Samaria tornou-se o nome do reino do norte de Israel
depois que o rei Omri comprou a colina de Samaria de Shemer por dois talentos
de prata (1 Rs 16.24). Omri construiu aqui a Terceira capital do Reino do
Norte. Tão importante tornou-se esta cidade que seu nome se fez uma metonímia
para todo o reino do norte (Isaías 9.9-12; Oseias 8.5; Amós 3.9). O Antigo
Testamento nomina os habitantes pré-exílicos do reino do norte de “hashomronim”
("Samaritanos"; "Pessoas de Samaria"), em referência à sua
capital, Samaria.[1]
Uma referência especifica aos samaritanos nas Escrituras é
após o retorno dos judeus do exílio babilônico. Inicialmente, os samaritanos tentaram
se associar na reconstrução do templo em Jerusalém e posteriormente nos muros. Mas
os líderes judeus perceberam suas reais intenções e os rejeitaram.
A reação samaritana foi imediata e como retaliação
empreenderam todos os esforços para interromper a reconstrução: zombarias (Ne 4.1-3), ameaças (Esdras 4.4; Ne
4.11-13), e fizeram pressões diplomáticas junto às autoridades persas
governantes (Esdras 4.7-24). Esse início é apenas um reflexo da relação
histórica desses dois povos vizinhos no transcorrer dos anos até o fim de suas
respectivas nações.
No registro bíblico de Segundo Reis 17 encontramos
algumas pistas sobre a origem da população de Samaria naquela época. Em 722
a.C., o reino setentrional de Samaria caiu nas mãos dos exércitos assírios. A
política assíria para evitar a rebelião entre seus povos conquistados era
realocar populações inteiras de maneira que quebrava o espírito nacionalista. Temos
esse registro em Segundo Reis 17.24:
O rei da Assíria trouxe pessoas
da Babilônia, Cuta, Ava, Hamate e Sefarvaim e os estabeleceu nas cidades dos
samaritanos".
Juntamente com esses povos vieram seus deuses e seus
cultos, pois eles desconheciam o Deus de Israel. O Senhor, aparentemente ainda
ciumento de sua terra, enviou leões para atacá-los. Temendo uma revolta entre
os samaritanos restantes e os novos moradores, o rei da Assíria ordenou que um
sacerdote fosse enviado para ensiná-los "o costume do deus da terra"
(2 Reis 17.27). Infelizmente, o ensinamento do sacerdote enviado teve pouco
impacto. Os povos continuaram a adorar seus próprios deuses:
No entanto, cada
etnia fez seus próprios deuses nas diversas cidades em que moravam e os puseram
nos altares idólatras que o povo de Samaria havia feito.
Os de Babilônia
fizeram Sucote-Benote, os de Cuta fizeram Nergal e os de Hamate fizeram Asima; os
aveus fizeram Nibaz e Tartaque; os sefarvitas queimavam seus filhos em
sacrifício a Adrameleque e Anameleque, deuses de Sefarvaim (2 Reis 17:29-31).
Ainda com medo da ira do Deus samaritano, as novas
populações passaram a servirem o Deus de Israel ao lado de seus próprios
deuses. Eles até designaram sacerdotes entre si para oferecer sacrifícios nos
lugares altos. Assim, eles continuaram seguindo os costumes religiosos de suas
terras (2 Reis 17.29-33).
Mesmo sabendo que esse sincretismo era inaceitável diante
do ensino da Torah, os samaritanos se adaptaram à ao “novo normal” e esse era o
contexto do diálogo de Jesus com a mulher Samaritana.[2]
O registro de 2 Reis é muito enfático: “Eles não
quiseram, no entanto, mas persistiram em suas práticas anteriores. Mesmo
enquanto essas pessoas estavam adorando o Senhor, elas estavam servindo seus
ídolos. Até hoje filhos e netos continuam a fazer como seus antepassados (17.34,
40-41).
Esse foi o argumento de Esdras e Neemias, para rejeitarem
a proposta de associação com os samaritanos no período da reconstrução do
templo e muros de Jerusalém. Esta disputa sobre a pureza teológica levou à
animosidade política entre os judeus de Judá e os habitantes de Samaria que permaneceu
durante o período Inter testamental e até os dias de Jesus.
Relações
Samaritanas/Judaicas no Período Inter Testamentário.
Neste período antecedente ao contexto neotestamentário a
inimizade entre eles somente cresceu. No período do reinado de Antíoco III (o
Grande) os samaritanos chegaram a vender judeus como escravos. Os samaritanos
também interferiram com os fogos de sinal que anunciavam a lua nova para os
habitantes judeus fora da Judeia. No período da infância de Jesus, os
samaritanos contaminaram o templo de Jerusalém espalhando ossos de homens
mortos no pátio do templo, o que era algo abominável para os judeus.
Mas os atos de animosidade eram mútuos: os judeus no
reinado de João Hircano reduziram as dimensões da cidade samaritana de Siquém e
conquistaram a cidade de Samaria, vendendo seus habitantes como escravos.
Hircano também cometeu a profanação final contra a religião samaritana,
destruindo seu templo no Monte Gerizim."
De acordo com Yehoshua M. Grintz,[3] "os samaritanos
consideravam este templo como seu local mais sagrado, e sua tradição atribui
quase todo o relato bíblico dos feitos dos patriarcas e os lugares associados a
eles (a terra de Moriá, Beth-El, etc.) ao Monte Gerizim. Apesar da destruição
do templo, o Monte Gerizim continuou como o local de culto samaritano (a
questão levantada pela mulher samaritana no diálogo com Jesus).
Relação
de Cristo e os primeiros Cristãos com os Samaritanos
Quando lemos as narrativas evangélicas, os samaritanos,
ao menos inicialmente, viam em Jesus apenas mais um judeu, e, desta forma, manifestavam
a mesma hostilidade e aversão que teriam por qualquer judeu (cf. Lc 9.51-56; Jo
4.9). Todavia, a atitude de Jesus era justamente o oposto dos judeus em geral,
Ele não possuía ou demonstrava hostilidade, rivalidade, ódio ou sentimento de
exclusão para com os habitantes de Siquém, Samaria e região.
Jesus nunca teve qualquer dificuldade em
se relacionar com os samaritanos (João 4.1-42). Cristo não marginalizou esse
povo em relação à Sua pregação, pregando a eles sem distinção quando tinha
oportunidade, e quando de sua ascensão aos céus incluiu-os nominalmente em sua
ordem de evangelização, deixando claro que os samaritanos não poderiam ser
negligenciados, e mais, eles fazem parte daqueles que deveriam ouvir a mensagem
de salvação em primazia, ao lado de Jerusalém e Judeia (At 1.8).
A narrativa de Lucas (gentio) em Atos
revela que a antiga aversão judaica não predominou no espírito dos apóstolos. Lucas
registra que eles lhes faziam o bem e pregavam a eles, batizando-os e os
aceitando como membros da comunidade de fé (At 8.4-8, 14-17). Evidente que dois
fatores propiciaram essa mudança radical de atitude: o exemplo das palavras,
ações e posição de Jesus em relação aos samaritanos, incluindo-os na ordem da
grande comissão (Atos 1.8) e a descida do Espírito Santo/Pentecostes (Atos
2.1-4).
Pode se identificar essa nova perspectiva
em Atos quando da conversão dos samaritanos e seus batismos, incluindo o
recebimento do Espírito Santo que não trouxe quaisquer reações negativas em
relação à Igreja apostólica em Jerusalém. O que não ocorreu com o ingresso dos
gentios que causou a convocação do primeiro Concilio cristão.
Como tão bem enfatiza o apostolo Paulo em
suas diversas correspondências na Igreja de Cristo não pode haver nenhuma
distinção étnica. Mas em amor deve-se buscar sempre a harmonia e comunhão.
Guedes,
Ivan PereiraMestre
em Ciências da Religião.Universidade
Presbiteriana Mackenzieme.ivanguedes@gmail.comOutro
BlogHistoriologia
Protestantehttp://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
A Mulher à Beira
do Poço
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Betânia: Um
Lugar de Refrigério e Vida
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Salmo 23.1 - O
Cuidado Pastoral de Deus
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/09/salmo-231-o-cuidado-pastoral-de-deus.html
Referências
Bibliográficas
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Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 2008.
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Barry J. (General Editor). Lexham Geographic Commentary on the Gospel.
(p. 96-98).
[1]
Mais tarde, o termo "samaritano" se restringiu a diferenciar um grupo
de habitantes considerados estrangeiros para os judeus. (Jesus faz distinção
entre os samaritanos, os gentios e os judeus (Mt 10.5, 6).
[2]
Na Bíblia, o termo "samaritanos" aparece pela primeira vez em Mateus
10:5. Em Jesus dia, o termo "samaritano" se referia a um que vivia na
província romana de Samaria, não necessariamente da cidade de Samaria. A
mulher, sem dúvida, originou-se de Sicar, pois a cidade de Samaria ficaria a
cerca de duas horas a pé do poço.
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