terça-feira, 30 de julho de 2024

Conhecendo os Diferentes Tipos de Comentários Bíblicos

 


A Bíblia é um texto atemporal e fascinante. Seu conteúdo vem sendo estudado e analisado há séculos. Como todos os ramos do conhecimento é necessário a utilização de ferramentas capacitadora para os que dela queiram usufruir com coerência e profundidade. Como se trata de um livro elaborado ao longo de séculos em épocas e culturas distintas e atualmente pouco conhecidas da maioria dos leitores torna-se importante a utilização dos chamados comentários bíblicos que tem sido produzidos ao longo do tempo através de pessoas que por muitos anos tem se debruçado sobre eles e extraído o máximo de sua mensagem e ensino.

Evidente, que a produção de milhares de comentários que foram e continuam sendo produzidos há a necessidade de compreendermos que tipo são e para que tipo de leitores eles são mais efetivamente adequados. Os comentários fornecem insights, explicações e interpretações do texto bíblico, ajudando os leitores a navegar por passagens complexas e descobrir significados ocultos. Desta forma, neste diminuto artigo veremos os diferentes tipos de comentários sobre a Bíblia e sua biblioteca de livros e como podem serem utilizados para lhe proporcionar uma compreensão mais eficiente e abrangente deste precioso e amado livro.

Comentários Históricos

Os comentários históricos têm como propósito primário fornecer o contexto histórico em que cada livro da Bíblia foi escrito. Como dito acima muitos deles foram produzidos em épocas muito distintas e até mesmo em culturas distintas. Desta forma, esses comentários procuram enfatizarem os aspectos políticos, sociais, culturais e religiosos do período em que cada escritor bíblico viveu. Ao entender o contexto histórico, os leitores podem obter uma imagem mais clara do que influenciou os escritos dos autores.

Como exemplo iremos usar um comentário histórico sobre o Livro do Êxodo em que se faz necessário um conhecimento mínimo da sociedade egípcia antiga, explorando temas como escravidão, governo dos faraós e práticas religiosas durante aquela época. Bem como, em que fase está a formação da nação israelitas em seu nascedouro. Esse tipo de comentário ajuda os leitores a entender por que certos eventos ou instruções foram significativos para as pessoas que viviam naquela época e como podem ser transpostos para os dias atuais.

Comentários Expositivos

Os comentários expositivos visam explicar o significado de cada versículo ou passagem de maneira sistemática e detalhada. Esses comentários geralmente dividem conceitos teológicos complexos em explicações facilmente compreensíveis para leitores em vários níveis de conhecimento bíblico.

Um comentário expositivo pode explorar temas como redenção ou perdão em diferentes livros da Bíblia. Ele também pode analisar palavras-chave ou frases-chave de seus idiomas hebraicos ou gregos originais para fornecer informações mais profundas sobre os significados pretendidos.

Esses comentários são particularmente úteis para pastores que preparam sermões ou indivíduos que buscam uma compreensão abrangente de versículos ou capítulos específicos das Escrituras.

Comentários devocionais

Os comentários devocionais são projetados para reflexão pessoal e crescimento espiritual. Ao contrário de outros tipos de comentários que se concentram na análise acadêmica, os comentários devocionais visam inspirar e encorajar os leitores em sua jornada de fé.

Os comentários devocionais geralmente incluem exemplos da vida real e aplicações práticas dos ensinamentos bíblicos. Eles ajudam os leitores a se conectarem com o texto em um nível mais pessoal e significativo, promovendo o crescimento espiritual e fornecendo orientação para a vida cotidiana.

Esses comentários são populares entre as pessoas que buscam devocionais diários ou aqueles que procuram aprofundar sua fé por meio de uma compreensão mais íntima das Escrituras.

Comentários comparativos

Extremamente útil para aqueles estudantes bíblicos que desejam obter uma visão mais ampla de um determinado texto e suas aplicações. Ainda que o escritor tenha sua preferência exegética-hermenêutica e teológica ele oferece aos leitores as interpretações e conclusões até mesmo divergentes, a fim de que o leitor possa elaborar sua própria conclusão sobre a interpretação textual. Esses comentários mostram diversos pontos de vista, permitindo que os leitores considerem vários ângulos ao interpretar os textos bíblicos. É preciso que os leitores tenham plena convicções e maturidade cristã a fim de não ficarem chocados ou confusos com as diversas abordagens oferecidas para um mesmo texto bíblico.

Por exemplo, um comentário comparativo sobre o Livro do Apocalipse pode apresentar interpretações de pais da igreja primitiva, teólogos medievais e estudiosos modernos, bem como as diversas e até mesmo conflitantes linhas escatológicas interpretativas. Todavia, essa abordagem ajuda os leitores a apreciarem a riqueza e a complexidade da interpretação bíblica ao longo da história e do tempo atual. É muito interessante, pois se demonstrara que muitas afirmativas e conclusões atuais, na verdade são roupagens novas para antigos ensinos.

Concluindo, os comentários devem ser instrumentos preciosos que ajudam a aprofundar o significado dos ensinos fundamentados na Bíblia. Cada um deles tem seus objetivos próprios, mas também se complementam e contribuem para o crescimento e maturidade da vida cristã de seus respectivos leitores, que desta forma aplicar sua sabedoria atemporal em seu contexto vivencial contemporâneo.

 

Guedes, Ivan Pereira

Mestre em Ciências da Religião.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

me.ivanguedes@gmail.com

Outro Blog

Historiologia Protestante

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br

 

Artigos Relacionados     

Hermenêutica: Síntese dos Métodos de Interpretação

http://reflexaoipg.blogspot.com/2018/09/hermeneutica-sintese-dos-metodos-de.html

Personagens e Tipos Bíblicos: A Classificação dos Personagens nas Narrativas Bíblicas

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/06/personagens-e-tipos-biblicos.html

Hermenêutica: Glossário

https://reflexaoipg.blogspot.com/2017/10/hermeneutica-glossario.html

As Primeiras Escolas de Interpretação - Escola de Alexandria

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2018/10/as-primeiras-escolas-de-interpretacao.html

Referências Bibliográficas

ALTER, Robert; KERMODE, Frank. Guia Literário da Bíblia. São Paulo: Fundação editora da UNESP, 1997.

BRUGGEN, Jacob Van. Para ler a Bíblia: uma introdução à leitura da Bíblia. Traduzido por Theodoro J. Havinga. São Paulo: Cultura Cristã, 1998.  

DOCKERY, S. David. Hermenêutica Contemporânea à luz da Igreja Primitiva. Traduzido por Álvaro Hattnher. São Paulo: Vida, 2005.

FEE, Gordon D. & Douglas Stuart. Entendes o que lês? Traduzido por Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2002.

SIFOLELI, Israel. Manual de Hermenêutica bíblica. São Paulo, Fonte Editorial, 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário