quarta-feira, 17 de abril de 2019

Apocalipse: Referências Cruzadas (capto 1)



            O livro do Apocalipse contém o maior número de referências diretas ou indiretas de toda literatura bíblica. O escritor não tem o mínimo pudor em se apropriar da mensagem contida no Primeiro Testamento e igualmente da literatura que estava em circulação e que vieram a compor o Segundo Testamento.
Mas isso apenas reforça e oferece um fundamento sólido para tudo quanto haverá de afirmar desde o primeiro capítulo até o último. O trabalho minucioso feito inicialmente por Douglas E. Cox nos permite visualizar em detalhe o quanto o escritor do Apocalipse conhecia as literaturas hebraicas e cristãs e como as utilizou para dar substância à mensagem que foi incumbido de transmitir com fidelidade.
Nada no texto de Apocalipse é por acaso ou coincidência; suas figuras de linguagem e demais instrumentos literário por ele utilizado não são inéditas, mas ele apenas segue a escola literária dos escritores do Primeiro Testamento e das literaturas que estão em circulação nas comunidades cristãs, portanto, de conhecimento notório e geral por parte de seu público primário, assim como por nós que podemos acessar todas estas literaturas que compõe nossa Bíblia.
            Evidente, que João tem algo novo a transmitir, pois coube a ele o privilégio de concluir a mensagem Cristã. O Apocalipse cumpre perfeitamente sua função de encerrar a Revelação especial de Deus iniciada no livro de Gênesis e que se conclui de forma perfeita na mensagem contida no Apocalipse. Se no livro de Gênesis somos informados sobre o inicio de todas as coisas é no Apocalipse que haveremos de ser igualmente informados do fim de todas as coisas. Quem tem ouça o que o Espírito diz às igrejas!

Apocalipse Capto 1
Referências cruzadas
Coisas que em breve devem acontecer
1.1
Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João
3.11
Venho sem demora guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
22.
20
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém vem, Senhor Jesus.
O testemunho de Jesus
1.2
O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu.
12.17
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.
Uma bênção para aqueles que ouvem
1.3
Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo.
Lucas 11.28
Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.
22.
7
Eis que cedo venho bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
O tempo está chegando
1.3
porque o tempo está próximo.
Romanos 13.11
E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.
1 João 2.18
Filhinhos, esta é a última hora e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado por onde conhecemos que é a última hora.
3. 11
Venho sem demora guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
sete espíritos
1.4
João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono
Isaías 11.2
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Cristo o primeiro (primogênito) gerado dos mortos
1.5
e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados,
Romanos 8.29
Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos
 Colossenses 1.15
o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação
Deus nos fez reis e sacerdotes
1.6
e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
1 Pedro 2.9-10
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.
5.10
e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes e eles reinarão sobre a terra.
Veja também: Apocalipse 6.15; 16.14; 17.2; 17.18; 18.3; 18.9; 19.19; 21. 24
chegando nas nuvens
1.7
Eis que vem com as nuvens, 
Isaías 14.14
subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Isaías 60.8
Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas para as suas janelas?
Ezequiel 38.
16
e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra.
Daniel 7.
13
Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem
 Joel 2.2
dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de negrume! Como a alva, está espalhado sobre os montes um povo grande e poderoso,
Zacarias 10.1
Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos [nuvens brilhantes] e ele lhes dará chuvas copiosas, e a cada um erva no campo, 
Mateus 24.30
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
todo olho o verá; todos lamentarão por ele
1.7
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Isaías 53.5
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
 Zacarias 12.10
Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.
Mateus 24.
30
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
 João 19. 37
Também há outra escritura que diz: Olharão para aquele que traspassaram.
Alfa e Ômega
1.8
Eu sou o Alfa e o ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Isaías 41.4
Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, que sou o primeiro, e que com os últimos sou o mesmo.
Isaías 44.6
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
Isaías 48.12
Escuta-me, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
1.17
Quando o vi, caí a seus pés como morto e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas eu sou o primeiro e o último,
 21.6
Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
22.
13
Eu sou o Alfa e o ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.
Jesus foi e é e está por vir.
1.8
Eu sou o Alfa e o ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
4.8
Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir.
companheiro na tribulação
1.9
Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Atos 14.22
confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus.
2 Timóteo 2.12
se perseveramos [se sofrermos], com ele também reinaremos se o negarmos, também ele nos negará
o dia do Senhor
1.10
Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
1 Tessalonicenses 5.2
porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite
Alfa e Ômega
1.17
Quando o vi, caí a seus pés como morto e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas eu sou o primeiro e o último,
21.6
Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
22.
13
Eu sou o Alfa e o ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.
sete castiçais
1.12
E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro,
Êxodo 37.23
Também de ouro puro lhe fez as lâmpadas, em número de sete [castiçais], com os seus espevitadores e os seus cinzeiros.
filho do homem
1.13
e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro
Daniel 7.13
Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele.
Vestimenta de Cristo
1.13
e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro
Daniel 10.5
levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz
cabelos como lã, brancos como a neve
1.14
e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve
Daniel 7.9
e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima
olhos como uma chama de fogo
1.14
e os seus olhos como chama de fogo
Daniel 7.9
o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente.
pés como latão
1.15
e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha
Ezequiel 1.7
E as suas pernas eram retas e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro e luziam como o brilho de bronze polido.
Daniel 10.
6
o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido e a voz das suas palavras como a voz duma multidão.
voz como muitas águas
1.15
e a sua voz como a voz de muitas águas.
Ezequiel 43.2
E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele.
Daniel 10.
6
e a voz das suas palavras como a voz duma multidão.
espada da boca dele
1.16
e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes
Isaías 11.4
e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.
Isaías 49.
2
e fez a minha boca qual espada aguda 
rosto como o sol
1.16
e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.
Juízes 5.31
Sejam, porém, os que te amam, como o sol quando se levanta na sua força.
Eu caí a seus pés como morto
1.17
Quando o vi, caí a seus pés como morto e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas eu sou o primeiro e o último,
Daniel 10. 8-10
Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra. E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
O Primeiro e o ultimo
1.17
Quando o vi, caí a seus pés como morto e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas eu sou o primeiro e o último,
Isaías 41.4
Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, que sou o primeiro, e que com os últimos sou o mesmo.
Isaías 44.
6
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
Isaías 48.12
Escuta-me, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
coisas que serão daqui em diante
1.19
escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder.
Daniel 2.28-29
mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de suceder nos últimos dias. O teu sonho e as visões que tiveste na tua cama são estas: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos sobre o que havia de suceder no futuro. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.
as sete estrelas
1.20
Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
3.1
Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras tens nome de que vives, e estás morto.
Copyright © 2011 por Douglas E. Cox 

Artigos Relacionados
Apocalipse - Comentário: Prefácio (1.1-3)
https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/07/apocalipse-comentario-11-3.html
Apocalipse: Babilônia x Nova Jerusalém
Apocalipse: Jesus Cristo Glorificado
Apocalipse: Por que estudar o livro do Apocalipse?
Apocalipse: Seu Valor e Relevância
Apocalipse: Por Que Foi Escrito?
Apocalipse: Dificuldades Para a Leitura e Compreensão.
APOCALIPSE – Bem Aventurados os Mortos que Morrem no Senhor (14.13)
Apocalipse: A Soberania de Deus
Apocalipse: Glossário - A e B

Referências Bibliográficas
ALEXANDER H. E. Apocalipse. São Paulo: Ed. Ação Bíblica do Brasil, 1987.
ALVARENGA, Willie. Comentario del libro de Apocalipsis. Bedford: 2007.
ASHCRAFT, Morris. Comentário Bíblico Broadman, v.12, ed. JUERP, 3ª ed., 1983.
BEATO DE LIÉBANA. Comentarios al Apocalipsis de San Juan. Traducción de A. del Campo Hernández y J. González Echegaray. Villanueva de Villaescusa (Cantabria): Ediciones Valnera, 2006. [Dibujos y óleos de José Ramón Sánchez].
CARRILLO, Miguel Rosell. Apocalipsis: La Revelación para estos días finales. www.centrorey.org, 2009.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado, v. 6, ed Milenium, São Paulo, 1988.
CLARKE, Adam, The New Testamento of Our Lord and Saviour Jesus Christ. Nova York: Abingdon-Cokesbury Press, vol. II, s. d.
CORSINI Eugênio. O Apocalipse de São João. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.
COX, Douglas E. A Guide to Revelation. https://creationconcept.info/GR/GRS-index.html
DOUGLAS J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Ed. Vida Nova, 2001.
HENDRIKSEN, William. Mais Que Vendedores - Interpretação do livro do Apocalipse. São Paulo:  ed. CEP, 1987.
LAYMON, Charles M. The Book of Revelacion. Nova York: Abingdon Press, 1960.
LADD, George. Apocalipse – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2008.
McDOWELL, Edward A. O Apocalipse – Sua Mensagem e Significação. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1960.
TRUMAN, Cliff. Comentario a Apocalipsis. Editorial: N/S
SUMMERS Ray. A Mensagem do Apocalipse. Rio de Janeiro: Ed. JUERP, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário