terça-feira, 11 de setembro de 2018

APOCALIPSE – Bem Aventurados os Mortos que Morrem no Senhor (14.13)




320 Visualizações
            O livro do Apocalipse contém Sete Bem Aventuranças. A primeira esta logo nas linhas iniciais  "Bem aventurado o que lê e os que ouvem" (1.3). A segunda Bem Aventurança demora um pouco aparecer "BEM AVENTURADOS OS MORTOS QUE MORREM NO SENHOR" (14.13).
Os cristãos evangélicos brasileiros encontram muita dificuldade para compreenderem a verdadeira dimensão e importância das Bem Aventuranças contidas no Apocalipse, pois enquanto gozam não apenas de liberdade religiosa, mas de status social (ainda que o preço tenda a ser muito alto), aqueles cristãos dos dias do Apocalipse estavam debaixo de uma opressão enorme e muitos estavam sendo mortos por causa de sua fé em Jesus.
Enquanto para aqueles primeiros irmãos cada uma das Bem Aventuranças era balsamo para suas almas afadigadas pelas opressões advindas sobre eles e tônico revigorante para a fé que estava sendo provada ao extremo; para os cristãos brasileiros, que vivem um cristianismo light em constante flerte com a sociedade na busca da ascensão social, estas Bem Aventuranças não repercutem com intensidade em suas vidas cotidianas.
"BEM AVENTURADOS OS MORTOS QUE MORREM NO SENHOR"
A partir de 14.6 o escritor começa a descrever o que aguarda futuramente aqueles primeiros irmãos da fé. Os capítulos 14 a 20 constituem o "vale da sombra da morte" pelos quais eles terão que passar. Mas a mensagem evangélica jamais foi fatalista ou desesperadora, de maneira que ao final o seu Pastor sempre haverá de conduzi-los aos "pastos verdejantes e as águas tranquilas" como está descrito de forma impressionante nos capítulos 21 e 22.
A segunda Bem Aventurança vem logo após uma sequência de três anúncios angelicais. O primeiro é o anuncio de que é chegada o dia do julgamento (14.6-7); o segundo prenuncia a queda da Babilônia; e o terceiro anúncio declara a definitiva derrota do poder maligno. Estes três anúncios reafirmam uma verdade: os impérios déspotas (representado naquele momento pelo Império Romano) já estão condenados e a sentença já esta sendo executada. É fundamentada nesta verdade que se sustenta a perseverança dos cristãos quem obedecem à vontade de Deus e não negam a sua fé em Jesus (14.12) e ainda que o martírio preencha toda a retina deles, encontram fé e animo para declararem em alto e bom som com toda a ousadia da fé cristã: "FELIZES OS QUE MORREM NO SENHOR!" E somente podem morrer no Senhor aqueles que verdadeiramente vivem e perseveram nEle.
Então, após o testemunho da perseverança e fé daqueles crentes, "uma voz dos céus", ou seja, uma voz investida de poder e autoridade divina dá ordem para que João registre e o Espírito é testemunha: "Felizes os que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, eles são verdadeiramente benditos, pois agora descansarão de todas as suas fadigas e provações; porque as boas obras deles os acompanham para o céu!" (14.12-13). Estas palavras é uma afirmação de Deus, e não do evangelista.
Ainda que esta Bem Aventurança visasse em primeiro plano aqueles leitores iniciais, o seu efeito esparge sobre todos os crentes em todos os lugares e em todo o tempo - todos os que morrem no Senhor são Bem Aventurados. E esta felicidade vem em dose dupla:
1ª) "descansam de seus trabalhos" A palavra grega utilizada aqui para "descanso" trás a ideia de "ser refrescado, revigorado". A palavra original para "trabalhos" significa "serviço ou tarefa realizada debaixo de intensa pressão". Aqueles primeiros cristãos e todos os que servem a Cristo com integridade sempre sofrerão intensa pressão por parte da sociedade corrupta e seu mentor Satanás. O próprio Senhor antecipou esta situação ao fazer o precioso convite: "Vinde a mim todos os que lutam e que estão sobrecarregados, e eu darei descanso para suas almas" (Mt 11.28), mas neste contexto o descanso tem a dimensão da glória celestial e eterna; as maiores e mais terríveis lutas e pressões deste mundo, tornam-se totalmente insignificantes, diante da Bem Aventurança eterna.
2ª) "suas obras os seguem" Tudo quanto os cristãos realizam em e por Cristo será plenamente reconhecido e valorizado pelo seu Senhor e Salvador. Os genuínos crentes jamais entrarão na glória de mãos vazias, mas levarão consigo cada uma das oportunidades que lhe foi concedido para investir o que é, e o que tem, em benefício da causa do seu Senhor. Infelizmente, uma grande parcela dos atuais cristãos, vive indiferentemente, como aquele personagem da parábola que recebeu apenas um talento e o enterrou, ou esbanjando dissolutamente os bens de seu Senhor, pensando que ele vai demorar em voltar, como outro personagem de parábola.
"BEM AVENTURADOS OS MORTOS QUE MORREM NO SENHOR"
É importante destacar também o aspecto contrastante entre o final do incrédulo e do crente. Enquanto o destino final dos incrédulos é descrito como de tormento eterno (14.11); o destino eterno dos bem aventurados, em decorrência de sua fé, perseverança e serviço e descrita como de plena e eterna tranquilidade e paz.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http.//historiologiaprotestante.blogspot.com.br//


Artigos Relacionados

Apocalipse. A Mensagem e Temas Centrais (2ª Parte)
Apocalipse: A Mensagem e Temas Centrais (1ª Parte)
Apocalipse. Jesus Cristo Glorificado
Apocalipse. Por que estudar o livro do Apocalipse?
Apocalipse. Seu Valor e Relevância
Apocalipse. Por Que Foi Escrito?
Apocalipse. Dificuldades Para a Leitura e Compreensão.
Apocalipse. A Relação com a Literatura Apocalíptica
Apocalipse. Comentário (1.1-3)


Referências Bibliográficas
ALEXANDER H. E. Apocalipse. São Paulo. Ed. Ação Bíblica do Brasil, 1987.
ASHCRAFT, Morris. Comentário Bíblico Broadman, v.12, ed. JUERP, 3ª ed., 1983.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado, v. 6, ed Milenium, São Paulo, 1988.
CORSINI Eugênio. O Apocalipse de São João. São Paulo. Edições Paulinas, 1984.
DOUGLAS J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo. Ed. Vida Nova, 2001.
FAUSSET, A. R. The Fausset's Bible Dictionary. Grand Rapids, Michigan: Zondervan, 1949.
HENDRIKSEN, William. Mais Que Vendedores - Interpretação do livro do Apocalipse. São Paulo.  ed. CEP, 1987.
EASTON, Matthew George. Easton's Bible Dictionary. Thomas Nelson, 1897.
ELWELL, Walter A. (Edited) Baker's Evangelical Dictionary of Biblical Theology.  Grand Rapids, Michigan: Baker Book House Company, 1996.  [Baker Reference Library].
LAYMON, Charles M. The Book of Revelacion. Nova York. Abingdon Press, 1960.
LADD, George. Apocalipse – Introdução e comentário. São Paulo. Vida Nova, 2008.
McDOWELL, Edward A. O Apocalipse – Sua Mensagem e Significação. Rio de Janeiro. Casa Publicadora Batista, 1960.
SMITH, William, and LEMMONS, Reuel G. The New Smith's Bible Dictionary. Garden City, N.Y.: Doubleday & Co, 1979.
SUMMERS Ray. A Mensagem do Apocalipse. Rio de Janeiro. Ed. JUERP, 1980.

Um comentário:

  1. Li gostei, é muito importante conhecer mais a respeito dessa matéria tão importante para o nosso crescimento espiritual. Eu sou um admirador de tudo concernente a escatologia. Amém.....

    ResponderExcluir