quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Evangelho Segundo Mateus (8.23-27): Mar da Galileia [sermão]




300 Visualizações
            Alguns anos atrás eu assisti um filme que tratava sobre um grande cozinheiro japonês que esta perdendo o paladar, o que para ele era algo horrível. Uma das coisas mais prejudiciais que nos acontece ao passar dos anos da nossa Conversão - é que vamos perdendo gradativamente a capacidade de saborearmos os sabores inigualáveis da Palavra de Deus. Assim como aconteceu com os israelitas no deserto, quando enjoaram do Maná: chega de Maná! Quero outros sabores!
Quando lemos um texto como esse (Mt 8.23-27) bastante conhecido, na nossa mente vem: Outra vez! Novamente!
Para o nosso bem e para a nossa edificação, espero que esse registro evangélico, possa ser devidamente saboreado por cada um dos que vierem a ler! Que o Espírito Santo possa renovar e aplicar a Mensagem contida nesse texto evangélico, no coração e na vida de cada um leitor.
Razão do Texto
Vou contar um Segredo para vocês: Mateus e seus dois colegas evangélicos: MC e LC registram esse acontecimento, assim como todas as demais narrativas - para nos revelar quem é Jesus Cristo! Quando lemos os Evangelhos devemos sempre PROCURAR JESUS: o que esse texto evangélico ENSINA sobre a Pessoa e Obra de Jesus? Esta é a maneira correta de se ler as narrativas evangélicas. E depois de encontrarmos Jesus no texto, devemos fazer uma segunda pergunta: o que Jesus esta me ENSINANDO nesse texto? Nessa passagem evangélica que lemos temos, portanto dois Personagens: Jesus e os discípulos.
Vejamos primeiramente o que o texto nos ENSINA sobre Jesus:
SUA NATUREZA HUMANA
Após um longo e exaustivo dia de atividades, aproximando-se a noite, JESUS entra em um barco e ordena aos seus discípulos para que atravessem para o outro lado.
Eles estão às margens do chamado Mar da Galileia, que na verdade é um enorme lago (Genesaré) de água doce, com comprimento máximo de cerca de 19 km e largura máxima de cerca de 13 km. Assim que entra no barco, Jesus procura um lugar e deita- se ... ele está cansado e exaurido, pois havia passado quase o dia inteiro ensinando as pessoas às margens do grande lago - o sono vem rapidamente!
Jesus assumiu a Plenitude de nossa Humanidade!
Jesus foi gente igual a gente! De carne e osso.
Seu corpo tinha LIMITES!
O evangelista João resume a entrada de Jesus em nossa humanidade: “O Verbo (segunda Pessoa da Trindade) virou carne (gente) e habitou entre nós, revelando a todos nós a Graça e a Verdade de Deus”.
E Jesus assume plenamente a nossa Humanidade por duas razões:
- Em sua epistola aos Romanos o apóstolo Paulo explica a razão jurídica, pois para nos representar diante do tribunal de Deus ele precisava assumir a plenitude de nossa humanidade, assim como Adão fora o representa da raça humana decaída, Jesus Cristo se constitui o representante legal da Nova Humanidade que está sendo formada através dele.
- O escritor de Hebreus nos oferece a segunda razão da necessidade de Jesus em assumir nossa humanidade: para poder se identificar conosco – nas palavras do escritor bíblico: um Sumo Sacerdote que sabe o que é padecer... assim como toda raça humana sofre as consequências colaterais da queda (pecado), Jesus, apesar de não ter pecado em si, sofre intensamente toda a nossa fragilidade humana e é exposto a toda dor e sofrimento físico, emocional e espiritual (foi tentado ao extremo). De maneira que, se existe alguém que possa nos Compreender e Entender verdadeiramente - É Jesus!!!
Assim sendo, quando Jesus lançou o Convite: “Vinde a mim todos os que estão Cansados e Sobrecarregados e Eu os Aliviarei” – Jesus realmente sabia do que estava falando.
SUA NATUREZA DIVINA
Acordado pelos assustados discípulos, Jesus levanta-se, calmamente dirige-se à frente do barco e repreende a Tempestade: AQUIETA-SE! E a ruidosa tempestade emudece imediatamente. Assim como na Criação o Verbo foi ordenando: Haja....luz...terra...mar...vegetação...animais... E tudo vai sendo criado.... Da mesma maneira JESUS ordena ao mar e aos ventos ... e eles LHE obedecem!
Todos e cada um dos MILAGRES registrados nas páginas evangélicas tinham como propósito MAIOR – dar testemunho de que JESUS É DEUS!
De NADA vale as pessoas elogiarem Jesus e enaltecer Seus ensinos e até mesmo Seus Milagres, se não CREREM que Jesus é Deus. Tomé conviveu diariamente com Jesus. Viu e Ouviu tudo que Jesus fez e ensinou. Mas ainda não havia entendido que Jesus é Deus.... Mesmo diante do testemunho de seus companheiros e amigos.... ele continuou incrédulo... SOMENTE quando Jesus apareceu e pediu que colocasse o dedo nas feridas e no corte é que Tome cai ao chão e clama: SENHOR MEU E DEUS MEU!!
A primeira questão que você precisa responder diante deste texto é: QUEM É JESUS PARA VOCÊ? Se você não crê que Jesus é Deus... Qualquer outra resposta que você der de nada valerá para Salvação de sua Alma.... Os primeiros cristãos morreram porque creram Que JESUS CRISTO é DEUS/SENHOR Único a ser Adoração e Servido!
O QUE JESUS DESEJAVA ENSINAR AOS DISCÍPULOS
O segundo personagem desta narrativa são os discípulos. Eles representam cada um de nós que professamos a Fé em Jesus. Eles haviam “deixado tudo” para seguir a Jesus. Estavam caminhando com Jesus a um bom tempo e presenciaram inúmeros MILAGRES que Jesus fizera... E mais ainda, alguns deles (Pedro, Tiago, André e João) nasceram e viveram às margens desse Grande Lago da Galileia.
Quando Jesus os chamou ... eles estavam limpando suas redes... pois pescavam todas as noites naquelas águas.... As Tempestades eram comuns naquela região, pois o Mar da Galileia ficava cercado por grandes Montanhas - canalizando fortes ventos - que formavam rapidamente Grandes Tempestades.... Quantas Tempestades eles já haviam enfrentado em seus barcos?
A pergunta, portanto é: Por que entram em pânico? Por que acordam Jesus de forma tão abrupta? Por que dizem que vão morrer?
Primeiro: Eles superdimencionam a Tempestade.
Nós gostamos de fazer isso! Pegamos um problema - uma situação - um momento - e damos a ele uma DIMENSÃO que jamais teve... Quantas vezes nos APAVORAMOS com coisas que posteriormente revelam serem muito menores do que pareciam...
Temos a mania de olharmos nossos Problemas com uma grande lente de aumento! AH! VAMOS MORRER!!
Segundo: Não gostamos de Tempestades!
O fato de Jesus estar no barco com eles, fez com que eles pensassem que a travessia seria Tranquila e Sossegada... sem Tempestade - sem Problema... Mas para frustração deles, a Tempestade veio e veio de forma violenta. A forma e a pergunta com que acordam Jesus revelam essa frustração/decepção... NÃO SE IMPORTA QUE MORRAMOS? (Israelitas no deserto e Moisés: trouxe-nos aqui para morrermos de fome e de sede?).
Os problemas - sejam eles quais forem - SEMPRE nos irritam e nos frustram ... afinal pra que serve minha Fé? Aqui temos uma questão importante:
Afinal: JESUS MORREU na Cruz para nos dar uma vida aqui e agora — sem problemas — sem tempestades... OU ELE MORREU para nos Salvar e nos dar a Vida Eterna?? O salmista Asafe registra sua crise relacionada à esse dilema (SL 73) - Afinal, vale a pena ser crente?
Os problemas e adversidades nos frustram (como ocorre com os discípulos) porque AINDA não compreendemos o que realmente JESUS fez por nós na Cruz!
A nossa Fé é materialista e terrena demais.... e pouco celestial...
A nossa Fé é imediatista demais... e perdemos a dimensão da Eternidade.
Somos muito semelhantes ao Rico Insensato da parábola que Jesus contou, que perdendo a dimensão da Eternidade... preocupa-se apenas em Construir MAIORES CELEIROS para que? Naquela mesma noite estaria morto.
NÃO GOSTAMOS DE TEMPESTADES - Porque elas revelam nossas frustrações...
NÃO GOSTAMOS DE TEMPESTADES - Porque elas dimensionam o tamanho exato de nossa fé... [crentes de pequena/diminuta fé]...
NÃO GOSTAMOS DE TEMPESTADES - Porque elas demonstram que ainda não Conhecemos realmente quem é Jesus... “Quem é este? Que até o mar e os ventos lhe obedecem?".
A TEMPESTADE É A BIGORNA ONDE É FORJADA A FÉ GENUÍNA!
As Tempestades SEMPRE haverão de SURGIR... A Questão é: o quanto eu conheço Jesus?
Se eu sei quem é JESUS... Não haverá Tempestade grande demais....
O Ap. Paulo sabia disso: Pois eu Sei em quem tenho Crido e estou bem certo que Ele é Poderoso! É assim que você Crê?
CONCLUSÃO
O que esta passagem os ensina sobre Jesus? Que Ele é plenamente Humano e Plenamente Divino.
O que devemos aprender com Jesus nessa passagem? Que as Tempestades são inevitáveis e que as Tempestades provam a nossa Fé.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
A Síndrome da Cegueira (Reflexão)
Quatro Mulheres e a Vontade de Deus (Reflexão)
O Homem Que Queria Ver Jesus
(Re)aprendendo a Olhar o Outro
O Jovem Que Pensava Saber Tudo
Um Luto Que Termina em Festa
Tempus Fugit
A MULHER À BEIRA DO POÇO
O HOMEM QUE QUERIA SABER MAIS
O GRANDE AMOR DE DEUS
BETÂNIA: Um Lugar de Refrigério e Vida
SALMO 23.1 - O Cuidado Pastoral de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário