomes referentes a Deus no
Primeiro Testamento iniciam com a letra
alef: Elohim אלהים- Eloha אלוה Adonai אדני - אדני Adir -
Muitas culturas do
Oriente Próximo adoravam o deus El na forma de um boi ou toro em forma de
esculturas. Enquanto estavam esperando Moisés descer do Monte Sinai os israelitas
fundiram uma escultura em forma de um bezerro (novilho) representando “Deus”,
mas foram fortemente repreendidos. A letra tem conotação também de unidade e
unicidade e no judaísmo foi associado com a unidade do monoteísmo.
A letra alef também
está relacionada ao ser humano, pois a palavra hebraica para “homem” é adam
( אדם ), que é
composta de dam ( דם ),
"sangue", e Aleph ( א ), que
representa o Senhor, como indicado acima, que lhe dá vida (alma vivente). Jesus
(Yeshua) torna-se o nosso Aleph, ao assumir nossa humanidade (Fp 2.6-11)
torna-se o mediador entre nós e Deus (1Tm 2.5; Hb 9.15; 12.24), de maneira que
nele somos novamente vivificados, pois estávamos mortos em nossos delitos e
pecados (1Jo 5.12; Ef 2.1).
E no último livro
do Segundo Testamento, portanto, fechando o cânon bíblico, Jesus refere-se a si
mesmo como sendo o Alef e Tav (Alfa e ômega) a primeira e a última
letra do alfabeto hebraico e grego (Ap 1.8; 22.13).
Essas palavras fazem referência direta à
profecia de Isaías (41.4; 44.6 e 48.12), onde o próprio Senhor (Adonai/Yahvé)
declara que Ele é o Primeiro (Alef) e o Último (Tav) – e explicitamente
declarou que não há outro "deus" além dEle.
No transcorrer do
tempo os chifres do boi tornou-se um sinal de força e passou a representar o
poder de um rei/monarca. A expressão de “alef a tav” significa “do
começo ao fim”, de maneira que os observadores da Torá (Lei/Instrução) de “Alef
a Tav” são aqueles que guardam a Torá na sua totalidade.
O Salmo
119 é composto em forma acrostica utilizando as letras do alfabeto hebraico
e seu primeiro verso (vv. 1-8) inicia-se com a letra Alef.
Salmo
119. 1-8
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Me. ipg
Muito deficil de aprender mais estou amando.
ResponderExcluirAcho que nao aprendo complicado demais
ResponderExcluirAprendemos na medida em que pacientemente perseveramos na leitura do texto bíblico.
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