sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Dualismo ou Deus Está Sempre no Controle? (Habacuque 1.1-6)


Dualismo ou Deus Está Sempre no Controle? (Habacuque 1:1-6)
Quando as pessoas creditam todo o “bom” a Deus e todo o “ruim” ao diabo, eles são culpados de uma heresia antiga chamada "dualismo".  O dualismo vê basicamente Deus e o diabo (bom e ruim) como dois poderes independentes e soberanos lutando pelo controle último deste mundo. A nós só resta torce muito para que o “nosso lado” ganhe, mas às vezes ele parece não estar ganhando.
Infelizmente a maioria dos cristãos hoje acaba por alimentar esta terrível heresia. Isto é especialmente verdadeiro nos movimentos da chamada Batalha Espiritual e da Teologia da Prosperidade, onde esta última enfatiza que saúde e riqueza são um direito inato/adquirido de todo Cristão, e culpa o diabo por tudo que dificulta nossa “felicidade pessoal". Isto é a heresia do dualismo em seu pior aspecto.
A Causa do Desespero Moderno
Quanto mais a natureza humana egoísta e pecaminosa parece triunfar, quanto mais parece que Deus está perdendo a guerra porque Ele é fraco e impotente. O desespero, a frustração, e depressão desta geração existencialista estão em proporção direta ao seu engano quanto ao Soberano poder de Deus acima de todas as coisas.
O “evangelho” do Deus que quer você rico e saudável provará ser a causa primária do abandono da fé nesta geração. O Deus bonzinho que deveria dar qualquer coisa que deseja o seu coração será menosprezado e ridicularizado quando Ele não entregar as guloseimas.
Se um cristão que vive nestes dias realmente difíceis, entende / crê e vive pela Escritura, ele não olha apenas para as manchetes dos jornais, ele não olha apenas para as projeções ou diagnósticos dos especialistas, ele não fica impressionado com “maldições” ou "falsos profetas".
O filho de Deus com uma compreensão clara e correta das Escrituras olha para o Deus soberano claramente revelado nela. Um crente maduro sabe que ele esta no TIME VENCEDOR não importando o que o placar do mundo diz. Ele sabe que Jesus Cristo é Senhor não importando o que está acontecendo no mundo ou em sua vida pessoal.
Ele crê que Deus esta no Controle Absoluto de todas as coisas, e que no fim, todas as coisas são e serão para a glória de Deus e para seu bem.
NARRAÇÃO
Esta é a importante lição que o profeta Habacuque terá que aprender e que cada um de nós tem de aprender: se queremos realmente viver seguros neste mundo neurótico e violento se queremos ter ordem e sentido na nossa vida em meio a uma sociedade caótica e completamente confusa / desgovernada.
O livro de Habacuque foi escrito principalmente para nos dar a perspectiva Bíblica da História humana. O profeta lida com um problema muito em evidência hoje. Ele se depara com a seguinte questão: "Como pode um Deus santo permitir que pessoas más possam triunfar sobre o justo?" Os maus triunfam, e é normalmente à custa do íntegro / do justo.
Nós podíamos elaborar a pergunta de outro modo, "Por que  Deus às vezes PARECE ser surdo às ORAÇÕES de Seu povo quando eles clamam em tempo de dificuldade e confusão?" Olhemos para o texto para sabermos a resposta:
"Sentença revelada ao profeta Habacuque. 2  Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? 3  Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita. 4  Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida. 5 ¶ Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada. 6  Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas" (Habacuque 1.1-6).
Como você entende o verso 2 aonde o profeta Habacuque está orando a Deus e o acusa de ou não ouvir ou não responder a seus clamores.[verso 2  Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?].
Habacuque está pleiteando que Deus produza uma revivificação, mas em vez de uma revivificação o profeta percebe que Deus nada faz e para piorar - até permite que as coisas fiquem piores.
Habacuque OLHA e VÊ uma onda crescente de violência, corrupção, e injustiça em todo lugar, e Deus parece não estar fazendo qualquer coisa sobre isto.        Habacuque ORA/INTERCEDE por uma revivificação, mas tudo que ele vê é um aumento da violência e dos crimes e da injustiça.
O verso 3 da a entender que Deus esta forçando Habacuque a olhar para esta situação terrível. É como se Deus insistisse que ele contemple e reconheça a violência em todo lugar. "Eu vejo injustiça; eu vejo maldade em todas as áreas de sociedade; eu ouço homens blasfemando contra Deus; e pior de tudo, parece que Deus não está fazendo nada”.
No verso 4 Habacuque conclui então: "Por isso a lei é frouxa." Ele descreve a sociedade como controlada pela ilegalidade, onde o homem perverso, se ele tem bastante dinheiro, pode se sair bem não importa o que faça.     Habacuque está descrevendo uma situação extremamente semelhante a sociedade sem lei de hoje.
Nos primeiros quatro versos você vê sua acusação contra Deus, e "acusação" é a palavra correta para usar.  Habacuque acusa Deus de: ou ser surdo ou então de não ser poderoso o bastante para ouvir e responder suas orações. Deus parece estar ou impossibilitado ou pouco disposto a fazer qualquer coisa sobre a situação terrível da sociedade, e Habacuque parece estar perdendo seu tempo orando.
A Resposta de Deus
No verso 5 Deus finalmente responde a Habacuque, e Sua resposta é mais dura de entender que Seu silêncio. E mais ainda, Habacuque está orando pelo próprio povo da aliança de Deus. Ele está tratando sobre a nação de Israel.
E notemos particularmente o verso 5 onde Deus diz, "porque realizo, em vossos dias, obra tal." E no verso 6 onde Deus diz, "... eis que suscito os caldeus."
Deus, na realidade, responde a Habacuque e diz: "eu tenho realizado muita obra, e eu não sou surdo, cego, ou impotente”.
O verso 5 trás uma certa ironia, pois Deus diz: "Quando eu disser a você a obra que eu estou fazendo, você não me acreditará," e de fato, quando Deus disse a Habacuque o que Ele estava para fazer, o pobre Habacuque ficou ainda mais perplexo do que ele estava antes.
Se ele primeiro havia ficado perplexo pela aparente inatividade de Deus, agora seu dilema principal é com a atividade anunciada por Deus. As ações de Deus parecem piores que Seu silêncio.
Mas o que exatamente Deus esta por fazer? Naquele momento Deus estava fortalecendo a nação dos Caldeus e trazendo eles para invadir a nação de Israel. Os Caldeus seriam instrumento de Deus para corrigir a nação de Israel; isto é claro no texto. Os Caldeus estão vindo, e Deus mesmo é o responsável direto por trazê-los a eles.
“O Diabo Fez Isto!”
A maioria dos “pregadores modernos” teria dito, "Isto é uma mentira porque Deus é bom e algo bom vai acontecer na sua vida hoje!"     (encontramos essa frase às centenas no facebook).
Mas a verdade nua e crua é que a invasão pelos Caldeus iria ser usada por Deus para cumprir seus propósitos; de fato, os dias terríveis seriam os meios de trazer arrependimento, e deste modo, a uma resposta às orações de Habacuque para uma revivificação/avivamento de seu povo (muitos evangélicos oram por avivamento sem saber realmente a dimensão do que estão pedindo). Entretanto, tal Deus e tais métodos nunca se ajustariam ao conceito moderno de Deus e de Sua soberania.
Meus amados - devemos ter claro em nossas mentes que quando os Caldeus vierem sobre nós também, não é "o diabo os enviando a nós" para estragar nossa festa; é Deus, Ele mesmo, que os está enviando a nós.
Não importa o que possa nos acontecer hoje; se acontecer, então a mão de Deus está nisto e acima disto, ou não teria acontecido.
É DEUS ANTES - É DEUS DURANTE - É DEUS DEPOIS
Que está agindo e interagindo em todos e em cada um dos acontecimentos da nossa vida/família/igreja/país/mundo/universo.
O que você deve fazer é buscar a Deus e pedir que Ele mediante Sua graça te ensine a lição / o principio que Ele está querendo te ensinar através desta situação / circunstância particular, em vez de creditar isto na conta do diabo.
Creditando todas as nossas dificuldades ao diabo é um modo sutil de fortalecer nosso orgulho próprio – de superestimar a nossa própria espiritualidade: "Devo ser realmente um cristãos super espiritual para ser atacado tão fortemente pelo diabo".
Oh! Meus amados irmãos - Até que vejamos a mão de Deus em todas as coisas, você e eu nunca entenderemos realmente o propósito para o qual Ele enviou aquele problema, aquela circunstância.
Não existe nada mais trágico do que escutar um sincero, mas desorientado crente, culpando o diabo pelos frutos de sua própria estupidez; e pior ainda, ele achando que o diabo fez isto só porque ele era tão espiritual!
Nunca passa pela cabeça deste crente ignorante de Deus e de Sua maneira soberana de agir, que ele estivesse enganado ou esperando algo que Deus nunca lhe tenha prometido,         e que na verdade ele esta se recusando a aceitar que suas circunstâncias adversas foram suscitadas e enviadas por Deus mesmo (essa é a grande diferença entre Jó e os evangélicos hedonistas de hoje).
Sua teologia de péssima qualidade o mantém surdo para com o que Deus tem a lhe comunicar; e pior ainda, o endurece em sua espiritualidade falsa.
Você consegue entender o que Deus está dizendo? "Eu (não o diabo) realizarei uma obra tal," e esta obra será de julgamento. Note novamente a ênfase em verso 6, "eu (não o diabo) suscito (levanto) os Caldeus". Deus mesmo (e não o diabo) é quem esta enviando aquela nação terrível contra Seu povo escolhido.
Posteriormente Deus vai mostra que Ele vai julgar também os Caldeus (bem como a Satanás, seus demônios e todos os ímpios e incrédulos) pelas coisas terríveis que eles fizeram, mas isto faz parte de outro princípio a ser abordado posteriormente.
E porque este princípio é tão importante, pois se constitui no fundamento de nossa FÉ e TEOLOGIA, é importante vermos outra passagem que ensina a mesma verdade. No décimo capítulo de Isaias temos esta mesma verdade ilustrada em outro acontecimento e em outra época distinta - versos 5 e 6: "Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor. Envio-a (Assíria) contra uma nação ímpia e contra o povo da minha indignação (Israel) lhe dou ordens, para que dele roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas" (Isaias 10.5,6).
Em vez de usar os Caldeus, Deus está agora usando os Assírios. No verso 5 Deus declara que a vara na mão dos assírios é realmente Sua vara. Os Assírios podem ser os que estão batendo (verso 15), mas o que esta por trás dos assírios é a mão e propósito de Deus.
No verso 6 Deus diz, "eu enviarei eles (isto é, os assírios) contra uma nação hipócrita, contra as pessoas que acenderam a minha ira, eu lhes faço opressão, portanto é Deus, não o diabo, está enviando os Assírios contra Israel. Deus diz, "eu estou dando esta tarefa aos assírios".
Agora podemos ver mais claramente que esta passagem ensina o princípio que estamos examinando. Não importa o que está acontecendo ou quem está realizando a ação (Caldeus, Assírios, Satanás, inimigos), Deus é sempre de forma soberana o mentor e executor.
Ele está no controle total e Ele age conforme Seu propósito eterno e imutável.
CONCLUSÃO
A pessoa mais perigosa para se ouvir em tempos de aflição e lutas é o "piedoso" que diz: "Meu Deus é muito amoroso para fazer qualquer coisa desse tipo”.
Infelizmente, algumas destas pessoas estão provavelmente certas. "Seu Deus" não agiria assim porque simplesmente "seu Deus" é fruto de suas próprias emoções em vez do resultado de um estudo sério das Escrituras. O que Habacuque e cada um de nós devemos entender e crer é que não existem DUAS FORÇAS AGINDO NO MUNDO.
DEUS E SOMENTE DEUS ESTA NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS INCLUSIVE AS ADVERSIDADES (que o digam José, Jó, Jeremias, Paulo, Pedro e todos os genuínos crentes de Ontem e de Hoje).
E PORQUE SOMENTE DEUS ESTA SEMPRE NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS EU POSSO CANTAR: “Sou Feliz com Jesus”.
NÃO IMPORTA QUAL SEJA A SUA SITUAÇÃO:
ü  FAMILIAR: se calma, serena e tranquila ou em grandes crises – sei que Deus esta sempre no controle de todas as coisas.
ü  ECONOMICA: se empregado ou desempregado; com muito ou pouco recurso – sei que Deus esta sempre no controle de todas as coisas.
ü  SAÚDE: se forte e saudável ou debilitado e adoentado – sei que Deus esta sempre no controle de todas as coisas.
ü  EMOCIONAL: se feliz ou triste; se com muitos ou poucos amigos; se acompanhado ou sozinho – sei que Deus esta sempre no controle de todas as coisas.
E PORQUE SOMENTE DEUS ESTA SEMPRE NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS EU DEVO ORAR PARA QUE ELE ME CAPACITE A APRENDER A LIÇÃO QUE ELE MESMO DESEJA ME ENSINAR:
Talvez como Israel nos dias de Habacuque eu precise me Arrepender e Abandonar algum pecado que esta sendo cultivado / enraizado em meu coração / minha vida.
Talvez a minha vida espiritual OU da Igreja esteja morna ou completamente fria e Deus queira nos VIVIFICAR.
Talvez como - Deus queira me fazer Conhece-Lo não apenas de Ouvir falar.
Talvez como José – Deus queira me preparar para Suprir a necessidade de muitos.
Talvez como Paulo – Deus queira Manifestar Seu Poder – na minha Fraqueza e Debilidade
Ou como Pedro – Deus queira quebrar meu orgulho e me ensinar a ser humildade e me colocar na minha real posição de Servo que quando faz, não faz nada além do que devia fazer.
MAS SEJA QUAL FOR A RAZÃO OU O MOTIVO – UMA COISA É VERDADEIRA: SOMENTE DEUS ESTA NO CONTROLE ABSOLUTO DE TODAS AS COISAS.
AO DEUS ETERNO POREM SEJA A HONRA, A GLÓRIA, O LOUVOR E AS AÇÕES DE GRAÇAS.  HOJE E PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.  AMÉM!  AMÉM!


Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Evangelho Segundo Mateus (8.23-27): Mar da Galileia [sermão]
A BONDADE DE DEUS - Salmo 136 (sermão)
O GRANDE AMOR DE DEUS (sermão)
A MULHER À BEIRA DO POÇO
O HOMEM QUE QUERIA SABER MAIS
BETÂNIA: Um Lugar de Refrigério e Vida
SALMO 23.1 - O Cuidado Pastoral de Deus
OS PROFETAS E AS QUESTÕES SOCIAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário