A Bíblia é um livro de narrativas
históricas de maneira que nela encontraremos inúmeros personagens, que surgem e
desaparecem, mas que se entrelaçam como uma rede no conjunto dos acontecimentos
registrados. Se há momentos em que os fatos narrados sejam mais importantes do
que os personagens que deles participam, em outros os personagens acabam
sobrepujando os próprios fatos, de maneira que, tanto a trama quanto os
personagens são igualmente importantes (CHATMAN, Story and Discurse, 110;
RYKEN, Words of Delight, 71).
Para compreendermos corretamente um
texto bíblico é necessário, portanto, que analisemos não apenas os fatos,
principalmente quando eles se sobressaem como também não podemos centralizar
somente nos personagens desprezando a narrativa em que estão inseridos. É
fundamental para uma boa hermenêutica e/ou exegese que sempre levemos em conta
tanto um quanto o outro.
E relação aos personagens eles
também desempenham papeis diferentes na narrativa histórica. O personagem pode
ser uma pessoa ou um grupo de pessoas[1] que compõe a narrativa histórica.
Alguns personagens se sobressaem fazendo sombra sobre outros personagens;
alguns aparecem em diversos momentos da narrativa bíblica e outros aparecem uma
única vez; sobre alguns personagens temos informações mais detalhadas, enquanto
que de outros nem mesmo do nome somos informados. Em relação à narrativa os
personagens podem ser classificados em ao menos três grupos e/ou categorias:
Protagonistas:
inclui um ou mais personagens centrais, bem como aqueles que desempenham um
papel coadjuvante, podendo ser bom ou mau, herói ou bandido, o fato é que ele
desempenha um papel central na história relatada. Ao redor deste personagem
tempos coadjuvantes, podendo ser muitos ou poucos ou apenas um, mas que servirá
de apoio ao protagonista.
Antagonista: é o
principal personagem que se coloca em oposição ao protagonista. Não
necessariamente será do mal, ainda que na maioria das vezes o seja. O que
importa aqui é o fato de que ele se coloca em oposição, gerando a tensão
dramática da narrativa. O antagonista pode não ser uma pessoa, mas uma
circunstância. O antagonista também pode ter seus coadjuvantes, que servem de
apoio e desempenham papéis secundários.
Ambivalentes: São
aqueles personagens que não apoiam nem o protagonista e nem o antagonista, ou
que inicialmente apoiam um e no transcorrer da narrativa apoio o outro.
Além desta classificação os
personagens se caracterizam também pela forma com que são inseridos na
narrativa. Alguns são apresentados através de diversas perspectivas e com
muitas informações, outros são apresentados de forma superficial e com poucas
informações sobre eles e por fim tem aqueles personagens dos quais nada ficamos
sabendo sobre eles. Seguindo uma vez mais a classificação proposta por Pratt Jr
temos:
Personagens Tridimensionais: são aqueles que a narrativa nos revelam diversas
informações sobre eles, de maneira que podemos conhecê-los em suas formas de
pensar, sentir e as motivações de suas ações e/ou atitudes, dando-nos a
dimensão de que são pessoas reais em situações reais. Isto ocorre quando tais
personagens aparecem em varias narrativas longas, ou quando, ainda que em
pequenos textos ele é apresentado de diversas formas, permitindo que se
construa seu mosaico pessoal.
Personagens Bidimensionais: são aqueles que mesmo tendo uma participação efetiva na
narrativa, são apresentados de forma superficiais “estruturados em torno de uma
única qualidade ou característica” (Berlin, Poetics and Interpretation, p. 23).
É necessário observar que uma personagem poder ser tridimensional em um relato
longo e bidimensional em outros momentos da narrativa bíblica. Aqui não estamos
falando sobre a ênfase teológica do personagem, como explica Pratt Jr: “A
profundidade da exposição em um determinado episódio não é uma indicação da
importância teológica de um personagem” (p. 171).
Personagens Funcionais:
a grande maioria dos personagens que compõe as narrativas bíblicas é funcional,
ou seja, praticamente nada sabemos a respeito deles durante a leitura, são
semelhantes aos figurantes dos filmes. São incluídos porque proporcionam a
sensação de realismo e coerência à narrativa. Uma vez mais é preciso observar
que um mesmo personagem pode se destacar em alguns textos e aparecer em outros
como funcionais.
Tendo esta compreensão em relação
aos personagens é interessante nos exercitar em visualizar a maneira como o
escritor organiza seus personagens: quem é o protagonista e o antagonista, bem
como seus respectivos coadjuvantes e finalmente quem são os personagens
ambivalentes, bem como são apresentados se de forma tridimensional,
bidimensional ou funcional. A prática continua da leitura bíblica utilizando
tais ferramentas textuais nos capacitara a identificarmos com mais clareza qual
realmente a mensagem mais importante do texto e a evitarmos conclusões
precipitada e equivocada.
Na medida em que formos elaborando
aqui o nosso singelo acervo de personagens e tipos nos esforçaremos para
classificar os personagens dentro destas categorias propostas acima.
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia
Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
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Referências Bibliográficas
BERLIN, Adele. Poetics and
interpretation of biblical narrative. Indiana: Eisenbrauns, Winona Lake,
reprinted 1994, 1995, 1999, 2005.
CHATMAN,
Seymour Benjamin. Story and discourse - narrative structure in fiction and
film. New York: Cornell University
Press, 1978 (paperbacks, 1980).
PRATT JR, Richard L.
Ele nos deu histórias – um guia completo para a interpretação de histórias do
Antigo Testamento. São
Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004, capto 6.
RYKEN,
Leland. Words of delight - a literary introduction to the bible. Baker Publishing Group: 1993.
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[1] Um país, um cidade,
uma vila e/ou povoado, uma tribo e no caso bíblico muitas vezes o mundo,
referindo-se à humanidade de forma geral, torna-se um personagem.
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