terça-feira, 19 de março de 2019

Pequenas Reflexões: Como Conhecer a Deus?



 “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus ...” (Salmos 14. 1).
Os ateus afirmam que não há Deus porque eles não podem vê-lo. Como cristãos temos que admitir que nunca vimos Deus face a face e nunca ouvimos Deus falar audivelmente para nós, então como podemos vê-lo ou conhece-Lo?
Consideremos o seguinte: coletamos dados tangíveis por meio de cinco “portas” diferentes: olhos, orelhas, nariz, papilas gustativas e o tato o qual percebemos pelo toque. No entanto, a capacidade dessas “portas” é limitada: os dados de uma determinada fonte não podem ser coletados através de todas as cinco “portas”. Por exemplo, você não consegue sentir o cheiro desse site, ainda que você possa vê-lo; Nós somos incapazes de provar (sentir/degustar) vozes ou ver o ar, mas eles existem! Nossos ouvidos não podem ouvir a gravidade, ainda que ela seja uma realidade. Não podemos tocar a galáxia da Via Láctea, mas ela está lá fora e com um potente telescópio é possível vê-la a milhões de anos luz.
Através dos nossos sentidos temos acesso e interagimos como o nosso ambiente natural, mas e as coisas invisíveis? Valores e Ideias? Sentimentos? Estes são intangíveis, não físicos, mas eles existem você concorda?
Desta forma, assim como não podemos perceber (sentir, tocar) nossas ideias, valores e sentimentos através dessas cinco “portas”, também elas são insuficientes para conhecermos Deus! Deus existe porque vemos Deus através de outra porta - os olhos espirituais, os olhos da fé.
Sem a fé estamos totalmente incapacitados de conhecermos Deus, mesmo que Ele esteja plenamente revelado na Criação, como tão bem escreveu o apóstolo Paulo: Desde os primeiros tempos os homens viram a terra, o céu e tudo quanto Deus fez, tendo conhecido sua existência e seu grande e eterno poder. Assim, eles não terão desculpa alguma (quando estiverem diante de Deus no Dia do Juízo). Sim, eles bem sabiam de Deus, mas não admitiram, nem O adoraram, nem mesmo agradeceram a Ele todo o seu cuidado diário. E, depois, começaram a fazer ideias tolas de como Deus seria e o que Ele queria que eles fizessem. O resultado foi que suas mentes insensatas ficaram confusas e em trevas (Romanos 1.20,21).
O mais importante aqui é o fato de a Bíblia diz que Deus é nosso Criador. Se Deus não existe, então nós também não existimos! Independentemente de querermos ou não acreditar nisso, o fato é que há um Deus Criador e a Criação é testemunho permanente. Deus não está longe de cada um de nós, para que possamos conhecê-lo, pois Ele mesmo abriu uma Porta imensurável e que ninguém pode fechar – Jesus Cristo: Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim será salva [conhecerá a Deus]”. Você quer conhecer a Deus?
As grutas, as rochas imensas,
Dos mundos o grande esplendor,
Proclamam bem alto, constantes
Um hino ao teu nome, Senhor!
Nos céus e no mar e na terra,
Nos bosques, nos prados em flor,
No fragoso alcantil, na amplitude celeste,
Um hino ressoa ao Senhor!
Nos céus, as estrelas brilhantes,
Dos mares o grande fragor,
E as brisas entoam, ridentes,
Um hino ao teu nome, Senhor!
As aves alegres, na mata,
Por entre as ramagens em flor,
Exultam em coro, cantando
Um hino ao teu nome, Senhor!
E tu, pecador que vagueias,
Que fazes ao teu Criador?
Não achas momento em que cantes
Um hino de glória ao Senhor!
(Um hino ao Senhor – Hinário Novo Cântico nº 27)

Compartilhe isso...
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Estranhos e Peregrinos - Casa ou Lar?
A Síndrome da Cegueira (Reflexão)
Quatro Mulheres e a Vontade de Deus (Reflexão)
O Homem Que Queria Ver Jesus
(Re)aprendendo a Olhar o Outro
O Jovem Que Pensava Saber Tudo
Um Luto Que Termina em Festa
Tempus Fugit
A Mulher à Beira do Poço
O Grande Amor de Deus
BETÂNIA: Um Lugar de Refrigério e Vida
SALMO 23.1 - O Cuidado Pastoral de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário