sexta-feira, 16 de maio de 2025

Leitura Devocional 1ª Epistola de João – As Três Maiores Ilusões do Ser Humano (1.6 – 2.2)

 

Há um ditado bem brasileiro que diz – “me engana que eu gosto” – e expressa o comportamento daquelas pessoas que se deixam iludir, sem se preocupar de verificar se de fato aquilo é verdadeiro e até mesmo quando constatado que se trata de uma inverdade, ela não muda sua diretriz, permanecendo no erro.

O velho apostolo João está tratando nesse início desta sua primeira correspondência sobre as três maior ilusões nas quais as pessoas vivem, e não estão interessadas em se desvincular delas. Vejamos cada uma delas:

É possível ter comunhão com Deus e ainda andar em pecado (1.6-7).

Muitas pessoas rejeitam a Cristo por acreditarem que são boas e que fazem o suficiente para merecer a salvação, assumindo que já são filhos de Deus. Esta forma equivocada de pensar gera resistência quando se afirma que, sem Cristo, não há salvação ou verdadeira comunhão com Deus.

O mundo está em trevas e, por causa do pecado, o ser humano não consegue enxergar Deus claramente. Isso explica por que tantos vivem na idolatria e na confusão espiritual. Assim como o cego curado por Jesus teve sua visão restaurada após obedecer (João 9.1-7), somente em Cristo o ser humano pode ver a Deus plenamente.

Nenhuma tecnologia, ciência ou intelecto humano pode alcançar o conhecimento verdadeiro de Deus por conta própria. João enfatiza que Deus precisou vir ao mundo e se revelar à humanidade. Jesus disse: "Quem vê a mim, vê o Pai que me enviou" (João 14.9).

Paulo observou na Grécia que "Ao passar e contemplar as vossas devoções, encontrei um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO" (Atos 17.23). Em seu registro evangélico o próprio João declarou: "E a luz brilha nas trevas, e as trevas não a compreenderam" (João 1.5)

Muitos acreditam que podem ter Comunhão com Deus, e manter suas práticas pecaminosas. Cumprir ritos religiosos não substitui uma vida comprometida com a luz divina. A Bíblia é clara: Se alguém diz que está salvo e vive nas trevas, está mentindo. Deus é luz, e quem anda nas trevas não está em comunhão com Ele. Luz e trevas não podem coexistir. Pois onde há luz não há trevas, e onde impera as trevas há completa ausência de luz.

O conceito de trevas refere-se à ausência de fótons. Quando fótons (partículas de luz) estão presentes, há iluminação; quando estão ausentes, há escuridão.

Assim, se uma fonte de luz estiver presente, a escuridão não pode "permanecer"; ela se dissipa proporcionalmente à quantidade de luz emitida. Portanto, na física, luz e trevas são opostas, mas não coexistem no mesmo espaço ao mesmo tempo. João está utilizando esta verdade para ilustrar o princípio espiritual.

Desta forma você tem que escolher entre andar na luz, vivendo em compromisso com a Palavra de Deus e sendo moldado por ela, ou viver pelos padrões desta sociedade depravada e sendo moldado por ela. Ou você está cada dia mais parecido com Cristo, ou está cada dia mais semelhante a este mundo que jaz no maligno.

O ser humano não é totalmente pecador e depravado (1.8-9)

Paulo ensina que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23). A solução providenciada por Deus é clara: "Se admitirmos/confessarmos livremente que pecamos, achamos Deus totalmente confiável e direto – Ele perdoa nossos pecados e nos torna completamente limpos de tudo o que é mau" (1 João 1.9).

O sangue de Jesus purifica constantemente aqueles que vivem em comunhão com Ele. Como no exemplo do rei Davi, o arrependimento sincero resulta em perdão total e restauração diante de Deus. Por outro lado, os que camuflam seus pecados apodrecem seus ossos, suas vidas secam e volta ao pó.

A pessoa pode se tornar justa e sem pecado por conta própria (1.10-2.2)

Nada tem levado mais pessoas ao inferno do que esta inverdade. Enquanto a pessoa nega seu pecado, ela não percebe sua necessidade de um Salvador. Alguém escreveu no muro – Jesus é a resposta – no dia seguinte outra pessoa escreveu – e qual é a pergunta? Se uma pessoa não sabe a pergunta ela jamais vai procurar uma resposta.

Jesus afirmou: "Os que não estão doentes não precisam de médico, mas os que estão doentes sim" (Mateus 9.12). E em outra ocasião: "Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento" (Lucas 5.32), e por fim "O Filho do homem veio buscar e salvar o que se perdeu" (Lucas 19.10).

A verdadeira comunhão com Deus exige reconhecer e confessar os pecados,

orar, louvar e buscar a Deus continuamente (e não apenas nos domingos).

Conclusão

O Evangelho é para aqueles que reconhecem sua necessidade de salvação. Quem deseja ter comunhão com Deus precisa abandonar as ilusões falsas, aceitando com exclusividade a graça redentora oferecida unicamente por Jesus.

VAMOS ORAR!

Meu Deus! Que eu possa ver a minha necessidade diária de perdão.

Limpe e purifique minha mente e coração,

para que possa viver na Tua presença,

e ter alegria em fazer a Tua vontade.

Em nome de Jesus. Amém

 

Utilização livre desde que citando a fonte

Guedes, Ivan Pereira

Mestre em Ciências da Religião.

me.ivanguedes@gmail.com

Outro Blog

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


 

Artigos Relacionados

Leitura Devocional 1ª Epistola de João – Testemunho Pessoal e Ocular (1.1-4)

https://reflexaoipg.blogspot.com/2024/08/leitura-devocional-1-epistola-de-joao.html?spref=tw

Leitura Devocional 1ª Epistola de João – O Perigo e a Refutação do Gnosticismo (1.3-6)

https://reflexaoipg.blogspot.com/2024/11/leitura-devocional-1-epistola-de-joao-o.html?spref=tw

Exegese João 4.24 - Análise Histórica do Texto

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/exegese-de-joao-424.html

Exegese João 4.24 – Autoria do Quarto Evangelho

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/exegese-de-joao-424.html

Evangelho de João. Contexto Religioso

http.//reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/nt-evangelho-joao-contexto-religioso.html

A Cristologia no Evangelho Segundo João

http.//reflexaoipg.blogspot.com/2017/07/a-cristologia-no-evangelho-segundo-joao.html?spref=tw

Vocabulário Bíblico – Evangelho

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/vocabulario-biblico-evangelho.html

Referências Bibliográficas

CALVINO, João. Comentário das Epístolas Gerais. Traduzido por Valter Graciano Martins. São Paulo: Editora Fiel, 2015. (Série Comentários Bíblicos).

HENDRIKSEN, Guillermo. Juan – comentário del Nuevo Testamento. Michigan: Subcomission Literatura Cristiana de la Iglesia Cristiana Reformada, 1980.

MORRIS, Henry M. The New Defender's Study Bible. Nashville, TN: World Publishing, 2006.

PACK, Frank. O Evangelho Segundo João. São Paulo: Vida Cristã, 1983.

ROBERTSON, Archibald Thomas. The Robertson's Word Pictures of the New Testament. Broadman Press, 1932, 1933 [1960].

STOTT, John R.W. I, II, e III João – Introdução e Comentário. São Paulo: Edições Vida Nova, 1982.

TENNEY, Merrill C. O Novo Testamento – sua origem e análise. 2ª ed. São Paulo: Vida Nova, 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário