A história de um velho rei e
uma bela jovem solteira. Abisague é um personagem bíblico silencioso envolvido
na história da luta pelo poder entre os filhos do rei Davi imediatamente antes
e depois da morte de Davi. Não se sabe muito sobre ela, sua idade, sua família
e o que ela fez enquanto viveu no palácio real com Davi. Seu nome é encontrado
também com a grafia de Abisag, (do hebraico אֲבִישַׁג [Avishag], que significa
“meu pai é um nômade”.) sendo natural
da cidade de Suném e sua história é narrada no Primeiro Livro dos Reis. Todavia,
há poucos detalhes sobre sua participação na trama histórica da sucessão do
trono de Davi em que foi envolvida.
A história bíblica não e
ficcional, mas esta estabelecida em fatos reais. Davi não foi um super-homem,
mas uma pessoa que além de rei teve que enfrentar uma série de problemáticas de
ordem pessoal e familiar. A jovem Abisague é inserida nessa história no transcorrer
dos últimos dias da vida de Davi, agora com idade avançada e com problemas de
saúde. Na medida em que o tempo vai passando Davi tem abrir mão de várias
atividades reais, incluindo de liderar o exercito quando em guerra. Desta forma
cria-se uma situação muito delicada e explosiva – quem vai sucedê-lo no trono e
dois nomes estão na disputa, nos bastidores palacianos.
A
jovem de Suném
É
neste momento de muita pressão politica que entra em cena, ou melhor, é trazida
à cena, uma jovem de nome Abisague, do vilarejo de Suném, ao norte de Jezreel e
do monte Gilboa, no território de Issacar. (Josué 19.17-23), que foi o local
onde os filisteus acamparam antes da batalha contra o rei Saul em Gilboa. Dois
termos são utilizados para identificar a jovem e sua condição como mulher - na'arāh,
uma palavra hebraica que indica uma jovem em idade de casar e o outro termo é betûlāh,
que indica que além de jovem e solteira não havia ainda tido relações sexuais
(virgem). É descrita também como sendo de beleza encantadora. A narrativa
bíblica se cala em declarar se ela se tornou uma das esposas e/ou concubina do
rei, mas que ela viveu os dias agitados do final do reinado de Davi, com todas
as suas tramas e reviravoltas da sucessão do trono.
Na
medida em que essa jovem interiorana vai convivendo na intimidade cotidiana do
rei ela passa a ser vista como alguém que possa fazer pender a balança da
sucessão entre Salomão e seu meio irmão Adonias. Enquanto Davi estava vivo ela
tem uma participação mais ativa, e mesmo após a morte do rei ela continua
participando do drama sucessório, pois o jogo político sempre foi cruel e
sanguinário.
Abisague
e Davi
Como mencionado acima à
participação dessa jovem na história bíblica se passa durante os dias finais do
reinado de Davi. Ele havia assumido o trono, após a morte do rei Saul, com aproximadamente
trinta anos reinou sobre a nação israelita por quarenta anos (2Samuel 5.4), de
maneira que o rei estava com aproximadamente setenta anos. Davi exerceu um
papel fundamental não apenas na estabilidade do reino, mas também em sua
expansão territorial, com suas sucessivas vitórias contra seus inimigos. Essa
inteligência e força física, que tanto lhe ajudaram, agora com a chegada da
velhice, começam a declinar rapidamente.
A preocupação com as
condições declinantes de Davi fica evidente no fato de que seus liderados e que
perfaziam a guarda pessoal do rei, lhe recomendaram que não se fizesse mais
presente em meio às batalhas, visto que na última o rei havia quase havia sido
morto, por um guerreiro chamado Isbibenob, descendente dos gigantes. Mas no
momento derradeiro Abisai, um de seus comandantes, veio em seu socorro e
venceram o inimigo. Após esse incidente eles disseram literalmente a Davi: “Nunca mais sairás conosco à batalha, para
que a lâmpada de Israel não se apague” (2Samuel 21.17). Eles estavam
preocupados com seu bem-estar e temiam que ele pudesse ser morto em batalha.
Com
o passar dos anos o corpo de Davi perdeu a capacidade de se aquecer, mesmo
quando bem agasalhado (1Reis 1.1), provavelmente alguma enfermidade relacionada
à circulação sanguínea ou alguma outra não identificada. Com o rigor do frio no
inverno isso se tornou um problema, pois poderia evoluir para uma pneumonia.
Diante
desse quadro declinante das condições de saúde do rei chegou-se à conclusão de
que uma medida precisa ser tomada. Então o procuraram e disseram: “É preciso encontrar uma jovem virgem para
nosso amo, o rei, para cuidar das necessidades do rei e servir como sua ama.
Ela também pode dormir com você e manter nosso mestre, o rei, aquecido” (1
Reis 1.2).
Esse
pequeno texto é um prato cheio para os futriqueiros de textos bíblicos de
plantão. O historiador está registrando os fatos como aconteceram e seguindo
costumes que vigoravam naqueles dias e que hoje não são mais aprováveis. A
expressão “não a conhecia”, para alguns
interpretes significa que a jovem não foi inserida entre as concubinas do rei e,
portanto, não implica no fato de que Davi estivesse com problemas de impotência
sexual. Para eles Abisague não foi trazida para o palácio para ter relações
sexuais com o rei Davi.
É
preciso esclarecer que está questão sexual do rei não era apenas em relação ao
prazer dele, mas estava ligado também à sua capacidade viril ou sua força física
(GRAY 1970, p. 77). Sendo assim ao trazerem a jovem para as dependências do palácio
colocava-se em xeque a capacidade viril do rei. Desta forma a expressão “não a conhecia”
toma uma conotação sexual de impotência. A conclusão óbvia é de que o rei não
tinha mais condições físicas para exercer suas funções reais e precisava-se
estabelecer um sucessor. Quaisquer outras discussões do texto são meras
especulações, que em muitas das vezes servem apenas para depreciar a narrativa
bíblica. A partir deste ponto a presença de Abisague torna-se uma questão
politica explosiva.
Abisague
e Adonias
O
contexto é a disputa pela sucessão do trono entre Salomão (filho de Bete-Seba)
e seu meio-irmão Adonias (filho de sua quarta esposa, Hagite). Na
lógica de Adonias, com as mortes de seus outros irmãos Amom e Absalão, e provavelmente
Quileabe, ele torna-se o próximo na sucessão ao trono, de maneira que começa a
mexer as peças do tabuleiro sucessório, fazendo uma reunião com líderes
militares e religiosos onde se declara como o sucessor imediato ao trono (1Reis
1.5), pois imaginava que a morte de Davi era eminente. Nesse comportamento ele
se assemelha ao seu outro meio irmão Absalão, que acabou tendo um fim trágico.
Mas os planos de Adonias foram frustrados, pois Davi sendo influenciado por
Bete-Seba e o velho profeta Natã antecipa o processo sucessório e declara
Salomão como o novo rei. O texto diz explicitamente que a jovem Abisague está
presente na sala quando Bate-Seba e Davi conversam sobre a sucessão ao trono e,
portanto, torna-se testemunha da decisão do rei.
Mas
Adonias era persistente em sua sanha ao poder e após os cerimoniais e posse de
Salomão, ele investe agora na rainha mãe Bate-Seba. Em sua audiência ele faz um
pedido aparentemente inocente: “Você sabe
que o reinado ia tornar-se meu e que foi em mim que todo o Israel fixou a sua
face para eu me tornar rei; porém, o reino mudou e passou a ser de meu irmão,
pois era dele da parte do Senhor. E agora tenho um pedido a fazer a você; não
me recuse”. E continuou ele: “Por
favor, peça ao rei Salomão - ele não recusará - que me dê Abisague, a sunamita,
como minha esposa”. Bate-Seba disse: 'Muito bem; Falarei ao rei em seu nome
'”(1 Reis 2.13–18).
Mas
as reais intenções de Adonias era utilizar-se desse casamento para tomar o
trono. Adonias não havia engolido o fato de Davi ter nomeado Salomão como rei.
O pedido de Adonias tinha dupla intensão: reivindicar o trono e expor a rainha
mãe como traidora. Ele não estava sozinho nesse plano, pois tinha dois aliados
de peso - Abiatar (sacerdote) e por Joabe, filho de Zeruia - irmã de Davi, o
principal comandante do exército de Davi ao longo de seu reinado (1Crônicas
2.15-16), e irmão de Abisai e Asael (2Samuel 2.18) igualmente comandantes do
exército do rei Davi”. (1Reis 2.22). Portanto, Adonias tinha apoio religioso e
militar. Mas não teve apoio de outras lideranças influentes junto a Davi como o
sumo sacerdote Zadoque, o profeta Natã, de Simei, Reí e dos valentes de Davi,
que sempre estiveram ao lado do rei e viam em Salomão uma melhor solução para o
reino.
Entretanto,
o jogo de Adonias vai acabar mal para ele. Bete-Seba coloca diante de Salomão o
pedido de Adonias, mas ela faz questão de fazê-lo em um lugar público, na sala
do trono, na frente de testemunhas. E Salomão reage da única maneira possível
para salvar seu governo. Salomão tinha consciência dos movimentos políticos de
seu meio-irmão e conhecia bem seu caráter e ambições. Embora Davi não tenha
tido relações com ela, Abisague era considerada sua concubina e, segundo os
costumes da época, ela seria propriedade apenas do herdeiro legal de Davi. Portanto,
Salomão sabe que no pedido de Adonias se esconde sua reivindicação ao trono e
que essa situação permaneceria enquanto vivesse. A decisão de Salomão é radical
– cortar o mal pela raiz: “E agora eu
juro pelo nome do Senhor, que me estabeleceu no trono de meu pai Davi, e,
conforme prometeu, fundou uma dinastia para mim, que hoje mesmo Adonias será
morto! (1Reis 2.24-25).
Conclusão
O relato envolvendo a jovem Abisague
reflete o contexto da vida das mulheres naqueles tempos. Abisague fora tirada
da casa de seus pais e se viu morando no palácio real com todas as suas
tensões. Seus sonhos e planos foram mudados radicalmente. Nós não ouvimos a voz
dela em nenhum momento, pois as decisões que a envolviam eram sempre decidido
por outras vozes, predominantemente masculinas, ainda que certamente Bete-Seba
tenha aconselhado ela em algum momento, como sendo uma mulher mais velha e
experiente do jogo politico palaciana.
Fazer de Abisague um objeto
sexual para um rei velho é empobrecer demais a narrativa histórica e desfigurar
completamente o caráter dessa jovem, cujo texto não deixa transparecer qualquer
atitude moral ou ética negativa por parte dela. Ela soube se equilibrar em meio
a um período extremamente delicado e tenso dos bastidores palaciano. Ela havia
sido trazida para ajudar Davi a manter o controle do trono, mas as condições físicas
dele estavam além de sua ajuda.
Assim como Abisague podemos ser envolvidos em muitas circunstâncias das quais nós não temos o mínimo controle. Quando isso acontece devemos nos manter sóbrios, prudentes e orarmos para que Deus nos dê sempre discernimento do nosso papel a ser desempenhado. A narrativa bíblica não nos informa o que aconteceu com ela, mas também não diz que ela sofreu qualquer consequência das tramas orquestradas por Adonias.
Utilização
livre desde que citando a fonteGuedes, Ivan PereiraMestre em
Ciências da Religião.me.ivanguedes@gmail.comOutro BlogHistoriologia Protestante
Leitura & Reflexão Bíblica: Êxodo Capítulo 1
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Síntese Bíblica – Êxodo
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Pentateuco: Introdução Geral
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Abraão em Três Tempos: Judaísmo.
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