Apenas dois evangelistas nos
fornecem informações com relação ao nascimento e primeiros anos de Jesus - Mateus e
Lucas.
Nesta pequena série proponho examinarmos os relatos lucano, ainda que em alguns
momentos tenhamos que citar e/ou comparar as informações do relato de Mateus.
O Evangelho da Infância
Lucas utiliza as primeiras páginas
de sua narrativa evangélica para celebrar a maior e mais extraordinária
manifestação do amor de Deus em favor dos seres humanos - o
nascimento de Jesus. A sua narrativa reproduz uma atmosfera de louvor e
de ações de graça que certamente esta impregnada na mente e no coração de todos
os cristãos.
Somos convidados por Lucas para
acompanharmos os eventos envolvendo o querido casal Maria e José desde o
anuncio angelical; a participarmos do momento único quando os pastores
contemplam o recém-nascido Salvador, deitado naquela humilde estrebaria;
igualmente podemos contemplar, e com um pouco de imaginação ouvir, o coro
angelical que entoam louvor e adoração pelo nascimento de Jesus o Salvador.
O propósito de Lucas não é
biográfico, ou seja, ele não pretende investigar minuciosamente cada detalhe
das origens de Jesus. Sua intenção é proporcionar aos seus leitores, desde as
primeiras linhas, informações claras de que Jesus é o Salvador. Portanto, estes
dois capítulos são textos saturados de teologia,[1] que expressam de forma maravilhosa a fé do evangelista e
das primeiras comunidades cristãs espalhadas por todo o Império Romano na segunda
metade do século primeiro da era cristã.
Nestes
relatos Lucas pinta sete extraordinários quadros natalinos:
- Anunciação a Zacarias (1.5-25)
-
Anunciação a Maria (1.26-38)
- Encontro de Maria e Isabel (1.39-56)
-
Nascimento e circuncisão de João Batista (1.57-80)
- Nascimento e circuncisão de Jesus (2.1-21)
-
Apresentação de Jesus no templo de Jerusalém (2.22-40)
- Jesus aos doze anos no templo de Jerusalém (2.41-52)
Nos próximos artigos iremos apreciar
cada um destes maravilhosos quadros, que compõem esta incomparável Galeria
Natalina de Lucas - você é meu convidado especial.
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes,
Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
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Contexto
Histórico dos Evangelhos
Referências
Bibliográficas
ASH,
Anthony Lee. O Evangelho Segundo Lucas. Tradução Neyd V.
Siqueira. São Paulo: Editora Vida Cristã, 1980.
BETTENCOURT,
Estevão. Para Entender os Evangelhos. Rio de Janeiro: Agir,
1960.
CARSON
D. A., DOUGLAS, J. Moo & MORRIS, Leon. Introdução ao Novo
Testamento. São Paulo: ed. Vida Nova, 1997.
CASALEGNO,
Alberto. Lucas – a caminho com Jesus missionário. São Paulo:
Edições Loyola, 2003.
CHAMPLIN,
Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado – versículo por
versículo, v. II. São Paulo: Millenium, 1987.
________________________. Enciclopédia
de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.3. São Paulo: Candeia, 1995.
LEAL,
João. Os Evangelhos e a Crítica Moderna. Porto: Livraria Apostolado
da Imprensa, 1945.
MORRIS,
Leon L. Lucas – introdução e comentário. São Paulo: Edições
Vida Nova, 2008. [Série Cultura Cristã].
TENNEY,
Merrill C. O Novo Testamento - sua origem e análise, 2a ed. São
Paulo: Vida Nova, 1972.
[1] Isto não significa que Lucas não
tenha preocupações históricas, ao contrário, ele procura localizar todos os
acontecimentos da natividade no mapa histórico de seus dias. Cada uma de suas
referências históricas tem sido examinadas e poucos críticos, em sua maioria
racionalista, questionam sua veracidade.
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