terça-feira, 3 de dezembro de 2019

BÍBLIA CAPÍTULO A CAPÍTULO – Epístola aos Gálatas 1


"Cristo nos redimiu da maldição da Lei, tornando-se uma maldição para nós ..." (Gálatas 3.13).[1]

            O objetivo dessa série é adquirirmos uma visão panorâmica do conteúdo de cada livro bíblico explorando capítulo a capítulo. Vamos explorar juntos!
A epístola aos Gálatas[2] foi provavelmente a primeira correspondência escrita pelo apóstolo Paulo a uma das muitas comunidades que ele havia iniciando durante sua primeira viagem missionária. Esta correspondência tem o tom pessoal, portanto está carregada de intensidade emocional. É uma das correspondências mais ardentes e apaixonadas de Paulo. O melhor de tudo é que Gálatas é um dos livros mais profundos quando se trata de entender a natureza e o processo da salvação. Sem mais tardar vamos para o primeiro capítulo desta epístola importante para a igreja primitiva e para a Igreja de todos os tempos.
Explorando
Paulo estabeleceu a comunidade cristã na região da Galácia durante suas primeiras viagens missionárias. Depois de deixar a área, ele escreveu a carta aos Gálatas, pois, depois de sua saída algumas pessoas adentram no meio deles e começaram a ensinar coisas estranhas à mensagem evangélica que o apóstolo lhes havia anunciado.
Paulo começou a carta identificando-se como autor, o que é importante. Algumas epístolas do Segundo Testamento não são tão claras em identificar seu autor, mas Paulo se certificou de que seus destinatários soubessem que o conteúdo da correspondência era dele. O restante dos cinco primeiros versículos é uma saudação padrão para o seu dia.
Nos versículos 6-7, Paulo expressa o principal motivo de sua correspondência:
Estou surpreso que vocês estejam tão longe daquele que os chamou pela graça de Cristo e tão rapidamente se voltam para um evangelho diferente não que exista outro evangelho, mas há quem os perturbem e querem mudar as boas novas sobre o Messias.
O que havia acontecido é que depois que Paulo partiu da Galácia, um grupo de “cristãos” judeus entrou na região e começou a repudiar o evangelho da salvação [unicamente pela graça] que Paulo havia pregado. Essas pessoas eram frequentemente chamadas de "judaizantes" porque alegavam que os discípulos de Jesus deveriam continuar a cumprir todas as regras da lei do Primeiro Testamento - incluindo circuncisão, sacrifício, cumprimento de dias santos e mais.
Quando isso chega ao conhecimento de Paulo sua reação é imediata, pois ele era completamente contra a mensagem dos judaizantes. O apóstolo identificou imediatamente o que aqueles falsos mestres estavam querendo fazer, transformar o Evangelho [da graça] em um processo de salvação através de obras [da Lei]. De fato, os judaizantes desejavam trazer o movimento cristão de volta a uma forma legalista do judaísmo.
Por essa razão, Paulo gasta as primeiras linhas dessa correspondência  [capítulo 1] estabelecendo sua autoridade e qualificações como apóstolo de Jesus. Paulo recebeu a mensagem do evangelho diretamente de Jesus em um encontro sobrenatural (ver Atos 9.1-9).
Paulo havia passado a maior parte de sua vida como estudante da Lei do Primeiro Testamento. Ele era um judeu zeloso, um fariseu, e dedicara sua vida a seguir o mesmo sistema que os judaizantes agora ensinavam. Desta forma, poucos conheciam como ele o fracasso desse sistema legalista, especialmente à luz da morte e ressurreição de Jesus.
É por esta razão que Paulo usou Gálatas 1.11-24 para explicar sua conversão no caminho para Damasco, seu contato direto com Pedro e os outros apóstolos em Jerusalém e seu trabalho anterior de ensinar a mensagem do evangelho na Síria e na Cilicia.
Verso Central
Como já dissemos, repito: Se alguém lhe anunciar um evangelho contrário ao do que vocês receberam [através de mim], que a maldição esteja com ele! (Gálatas 1.9).
Paulo havia ensinado fielmente o evangelho àqueles primeiros cristãos da Galácia. Ele proclamou a verdade de que Jesus Cristo estava morto e ressuscitou, para que todos os homens pudessem experimentar a salvação e o perdão dos pecados como um presente gracioso recebido pela fé - não como algo que eles poderiam ganhar através de boas obras [esforço próprio]. E se tinha algo que Paulo não tolerava era aqueles que tentavam negar ou corromper a verdade.
Aprendendo
v  Como comentamos acima, o tema central deste capítulo é a repreensão de Paulo aos Gálatas por dar ouvidos as ideias corruptas dos judaizantes. Paulo queria que não houvesse mal-entendido - o evangelho que ele havia anunciado/ensinado a eles era a única verdade, qualquer outro evangelho se constituía em uma nefasta distorção da mensagem original.
v  Paulo deixou claro sua credibilidade como apóstolo de Jesus Cristo, pois uma das maneiras pelas quais os judaizantes tentaram desautorizar o ensino evangélico de Paulo era a de minar sua autoridade e desacreditar seu caráter apostólico.
v  Os judaizantes muitas vezes tentaram intimidar aqueles cristãos gentios e, portanto nada conheciam da mensagem do Primeiro Testamento (Torá/Lei) tentando impressioná-los com sua familiaridade e conhecimento das Escrituras.
v  Paulo queria ter certeza de que os gálatas entendessem que ele tinha mais conhecimento da lei judaica do que qualquer um dos judaizantes. Além disso, ele havia recebido uma revelação direta de Jesus Cristo sobre a mensagem do evangelho – e foi essa a mesma mensagem que ele havia lhes ensinado, sem qualquer mudança ou distorção.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Paulo: Suas Orações (Gálatas 6.18)
Paulo: Suas Orações – Introdução
Paulo e Suas Epístolas: Autoria e datas conservadoras e liberais
PAULO: Informações Biográficas
PAULO - Sua Conversão
NT – Epístolas Paulinas
O MUNDO DO APOSTOLO PAULO: Estrutura Familiar

Referências Bibliográficas
BARCLAY, William. El Nuevo Testamento comentado. Buenos Aires (Argentina), Asociación Editorial la Aurora, 1974.
BROWN, Raymond. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2004 (Coleção Bíblia e história Série Maior).
CARSON, D. A., MOO, Douglas J. e MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Ed. Vida Nova, 2007.
CATRON, James L. R. Nuevo Testamento - panorámica general. EUA: Editorial ECS Ministries, 2010. [1ª Ed. Digital].
COLLINS, R. F. Latters that Paul did not write (Wilmington, Glazier, 1988).
GUTHRIE, Donald. Gálatas – Introdução e Comentário.  São Paulo: Vida Nova, 2008.
HALE, Broadus David. Introdução ao estudo do Novo Testamento. Trad. Cláudio Vital de Souza. Rio de Janeiro: JUERP, 1983.
HARRISON, Everett F. Introducción al Nuevo Testamento. Traducido por Norberto Wolf. Michigan: Subcomisión Literatura Cristiana déla Iglesia Cristiana Reformada, 1987.
HAWTHORNE, Gerald F. e MARTIN, Ralph P. e REID, Daniel G. (Org.). Dicionário de Paulo e suas cartas. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
REUSS, Eduard. The sacred scriptures of the New Testament, v. 1. Boston: Houghton, Mifflin e Company, 1884.
TENNEY, Merrill C. Gálatas – Escritura da Liberdade Cristã. São Paulo: Vida Nova, 1967.
WENHAM, G. J. e Outros. Nuevo comentario biblico siglo veintiuno - Nuevo Testamento. Espanha: Editorial Mundo Hispano, 2003.  





[2] O termo Galácia foi usado tanto como étnico quanto político na época de Paulo. Poderia se referir a duas regiões distintas do Oriente Médio - o que os estudiosos modernos chamam de "Galácia do Norte" e "Galácia do Sul". A nossa opção é pela Galácia do Sul, pois entendemos que essa e não aos tessalonicenses se constitui na primeira correspondência paulina das que foram preservadas no cânon neotestamentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário