quinta-feira, 5 de março de 2020

Resenha: Ética Cristã - a Bíblia e as Questões Morais de Nosso Tempo


Ética é uma palavra que desapareceu do vocabulário cotidiano brasileiro. A ética tem haver com o caráter, o que implica que na sociedade onde a ética não rege as relações sociais há uma deterioração do caráter o que trará como resultante final a falência da Sociedade. A História é testemunha perene desta triste realidade onde os grandes impérios caíram por falta de líderes éticos.
O professor Roney Cozzer, através de seus livros, tem contribuído de forma relevante para a discussão e aprendizado de temas fundamentais para uma vida cristã edificante e edificadora. Seu volume sobre a "Ética Cristã" é no mínimo instigante em sua exposição. Tratar sobre ética em uma sociedade antiética é realmente desafiadora. E subordinar a questão da ética à reflexão bíblica é para deixar ruborizadas as pessoas de forma geral que têm por norma deixar de lado o que ensina a Bíblia. Mas como deixa bem claro o professor Roney a genuína ética emana das Escrituras.
            No primeiro capítulo o autor começa definindo o que vem a ser ética e ética cristã. Para isso ele busca em diversos autores algumas definições e posteriormente trás uma análise etimológica do termo, perpassando pelas diversas percepções do que vem a ser ética.
            Da ética em seu aspecto geral ele procura definir o que vem a ser a ética cristã e para isso recorre a diversos autores evangélicos que tem tratado do mesmo tema. Elenca então alguns princípios fundamentais de uma ética eminentemente cristã: princípio da fé; da licitude e conveniência, muito interessante; princípio da licitude e edificação; da glorificação a Deus, um dos pilares da Reforma Protestante e por último não menos significativo o princípio da ação em nome do Senhor Jesus, que me fez relembrar o clássico evangélico "Em Seus Passos o Que Faria Jesus".
            No segundo capítulo o autor insere a discussão da ética, dentro do contexto bíblico, o que faz todo o sentindo visto que a Bíblia se constitui na regra máxima de fé e prática. De maneira que qualquer sistema ou princípio ético que não se harmoniza com as Escrituras não é cristão. Deus é ético em seu ser e em todas as ações, pois o fato de Deus ser "amor" não implica que Ele não possa exercer sua "justiça" e Seu "juízo". A ética divina, assim como a nossa, não pode jamais se amalgamar com o mal em quaisquer de suas forma explicita ou implícita. A contraposição da ética bíblica com a ética secular, terceiro ponto, pode e deve ser mais aprofundado, pois é extremamente relevante.
            O terceiro capítulo é reservado para a questão da ética no âmbito familiar. Nestes últimos tempos em que os compromissos conjugais e a própria manutenção da família tem sido depreciada, inclusive no meio evangélico é preocupante senão assustador. Ele aborda três pontos de grande interesse: a ética conjugal, da criação dos filhos e o terceiro a ética na esfera sexual, que tanto tem sido banalizada e vulgarizada.
            O quarto capítulo aborda a questão da ética no contexto eclesiástico. A ética em relação ao culto/adoração é bastante discutida; a ética do obreiro/liderança é fundamental e o autor destaca com propriedade alguns aspectos que um líder cristão deve evitar sempre e o último deles, mas também o mais danoso é tomar extremo cuidado com as inter-relações com o sexo oposto, evidente que a liberdade cristã nos permite cooperarmos conjuntamente com homens e mulheres, mas o cuidado deve ser sempre premente neste ponto.
            O autor deixou para concluir no quinto e último capítulo a abordagem dos pontos mais polêmicos da ética neste inicio de século XXI: a questão do aborto, que tanto tem ocupado as mídias sociais; da célula tronco, menos noticiada, mas não menos polêmica; o controle de natalidade, até pouco tempo tabu no meio evangélico tradicional; a questão da homossexualidade, onde o autor inclui um sub tópico interessante sobre qual deve ser a postura da igreja em relação à pessoa que faz essa opção de vida e por fim a questão do relativismo moral, que nada mais é do que a velha armadilha da liberação moral que sempre permeou as sociedades decadentes.
            A proposta do autor não é oferecer uma discussão de todo o arcabouço da ética cristã, mas de levantar os diversos pontos e áreas nevrálgicas deste importante e necessário tema. O material é proposto para estudos em grupos e por isso os capítulos são sintéticos e os pontos centrais e seus pontos secundários são bem organizados e distribuídos; a linguagem utilizada pelo autor torna a leitura acessível e agradável; ao final de cada capítulo o autor faz uma breve síntese e propõe algumas questões que podem ser discutidas em grupos. E para aqueles que desejam se aprofundar mais há uma seleta bibliográfica no final do livro.

COZZER, Roney Ricardo. Ética Cristã: a Bíblia e as questões morais do nosso tempo. Cariacica (ES): Instituto de Educação Cristã Crer & Ser, 2018.     

Roney Ricardo Cozzer
Sua primeira formação teológica foi pela EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus (2011), vindo depois a graduar-se em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (2013). Possui formação em Psicanálise Clínica pelo CETAPES - Centro Teológico e Psicanalítico do Espírito Santo (2014). Concluiu o Curso de Extensão Universitária "Iniciação Teológica" pela PUC/RJ - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Fez segunda licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Wenceslau Braz (2014), complementação pedagógica em História pela Faculdade Ateneu (2015), pós-graduação em Metodologia do Ensino da História e da Geografia pela Faculdade de Ciências Wenceslau Braz (2014) e pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana (2015). Mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR), na Linha de Pesquisa Leitura e Ensino da Bíblia. Título da dissertação: Contribuições da Leitura Popular da Bíblia para a formação integral do indivíduo: uma proposta de ensino a partir da Educação Cristã e de sua cosmovisão (Data da defesa: 06 mar. 2018). Trabalha atualmente na gestão administrativa dos polos e na coordenação do Curso de Teologia da Faculdade Unilagos, no Rio de Janeiro e também como Administrador Pedagógico do Instituto de Educação Cristã CRER & SER.

Artigos Relacionados
A Síndrome da Cegueira (Reflexão)
O Olhar de Jesus (Evangelho Marcos)
Tempus Fugit
Evangelho Versus Religião
Resenha: Léonard, É.-G. O Protestantismo brasileiro
 O Protestantismo na Capital de São Paulo: A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário