O apostolo João foi o último dos apóstolos a
morrer. Quando escreve esta carta está com mais de 80 anos de vida. É um
ancião! Portanto, tudo que ele escreve em sua carta é um testemunho pessoal do
que Viu e Ouviu diretamente de Jesus Cristo – o qual conviveu pessoalmente por
quase três anos. João Testemunhou pessoalmente sua Morte e Ressurreição...
O viu sendo pregado na cruz
O viu ser sepultado no túmulo
Foi dos primeiros a ver o Túmulo Vazio
Testemunhou Jesus Cristo Ressurreto
O viu ser elevado aos Céus
Seu testemunho é corroborado por sua
coragem e intrepidez, quando juntamente com Pedro, diante do Sinédrio,
(autoridade maior do judaísmo) declarou sem qualquer dúvida:
“Não podemos de deixar de falar
(proclamar, ensinar) do que temos Visto e Ouvido, pois importa mais obedecer a
Deus do que aos homens”.
João
abre sua correspondência com esta preciosa declaração...
Verso 1 - [ESTAMOS escrevendo] sobre a Palavra de
Vida - Aquele que existiu desde o princípio, a quem ouvimos, a
quem vimos com nossos [próprios] olhos, a quem olhamos [por nós
mesmos] e tocamos com nossas [próprias] mãos. (Bíblia Ampliada -
Lockman).
"O
que foi desde o início." Jesus foi desde o princípio. É com palavras
semelhante que ele inicia sua narrativa evangélica (cf. João 1.1). Este é um ponto
central a respeito da divindade de Jesus, que os apóstolos pregavam
incansavelmente, todavia - me parece que isso está esquecido pelos evangélicos
líquidos dos dias atuais – pouco se fala da Divindade de Jesus – parece até que
eles têm vergonha de Declarar que Jesus Cristo é Deus...alguns
ficam constrangido...outros evitam de fazer tal declaração...).
Alerta...ao
humanizar Jesus e esvaziar sua Divindade se destrói o fundamento
do Evangelho. Pois, Jesus não foi apenas um homem bom, um profeta, um líder ou
um inovador. Um mártir da paz... Ele é desde o Princípio – o Verbo que
se fez carne – o Deus Eterno que Criou todas as Coisas e as sustenta com Poder
de Sua Palavra. Ele existiu desde antes do início do mundo, o que
significa que Ele é Deus.
JESUS É DEUS
OU JESUS NÃO É NADA
A questão é: Quem é Jesus para Você?
Dessa resposta depende a Sua Salvação!
João
escreveu 5 livros da Bíblia que estão em nossa Bíblia:
§ Evangelho
— "Creia!"
- Epístolas
— "Tenha certeza!"
- Apocalipse
— "Esteja Pronto!"
W E Vine acrescenta que a
ideia é: "Tendo sido preexistente, Ele (Jesus) se manifestou. Nunca
no Evangelho (escrito por João) nem nesta epístola ele diz "o que veio
a ser", o que implicaria que Cristo teve um começo (como ensinam algumas
expressões religiosas pseuda cristãs).
Jesus não começou a ser, Ele essencialmente
"sempre foi". Mas no tempo de Deus (kairós) esse Jesus que sempre
existiu abriu mão de sua glória eterna e se fez GENTE (Verbo) e foi
gerado, nasceu, cresceu e viveu entre nós (os discípulos) e manifestou a glória
do Pai. Os próprios apóstolos (entre eles João) conviveram com Ele (caminharam
com Ele, comeram com Ele, se alegraram com Ele e se entristeceram com Ele...).
Estas
primeiras palavras de João remetem seus leitores às primeiras palavras do livro
de Genesis: “No princípio Deus criou os céus e a terra (Gn 1.1), deste
modo, Cristo é Criador do início deste mundo, então obviamente
Ele tinha que estar presente antes que ele fosse criado, o que sustenta Sua
eternidade. Raciocínio semelhante se aplica aos versos iniciais da narrativa
evangélica de João: No princípio era o Verbo e o Verbo estava com
Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas
as coisas vieram a existir por meio Dele, e fora d'Ele nada se
fez/foi criado (Jo 1.1-3).
Henry
Morris comenta as palavras
iniciais de João nesta carta:
Observe a semelhança entre os
versos iniciais do evangelho de João e sua primeira epístola;
ambos começando com uma referência à criação.
O evangelho de João olha para trás
antes do início dos tempos, quando só Deus existia, portanto, Jesus Cristo era
Deus (Ele estava lá com Deus criando). Em sua epístola, por outro lado, prossegue
daquele início dos tempos (Gênesis 1.1) para a encarnação do
"Verbo" eterno, que se tornou "o Verbo da vida",
a manifestação do Pai por meio de "Seu Filho Jesus Cristo" (1 João
1.3).
Por
sua vez Paul Apple afirma que Jesus Cristo teve...Existência contínua
desde o início com manifestação particular no tempo e no espaço;
o Cristo divino não veio apenas sobre Jesus em Seu batismo (alguns estavam e
continuam ensinado esta heresia). A frase "no princípio" é
fundamental em nesta primeira carta de João ocorrendo 8x em 7 versos (1
João 1.1; 2.7, 13, 14, 24; 3.8, 3.11).
Muitos
estudiosos entendem e defendem que João estava escrevendo de Éfeso, onde serviu muitos
anos como pastor, de maneira que a intenção desta sua carta é que fosse
distribuída entre todas as igrejas da região, incluindo as sete
igrejas de Apocalipse 2 e 3. Ele está escrevendo para leitores de uma geração
mais jovem testemunhando de que ele e os outros apóstolos realmente ouviram
Jesus falar (João 5.24), O viram com seus próprios olhos (João 1.18), O
"contemplaram" em Sua glória (João 1.14) e O tocaram com suas
próprias mãos (Lucas 24.39).
Em seu comentário A. T. Robertson chama
atenção para o complemento “vimos com nossos olhos"
mostra...não era imaginação da parte de João, não era uma ilusão
de ótica, pois Jesus tinha um corpo humano real. Ele podia ser ouvido e visto.
Razão
pela qual João está escrevendo está carta: “E estas coisas vos escrevemos, para que a vossa
alegria seja plena”.
Exercício...
Lápis colorido...marque todas as vezes
que aparece a expressão escrevi/escrevemos...
Tudo
o que está escrito nas Escrituras tem por intenção produzir em nós a Alegria da
Salvação! Pois, toda e quaisquer dúvidas nos roubam esta preciosa alegria. As
pessoas estão doentes (as chamadas psicossomáticas) porque não tem alegria em
seus corações (não são felizes com o que são e o que tem). O alerta de João
para seus leitores é que não permitam que a dúvida se aloje em suas mentes e
corações e venham a corroer esta preciosa alegria da salvação.
A
dúvida que gera a insatisfação é o joio que Satanás semeia nos corações dos
seres humanos. A verdadeira alegria está em Jesus Cristo e João sabia que
qualquer dúvida que se tenha sobre Jesus Cristo é terreno fértil para as ervas
daninhas do inferno para sufocar e se possível matar a nossa Alegria...Por esta
razão há um crescente número de crentes tristes e frustrados, pois sua Alegria
foi sufocada pela semente do joio da dúvida.
Leia o
que João está escrevendo:
E estas coisas vos
escrevemos, para que a vossa alegria seja plena.
PLENA...e
não apenas uma alegria pobre e miserável... circunstancial, mas uma Alegria
Plena/Total/Que se espalha por cada pedacinho da nossa vida...Alegria
Contagiante...que faça com que as pessoas desejem experimentarem desta
mesma Alegria...
Alegria
que o Mundo não pode oferecer, pois não a possui...
Alegria que o Dinheiro não pode comprar
Alegria
que o Poder jamais experimentará...
VAMOS ORAR!
Utilização
livre desde que citando a fonte
Guedes,
Ivan Pereira
Mestre
em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
Referências
Bibliográficas (citadas)
APLLE,
Paul G. Tests of Eternal Life - A Devotional Commentary on the Book of 1
John. January, 2002.
MORRIS,
Henry M. The New Defender's Study Bible. Nashville: TN - World
Publishing, 2006.
ROBERTSON,
Archibald Thomas. The Robertson's Word Pictures of the New Testament. Broadman
Press 1932,33. [1960].
VINE,
W. Collected writings of W. E. Vine. Nashville: Thomas Nelson, 1996.
Referências
Bibliográficas (geral)
CALVINO,
João. Comentário das Epístolas Gerais. Traduzido por Valter Graciano
Martins. São Paulo: Editora Fiel, 2015. [Série Comentários Bíblicos].
HENDRIKSEN,
GUILLERMO. Juan – comentário del Nuevo Testamento. Michigan.
Subcomission Literatura Cristiana de la Iglesia Cristiana Reformada, 1980.
PACK,
Frank. O Evangelho Segundo João. São Paulo: Vida Cristã, 1983.
TENNEY,
Merrill C. O Novo Testamento – sua origem e análise. 2ª ed.
São Paulo: Vida Nova, 1972.
STOTT,
John R.W. I, II, e III João – Introdução e Comentário. Edições Vida Nova,
1982.
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