sexta-feira, 9 de abril de 2021

Provérbios Verso-a-Verso: Introdução (1.1)

 


Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel:

(Revisada-Almeida)

Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.

 (NIV)

ESTES SÃO OS provérbios e ditados de Salomão, rei de Israel, filho de Davi.

(Bíblia Viva)

מִ֭שְׁלֵי שְׁלֹמֹ֣ה בֶן־דָּוִ֑ד מֶ֝֗לֶךְ יִשְׂרָאֵֽל׃

(Westminster Leningrad Codex)

ΠΑΡΟΙΜΙΑΙ Σαλωμῶντος υἱοῦ Δαυεὶδ ὃς ἐβασίλευσεν ἐν Ἰσραήλ,

(Swete's Septuagint)

Estamos entrando em uma das mais extraordinárias bibliotecas particulares de todos os tempos. Estaremos acessando um pouco daquilo que Salomão, o sábio rei de Israel, filho do rei Davi, coletou e preservou de seu vasto conhecimento e sabedoria.

Tiago em sua epístola fala de dois tipos de sabedoria: a mundana, carnal e forjada na bigorna do inferno e a sabedoria que vem do alto – o livro de Provérbios contém em cada uma de suas páginas gotas preciosas desta sabedoria impregnada da atmosfera celestial.

Diferente de outras literaturas bíblicas, o livro de Provérbios é para ser lido sem pressa – o leitor deve degustar cada um de seus provérbios como se fosse único, da mesma forma que se degusta um prato caríssimo preparado especialmente para você por um incomparável Grande Chefe culinário.  

Esta biblioteca de sabedoria inesgotável foi selecionada e preservada pelo Espírito Santo especialmente para você e capacitara você a viver deforma agradável a Deus e com dignidade em meio a uma sociedade humana alienada dos valores espirituais, éticos e morais (Pv 3.1-4; 10.1; 25.1). É uma porta aberta que lhe dará acesso ilimitado ao genuíno conhecimento, prudência, honra e vida saudável e prospera. Esses provérbios vão muito além das palavras e conceitos formulados pela mente humana, pois estão revestidos da ação inspiradora do Espírito Santo e que foram apreendidas, comprovadas e registradas por uma das mentes mais capazes que viveu neste mundo (Ec 1.12-18; 2.1-2).

            Quando adentramos a essa biblioteca vem a nossa mente: o que vem a ser um provérbio? No dicionário de língua portuguesa encontramos: frase curta, ger. de origem popular, freq. com ritmo e rima, rica em imagens, que sintetiza um conceito a respeito da realidade ou uma regra social ou moral (p.ex.: Deus ajuda a quem madruga); na Bíblia, pequena frase que visa aconselhar, educar, edificar; exortação, pensamento, máxima. Um dos maiores escritores espanhóis de todos os tempos, Cervantes, definiu assim: provérbio “é uma frase curta baseada em longa experiência”. A palavra hebraica “mashal” é traduzida como "provérbio" e também “parábola” e até “alegoria”, mas seu significado básico é

"uma comparação" e um número expressivo dos provérbios de Salomão são comparações ou contrastes (cf. 11.22; 25.25; 26. 6-9).

Mas como mencionado rapidamente essa coleção de provérbios inseridos no cânon bíblico, não são simplesmente máximas ou truísmos (obviedades), mas estão fecundados de questões religiosas e éticas dentro da revelação de Deus dadas aos israelitas e que se constituem no fundamento de toda a fé veterotestamentária (Pv. 3.1-12, 27-35; 6.16-19; 14.12).

Evidente que os provérbios não eram utilizados apensa e tão somente nas liturgias cultuais israelitas, e grande parte deles provinham da vivência cotidiana deles, todavia, mesmo os mais populares desses provérbios foram aqui reunidos para fornecer instruções sobre como se deve viver o cotidiano dentro dos parâmetros estabelecidos por Deus (Pv 1.2-7).

Apesar da aparência simplória dos provérbios eles contém um grau elevado de dificuldade para ser corretamente entendido. Jesus escolheu comunicar sua mensagem através de Parábolas, o que poderia ser uma pequena história proverbial, que segundo o Mestre a grande maioria das pessoas ouviam, mas não compreendiam, e a qual ele explicava o verdadeiro sentido aos seus discípulos em particular (Lc 8.4-15). O grau de dificuldade está relacionado à linguagem metafórica, onde se utilizam palavras de forma figurativa e não literal. As literaturas bíblicas de Ezequiel, Daniel e o livro do Apocalipse são exemplos clássicos da linguagem metafórica-figurativa para se comunicar a mensagem profética escatológicas. A grande vantagem desse tipo de linguagem é que se preserva o sentido da mensagem, pois a linguagem não se deteriora com as mutações linguísticas temporais. Por esta razão os provérbios são sempre atuais e mantém sua beleza e força.  

            A boa e correta hermenêutica, ferramenta utilizada para extrair o sentido genuíno do texto, deve ser seguida em todos os textos bíblicos incluído os provérbios. Uma hermenêutica distorcida ou mal intencionada certamente haverá de desvirtuar o sentido do provérbio. Uma regra de ouro da hermenêutica bíblica é de que nenhuma interpretação do texto, neste caso um provérbio ou um conjunto deles, pode entrar em contradição com outros textos bíblicos, de maneira que um dos dois textos está sendo erroneamente interpretado ou que ambos não estão sendo estudados corretamente – no caso do estudioso mal intencionado (o que mais tem proliferado nesses dias de nefastas ideologias), fica nítido que o problema não está nos textos estudados, mas naquele que está estudando. Jesus disse que “se seus olhos são trevas, quão densas são essas trevas(Mt 6:22,23), infelizmente as trevas tem prevalecido em uma parcela cada vez mais crescentes de “mestres” bíblicos no século XXI.

            Mas apesar dos provérbios necessitarem de uma análise e interpretação cuidadosa não deve nos intimidar ou desmotivar, mas como é a proposta primária deles, devem nos instigar e motivar para explora-los até compreendermos sua lição e/ou princípio estabelecido.

O livro de Provérbios é a expressão da sabedoria de Deus e se constituem em orientações seguras, valiosas e desafiadoras para vivermos nesse mundo influenciado por Satanás e em permanente estado de decomposição ético moral. Eles são placas sinalizadoras que nos ajudam a nos mantermos na direção correta e a evitarmos os perigos que toda estrada contém. Provérbios é uma forma literária plena de beleza e instrução – demonstrando mais uma vez que o Espírito Santo não apenas é o mais extraordinário dos pedagogos, mas também que possui um gosto pelo belo.  

 Nesse primeiro verso temos a informação que se não todos, mas a grande maioria desses provérbios contidos nesse livro inserido no cânon veterotestamentário, são de autoria de Salomão, filho de Davi e que veio a sucedê-lo no trono de Israel. Pouco antes de suceder seu pai no trono o jovem príncipe ora a Deus e lhe pede sabedoria para poder exercer suas pesadas e complexas funções de governante e Deus se agradou do pedido dele e lhe falou: “Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo, eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias(1Rs 3.11-13; 4:29-31).

            Salomão e seus provérbios foram fontes de ensino saudável para o povo israelitas de sua época (Ec 12.9-11), mas o Espírito Santo, ao inseri-los no cânon bíblico, os preservou e tornaram-se ensinos fidedignos para todo o povo de Deus do passado e do presente. De um total de três mil provérbios (1Rs 4.32), uma seleção de quinhentos estão aqui. Que coleção! Nela encontramos verdade e sabedoria para nos orientar nas mais diversas áreas de nossa vida cristã cotidiana. O caminho da honra, vida longa, paz, prosperidade e segurança estão colocadas graciosamente diante de nós.

A Bíblia é a maior e mais extraordinária biblioteca à qual podemos ter acesso, inclusive de forma digital, pois contém a revelação de Deus para a nossa vida. Precisamos evitar nos aproximarmos desses livros apenas com espírito acadêmico crítico ou especulativo, mas sempre com temor e reverente desejo de adquirir a genuína sabedoria que nos faz agradáveis a Deus e uteis às pessoas que convivem conosco. Estudando e apreendendo o livro de Provérbios certamente seremos melhores luzes e melhor sal na Sociedade brasileira.

 

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
 
Artigos Relacionados
Provérbios: Introdução Geral
https://reflexaoipg.blogspot.com/2021/02/proverbios-introducao-geral.html?spref=tw
Provérbios: Termos Relevantes, Contrastes e Temas
https://reflexaoipg.blogspot.com/2021/03/proverbios-termos-relevantes-contrastes.html?spref=tw  
Livros Poéticos e Sabedoria - Conclusão da Introdução        
http://reflexaoipg.blogspot.com/2016/06/livros-poeticos-e-sabedoria-conclusao.html?spref=tw
Livros Poéticos e Sabedoria - Tempo da Autoria        
http://reflexaoipg.blogspot.com/2016/06/livros-poeticos-e-sabedoria-tempo-da.html?spref=twA  
Septuaginta ou Versão dos Setenta (LXX)
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/septuaginta-ou-versao-dos-setenta-lxx.html
Quadro Comparativo dos Cânones do Antigo Testamento
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/quadro-comparativo-dos-canones-do.html  
Referências Bibliográficas 
ALSTER, Bendt. World's Earliest Proverb Collections. Two volumes. Bethesda, PRESS, 1997.
ARNOLD, Bill T. e BEYER, Bryan E. Descobrindo o Antigo TestamentoSão Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.
EVERETT, Gary H. Study Notes on the Holy Scriptures - using a theme based approach to identify literary structures - The Book of Proverbs, 2017. [versão pdf].
HARRISON, Roland Kenneth. Introduction to the Old Testament. Grand Rapids: Eerdmans, 1969.
HORNE, Milton P. Proverbs-Ecclesiastes. Macon, Georgia: Smyth & Helwys Publishing, 2003. [Bible Commentary, v.12].
KIDNER, R. Derek. Provérbios - Introdução e Comentário. Tradução de Gordon Chown. São Paulo: Edições vida Nova e Mundo Cristão,1980. [Série Cultura Bíblica].
LONGMAN, Tremper. How to read Proverbs. Illinois: InterVarsity Press, 2002.
POWELL, Mark Allan (Ed.). HarperCollins Bible Dictionary Revised Updated.  With the Society of Biblical Literature, 2009.
MONLOUBOU, L. (Org.). Os salmos e os outros escritos. Tradução Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1996. [Biblioteca de ciências bíblicas].
RADMACHER, Earl; ALLEN, Ronald B.; HOUSE, H. Wayne (Editores). O novo comentário bíblico AT, com recursos adicionais — A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.
STEINMANN, Andrew E. Steinmann. “Proverbs 1-9 As A Solomonic Composition”, Journal of the Evangelical Theological Society 43.4 (December 2000): 659-674.
TENNEY, Merril C. Enciclopédia da Bíblia - cultura cristã, v.4. Tradução da Equipe de colaboradores da Cultura Cristã - São Paulo: Cultura Cristã, 2008. [em cinco volumes].
WALTKE, Bruce. Comentários do Antigo Testamento – Provérbios, vol. 01. Tradução de Susana Klassen. São Paulo, Editora Cultura Cristã, 2011.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário