Os livros que compõem o Novo Testamento não foram organizados em
ordem cronológica, mas sim segundo uma lógica temática. Por essa razão, os
quatro evangelhos aparecem em primeiro lugar, pois registram a vida e o
ministério de Jesus, incluindo sua morte, ressurreição e ascensão. Como destaca
F. F. Bruce no Comentário Bíblico NVI, “os evangelhos fornecem um
registro detalhado da vida e ensinamentos de Jesus” (Bruce, 2008). D.A. Carson
e Douglas J. Moo, em An Introduction to the New Testament, reforçam que
“os evangelhos são uma fonte primária para entender a vida e ensinamentos de
Jesus” (Carson & Moo, 2005).
O livro de Atos documenta a expansão do cristianismo desde
Jerusalém até sua consolidação em Roma, então capital do Império Romano. A
partir desse contexto histórico, surgem as correspondências entre os apóstolos
e suas comunidades, abordando questões teológicas controversas e estabelecendo
diretrizes eclesiásticas e disciplinares para a vida comunitária das igrejas.
Donald Guthrie, em New Testament Introduction, afirma que
“as cartas paulinas são uma fonte importante para entender a teologia do Novo
Testamento” (Guthrie, 4ª ed.). Raymond E. Brown, em An Introduction to the
New Testament, complementa ao dizer que “as cartas paulinas são uma fonte
importante para entender a diversidade das comunidades cristãs primitivas”
(Brown, 1997). A epístola aos Romanos inaugura essa seção não por ter sido a
primeira escrita por Paulo, mas por ser a mais abrangente, teológica e
influente. Sua posição no cânon é estratégica, funcionando como elo entre os
evangelhos e a teologia apostólica.
A Epístola aos Hebreus aparece após as cartas paulinas e antes das
epístolas gerais, refletindo sua complexidade e a ambiguidade quanto à autoria.
Embora tenha sido atribuída a Paulo por séculos — inclusive nas versões em
português mais antigas, onde é subscrita como sendo de sua autoria —, essa
atribuição é insustentável. O estilo e vocabulário distintos levaram estudiosos
a sugerirem outros autores, como Apolo, Barnabé, Lucas ou Priscila. O único
consenso sólido é que Hebreus não pertence ao corpus paulino. Por isso, foi
posicionada entre as cartas paulinas e as gerais.
Tiago inaugura a seção das chamadas cartas gerais, assim
denominadas por não se dirigirem a comunidades específicas, mas a grupos
judeu-cristãos dispersos geograficamente e por esta razão receberam ao longo dos
séculos este subtítulo de "Epístolas Gerais" (ou "Epístolas
Católicas", do grego katholikos, que significa "universal"). São
atribuídas a outros líderes da Igreja primitiva — Tiago, Pedro, João e Judas —
reforçando a diversidade apostólica do Novo Testamento.
O cânon do Novo Testamento se encerra com o livro de Apocalipse porque ele trata da consumação final da história da salvação, oferecendo uma conclusão escatológica à narrativa bíblica. Sua posição reflete tanto seu conteúdo quanto sua função teológica. O autor, identificado como João, afirma estar exilado na ilha de Patmos (Ap 1:9), o que coincide com o período de perseguição sob o imperador romano Domiciano (81–96 d.C.). A situação das igrejas da Ásia Menor descrita nas cartas às sete igrejas (Ap 2–3) sugere comunidades já estabelecidas e enfrentando desafios internos e externos, o que aponta para uma fase posterior do cristianismo primitivo. Portanto, Apocalipse encerra não apenas o cânon, mas também a cronologia da composição dos livros do Novo Testamento, funcionando como o selo profético final da revelação cristã.
Embora seja muito difícil uma conciliação entre os estudiosos na
fixação das datas de cada um dos livros, pois em nenhum deles o escritor ou
copista teve esta preocupação, optamos abaixo por mencionar uma ordem
cronológica de perfil conservador como segue:
Livro
|
Data (d.C.)
|
Livro
|
Data (d.C.)
|
Tiago
Gálatas 1e 2 Tessalonicenses Marcos Mateus
1 Coríntios
2 Coríntios Romanos Lucas Atos Colossenses, Efésios |
45-49
49
51
50 ou 60 50 ou 60 55 56 57-58 60 61 60-61 |
Filipenses
Filemom
1Pedro 1 Timóteo Tito Hebreus 2 Pedro 2 Timóteo Judas João [evangelho] 1, 2, 3 João Apocalipse |
63
63-64 63-66 63-66 64-68 66 67 68-80 85-90 85-90 90-95
95
|
Utilização livre desde que citando a fonteGuedes, Ivan PereiraMestre em Ciências da Religião.me.ivanguedes@gmail.comOutro BlogHistoriologia Protestantehttp://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
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BROWN, Raymond E. An Introduction to the New Testament. New Haven; London: Yale University Press, 1997. 928 p.
BÁEZ-CAMARGO, Gonzalo. Breve historia del canon bíblico. México: Ediciones Luminar, 1980.
BRUCE, F.F. ¿Son fidedignos los documentos del Nuevo Testamento? Tradução espanhola de Daniel Hall. Miami: Editorial Caribe, 1972.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 2006.
GOODSPEED, Edgard J. Como nos Veio a Bíblia. São Paulo: Imprensa Metodista, 1981.
GEISLER, Normam e NIX, William. Introdução Bíblica – Como a Bíblia Chegou Até Nós. São Paulo: Ed. Vida, 1997.
WESLEY, Philip (Editor). Origem e autenticidade da Bíblia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1998.
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WESLEY, Philip (Editor). Origem e autenticidade da Bíblia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1998.

MUITO BOM! DESEJAVA ENTENDER ESTA ORDEM DOS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO! OBRIGADA PELO SEU MARAVILHOSO TRABALHO!-
ResponderExcluirFICO FELIZ DE PODER SER ÙTIL
ExcluirMuito importante ter conhecimento desses detalhes até porque nos da
ResponderExcluirMais argumentos não é bom ficar sem
Argumentos quando diz respeito a palavra de Deus
Os detalhes nos permitem uma compreensão mais abrangente do conteúdo dos referidos livros bíblicos.
Excluirnão entendendo o sinal de 45-
ResponderExcluirEle se refere de 45 a 49.
ExcluirNão se dá pra ter uma precisão quando se refere a datas.
Não entendi porque 45- DC
ResponderExcluirPor que o livro foi escrito no ano 45 depois de Cristo ok.
ExcluirMas o novo testamento começa em atos
ResponderExcluirSe o novo testamento começa em atos, os esvangelhos pertence a qual testamento, o novo ou o velho testamento ???
ExcluirNovo amigo.
ExcluirMuito bom agente saber, até porque fica melhor compreender
ResponderExcluirMuito bom útil essa ordem e muito simples de se entender
ResponderExcluirAmei🥰
Na entendi explique me por favor !
ExcluirGostei bastante da sua dedicação em ajudar
ResponderExcluirInteressante mesmo, só não entendi o que serviu de base para a criação do cristianismo..parece que foi criado em Roma...
ResponderExcluirParabéns eu não tinha esse conhecimento Maravilha
ResponderExcluirEstou com dificuldade no sumário
ResponderExcluirMuito Boa numeração de parágrafos.......
ResponderExcluirGostei, já sei por onde começa a lê a Bíblia.
ResponderExcluirMt.Mc.Lc.Jo. não são evangelho, e sim livros históricos. Ou seja, acontecimentos.
ResponderExcluirTg.Pe.Jo.Jd.foram apóstolos q ainda pregavam a circuncisão,a (lei de Moisés), cuidado, pois, agora vivemos pela graça.
ResponderExcluirna verdade, antes do concílio de Jerusalém (At 15) a maioria dos cristãos, incluindo apóstolos, pregavam o chamado Cristianismo Judaizante, apesar disso desde as primeiras escritas a graça é evidenciada, basta ler a carta aos Gálatas por exemplo, não e correta a afirmação de que os apóstolos pregavam a lei em suas cartas.
ExcluirPesquise se de fato esses livros q passaram do ano 70 estão certo quanto a sua cronologia. Precisamos ter a certeza.
ResponderExcluirComo 2 tm tem essa data? Sendo que o apóstolo morreu em 67?
ResponderExcluirapesar da data ser aproximada, há coerência, basta ler a carta pra perceber que se trata dos momentos finas da vida de Paulo, como ele mesmo afirma na carta (Cap. 4:6,7).
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