quarta-feira, 13 de novembro de 2024

APOCALISE - Visão Inaugural e Comissionamento (1.9-20)

O livro começa com uma declaração sobre a origem e transmissão da revelação de Deus através de Jesus Cristo que envia um anjo (mensageiro) a João na Ilha de Patmos, que por sua vez tem que dar a conhecer aos outros. Versos 1-3 formam um prefácio ao livro inteiro. Explica primeiro como a revelação ocorreu e qual é o seu propósito, e então pronúncia uma bênção sobre aqueles que eles leem e ouvem as palavras deste livro com uma atitude obediente.

Nos versos seguintes (4-8) João faz as saudações habituais aos leitores/ouvintes e conclui com uma doxologia dupla, a primeira de outras que irão a um crescente.

Visão Inaugural e Comissão a Escrever (1.9-20).

Nestes versos de 9 a 20 João vai se identificar com seus leitores-ouvintes. Ele é um servo de Cristo e irmão deles, pois compartilham da mesma fé. Portanto, João não é um superior escrevendo a subordinados, mas um servo igual – irmão, companheiro. O nosso comissionamento não nos torna superiores aos nossos irmãos – sempre seremos servos.

Seu direito de falar era que ele tinha passado por tudo o que aqueles a quem ele estava escrevendo estavam passando. O profeta Ezequiel escreve em seu livro: "Então eu vim para os exilados em Telabib, que morava perto do rio Chebar, e ali permaneci atônito entre eles sete dias." Ezequiel 3.15

João não está fazendo turismo na Ilha de Patmos – ele foi deixado lá como exilado (preso político) por causa da sua fé em Jesus Cristo. Mas ele não é o único, os cristãos estão sendo perseguidos por todo o Império Romano – e João se identifica ainda mais com eles. (Nos identificamos com os irmãos/irmãs que estão sendo perseguidos e mortos?).

Observação: João não reclama de sua condição de preso, separado de seus familiares e amigos – esse é o preço de sua fidelidade a Jesus Cristo.

Nossa pregação e testemunho tem que ser abalizado pela forma com que enfrentamos as tragédias da vida cotidiana. João e Ezequiel interagiam com seus ouvintes....

João junta três palavras: tribulação (thlipsei) reino (basileiāi), perseverança (hupomonēi). Tanto a tribulação quanto o reino eram realidades presentes e exigiam perseverança. Isso não mudou nesses dois mil anos.

Tribulação é viver debaixo de grande pressão. A situação dos cristãos era essa (e continua sendo para milhares de cristãos hoje): eles estavam enfrentando terríveis perseguições; e o que os sustentavam era a esperança de que adentrariam no reino de Deus e para isso eles estavam dispostos a perseverarem, até mesmo ao ponto do martírio. "Aquele que perseverar (resistir) até o fim será salvo" Mateus 24.13. Paulo escreveu: "Através de muitas tribulações devemos entrar no reino de Deus" Atos 14.22. Em Segundo Timóteo lemos: "Se perseverarmos, também reinaremos com ele" 2 Timóteo 2.12.

O caminho para o reino é o caminho da resistência. Mas antes de sairmos desta passagem, devemos anotar uma coisa. Essa resistência deve ser encontrada em Cristo. Ele mesmo suportou até o fim e ele é capaz de permitir que aqueles que caminham com ele alcancem a mesma resistência e alcancem o mesmo objetivo.

Enquanto João está em Patmos o Espírito Santo lhe dá uma revelação especial:

Eu estava no Espírito - de alguma forma especial e incomum o Espírito Santo interage com João (não podemos nos esquecer de que o Espírito Santo é uma pessoa e não apenas uma “força” e/ou “poder”). Os profetas do AT eram tomados, capacitados e inspirados e até mesmo arrebatado pelo Espírito Santo – o mesmo ocorre aqui com João. [Paulo foi arrebatado até o terceiro céu] e não sabia explicar se no corpo ou fora do corpo...quem somos nós para sabermos!]. Se não estamos vivendo no e pelo Espírito, estamos vivendo na e pela Carne.

No dia do Senhor- A palavra aqui proferida como "Senhor"(κυριακῇ - kuriakē), ocorre apenas neste lugar e em 1 Coríntios 11.20, onde é aplicada à ceia do Senhor. Os comentaristas mais conservadores optam por interpretar como sendo o Domingo Cristão. Os primeiros documentos cristãos como a Didaquê identificam o Domingo como sendo o Dia do Senhor!

João é instruído a escrever o que ele está vendo. É seu dever compartilhar a mensagem que Deus lhe dá. Todo crente deve primeiro ouvir e depois transmitir, mesmo que o preço da transmissão seja extremamente caro (martírio).

voz alta - Ao longo de Apocalipse, um som ou voz alto indica a solenidade do que Deus está prestes a revelar. A voz do Cristo glorificado e exaltado.

Deus transformou sua Prisão em Bênção

Por causa de sua fé e pregação de Jesus Cristo o velho apostolo foi feito prisioneiro e deportado para a pequena e sombria ilha chamada Patmos, a cerca de 40 km da costa da Ásia Menor, no Mar Egeu. Os governadores das várias províncias romanas podiam exercer seu próprio critério quanto a se os acusados e considerados culpados seriam escravizados, banidos para uma ilha ou executados. O velho João foi banido em vez de executado – provavelmente em decorrência de sua idade ou da clemência do governador local. Mas o que seria o fim de sua carreira apostólica, o exilio de Patmos tornou-se para João a porta aberta para a continuidade de seu ministério apostólico. As correntes do Império Romano podiam prender seu corpo, mas não podiam prender sua alma. Desconectado do resto do mundo, ele entrou em uma comunhão com seu Senhor como nunca havia experimentado antes.

O nosso ministério e a nossa vida só acabam quando Deus diz que acabou, nem um minuto antes. Quantas cartas o apostolo Paulo escreveu em seus encarceramentos? Até mesmo as suas enfermidades eram transformadas em cartas que ainda hoje falam conosco!

Aplicação

ü  As provações podem ser suportadas e Deus fez provisão para o cristão em tais momentos (1 Coríntios 10.13).

ü  Deve-se notar que "tribulação, reino e perseverança" são três das realidades para aqueles "em Cristo".

ü  O as provações e tribulações são essenciais para o crescimento espiritual (1 Pedro 1.6,7). Devemos ser perseverantes na vida cristã, desistir não é uma opção.

ü  Neste mundo, é muito provável em algum momento termos um governo antagônico, é possível que sejamos presos por causa da Palavra de Deus e do Evangelho. A aprovação de leis de difamação religiosa pode fazer com que isso aconteça.

Pode chegar ao estágio em que não se pode dizer legalmente que Jesus Cristo é o único caminho João 14.6. Se isso acontecer, devemos permanecer fiéis à Palavra de Deus e às Suas exigências em nossa vida.

 

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
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