sábado, 18 de dezembro de 2021

Lendo o Livro da Criação (Salmo 19.1-6)



A leitura dos Salmos nos faz pensar em Deus o tempo todo. Em cada um destes extraordinários cântico-oração encontramos novas e maravilhosas revelações sobre Deus!

O salmista consegue enxergar Deus em todas e quaisquer situações e circunstâncias da sua vida: quando está feliz ou triste (Deus); quando está forte ou abatido (Deus); quando em paz ou guerra (Deus); quando entre amigos ou inimigos (Deus)...sempre Deus...Deus o tempo todo!

Nesse Salmo 19 Deus se revela a nós em dois maravilhosos LIVROS – o da Criação (19.1-6) e o da Torah Escrituras, Bíblia (19.7-11).

O primeiro Livro é sem palavras...o segundo é através das Palavras.

Os céus declaram a glória de Deus: literalmente, os céus estão narrando a glória de Deus – aqui o salmista usa o nome mais comum El, "o Poderoso" - o Deus da Criação – provavelmente para se fazer entendido pelos não judeus (cf. Sl 18.49) onde ele declara que deseja comunicar a todas as pessoas (povos) as grandesas de Deus.

O ap. Paulo na abertura de sua carta aos Romanos (1.20) faz essa declaração: “Pois seus [Deus] atributos invisíveis, ou seja, seu eterno poder e sua natureza divina têm sido claramente percebidos (poderíamos dizer lidos), desde a criação do mundo, nas coisas que foram feitas. Então, eles (quer judeus ou gentios) não têm desculpas”.

Há um ditado popular que diz: O maior cego é aquela pessoa que não quer ver – de maneira que o Ateu quando nega a existência de Deus, bem como todos aqueles que ignoram e vivem como se Deus não existisse – são cegos – e, portanto, analfabetos – pois não conseguem ver (ou não querem) e não conseguem ler o livro sem palavras da Criação, que permanece aberto e disponível, permanentemente, todos os dias de suas vidas, desde quando nascem até quando morrem.

Como crentes nós não somente podemos, mas devemos contemplar (ler) este precioso Livro da Criação todos os dias. A leitura diária deste Livro não apenas alimenta nossa alma, como também produz em nós uma mente mais saudável e menos neuróticas.

Nada é mais saudável para nós do que em meio ao caos social que viemos, com sua violência gratuita, pandemias que se tornam intermináveis, corrupção descarada, justiça distorcida e favorável ao crime, iniciarmos e concluirmos o nosso dia-a-dia lendo (contemplando) o Livro da Criação. Procurando e encontrando em cada detalhe, grande ou pequeno, a perfeita criatividade harmônica com a qual Deus trouxe à existência esta multiforme Criação, incluindo eu e você! Em cada flor simples no jardim ou em uma enorme árvore na praça, em cada criança ou adulto podemos ver o poder criativo de Deus.

O Deus que Criou, trouxe à existência, os Céus e a Terra, o Sol e as Estrelas e incontáveis planetas (os cientistas não encontraram o fim do Universo) ...esse Deus ... é o nosso Deus.

O Poder da Criação (conjunto Voz da Verdade)

Eu vejo o dia clarear / Eu vejo o rio que corre pro mar

Eu vejo o sol que sai do horizonte / Não há que conte melhor a beleza de Deus

Que os próprios olhos que veem o poder da criação

Foi Ele quem fez os céus e a terra e o firmamento

Deu força ao vento e beleza à flor / Foi Ele quem fez a luz e o poder do amor

Fez o homem à imagem do seu Criador.

Você deseja ter uma vida saudável? Uma boa receita é contemplar (Ler) o Livro da Criação pela Manhã, ao Meio Dia e à Noite!

Veja o que o Salmista declara no verso 2

Um Dia profere palavrasliteralmentederrama palavras, como de uma fonte inesgotável – uma cachoeira. Cada dia presta seu testemunho ao próximo e, assim, o fluxo segue sem nunca ser interrompido

DEUS FALA TODOS OS DIAS, mas nós muitas vezes estamos completamente SURDOS – nossos ouvidos estão ENTUPIDOS por outros SONS – preocupações, ansiedades, interesses das coisas deste mundo........

Podemos resumir os versos 4,5 e 6 = não há um único lugar em que o ser humano possa ira (de uma extremidade a outra desse planeta) e até mesmo fora dele (espaço) que não possa contemplar a Criação de Deus.

Em outro Salmo ele escreve: Em lugar algum conseguirei me esconder de Ti, meu Deus! Se eu subir bem alto em direção ao céu Tu estás lá; se eu descer ao mais profundo abismo, lá também Te encontrarei.

Se tivéssemos ouvidos para ouvir, [esse é o estribilho no Apocalipse] perceberíamos que as coisas que acontecem no dia a dia proclamam a presença e o poder de Deus. E mesmo a noite, com seu silêncio impressionante, revelam a glória e o poder de Deus.

"Não há pessoas em nenhum lugar da terra, independentemente da língua/idioma que usem que estejam além do alcance do que os céus continuamente dizem aos ouvidos de todas as pessoas”.

Mesmo um Robson Crusoé, sozinho em uma ilha, no meio do oceano, pode ouvir a Criação de Deus. Mesmo uma pessoa completamente analfabeta e iletrada, destituído de qualquer senso cultural, pode perfeitamente ler esse Livro da Criação de Deus.

 

Senhor meu Deus, quando eu maravilhado, / Os grandes feitos vejo da tua mão,

Estrelas, mundos e trovões rolando, / A proclamar teu nome na amplidão;

Canta minh'alma, então, a ti, Senhor: Grandioso és tu, grandioso és tu!

Canta minh'alma, então, a ti Senhor: Grandioso és tu, grandioso és tu!

 

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

 

Artigo Relacionado

Salmos: Anatomia da Alma

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/10/salmos-anatomia-da-alma.html

Classificação dos Salmos

https://reflexaoipg.blogspot.com/2017/06/classificacao-dos-salmos.html

A Bondade de Deus - Salmo 136

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/a-bondade-de-deus-salmo-136.html 

O Cuidado Pastoral de Deus - Salmo 23.1

http://reflexaoipg.blogspot.com/2016/09/salmo-231-o-cuidado-pastoral-de-deus.html?spref=tw

Salmo 119 - Introdução Geral

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/03/salmo-119-introducao-geral.html

Livros Poéticos e de Sabedoria - Introdução Geral

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/os-livros-poeticos-e-de-sabedoria.html

Famosos Cânticos Bíblicos (fora do Saltério)

https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/10/famosos-canticos-biblicos-fora-do.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário