O livro começa com uma
declaração sobre a origem e transmissão da revelação de Deus através de Jesus
Cristo que envia um anjo (mensageiro) a João na Ilha de Patmos, que por sua vez
tem que dar a conhecer aos outros. Versos
1-3 formam um prefácio ao livro inteiro. Explica primeiro como a revelação
ocorreu e qual é o seu propósito, e então pronúncia uma bênção sobre aqueles
que eles leem e ouvem as palavras deste livro com uma atitude obediente.
Nos versos seguintes (4-8)
João faz as saudações habituais aos leitores/ouvintes e conclui com uma
doxologia dupla, a primeira de outras que irão a um crescente.
Visão Inaugural e Comissão a
Escrever (1.9-20).
Nestes versos de 9 a 20 João vai se identificar
com seus leitores-ouvintes. Ele é um servo
de Cristo e irmão deles, pois
compartilham da mesma fé. Portanto, João não é um superior escrevendo a subordinados,
mas um servo igual – irmão, companheiro. O nosso comissionamento
não nos torna superiores aos nossos irmãos – sempre seremos servos.
Seu direito de falar era que ele tinha passado
por tudo o que aqueles a quem ele estava escrevendo estavam passando. O profeta
Ezequiel escreve em seu
livro: "Então eu vim para os exilados em Telabib, que morava perto do
rio Chebar, e ali permaneci atônito entre eles sete dias." Ezequiel 3.15.
João não está fazendo turismo
na Ilha de Patmos – ele foi deixado lá como exilado (preso político) por causa
da sua fé em Jesus Cristo. Mas ele não é o único, os cristãos estão sendo
perseguidos por todo o Império Romano – e João se identifica ainda mais com eles. (Nos
identificamos com os irmãos/irmãs que estão sendo perseguidos e mortos?).
Observação: João não reclama de
sua condição de preso, separado de seus familiares e amigos – esse é o preço de
sua fidelidade a Jesus Cristo.
Nossa pregação e testemunho tem que ser abalizado pela forma com
que enfrentamos as tragédias da vida cotidiana. João e Ezequiel interagiam com
seus ouvintes....
João junta três palavras: tribulação
(thlipsei) reino (basileiāi),
perseverança (hupomonēi). Tanto a tribulação quanto o reino
eram realidades presentes e exigiam perseverança. Isso não mudou nesses dois
mil anos.
Tribulação é viver debaixo de grande pressão. A situação dos cristãos era essa (e continua sendo para milhares de cristãos hoje): eles estavam enfrentando terríveis perseguições; e o que os sustentavam era a esperança de que adentrariam no reino de Deus e para isso eles estavam dispostos a perseverarem, até mesmo ao ponto do martírio. "Aquele que perseverar (resistir) até o fim será salvo" Mateus 24.13. Paulo escreveu: "Através de muitas tribulações devemos entrar no reino de Deus" Atos 14.22. Em Segundo Timóteo lemos: "Se perseverarmos, também reinaremos com ele" 2 Timóteo 2.12.
O caminho para o reino é o
caminho da resistência. Mas antes de sairmos desta passagem, devemos
anotar uma coisa. Essa resistência deve ser encontrada
em Cristo. Ele mesmo suportou até o fim e ele é capaz de permitir que aqueles que caminham
com ele alcancem a mesma resistência e alcancem o mesmo objetivo.
Enquanto João está em Patmos o
Espírito Santo lhe dá uma revelação especial:
Eu estava no Espírito - de alguma forma especial e incomum o Espírito Santo interage
com João (não podemos nos esquecer de que o Espírito Santo é uma pessoa e não
apenas uma “força” e/ou “poder”). Os profetas do AT eram tomados, capacitados e inspirados e até mesmo
arrebatado pelo Espírito Santo – o mesmo ocorre aqui com
João. [Paulo foi arrebatado até o terceiro céu] e não sabia explicar se no
corpo ou fora do corpo...quem somos nós para sabermos!]. Se não estamos vivendo
no e pelo Espírito, estamos vivendo na e pela Carne.
No dia do Senhor- A palavra aqui proferida como
"Senhor"(κυριακῇ - kuriakē), ocorre apenas neste lugar e
em 1 Coríntios 11.20, onde é aplicada à ceia do
Senhor. Os comentaristas mais conservadores optam por interpretar como
sendo o Domingo Cristão. Os primeiros documentos
cristãos como a Didaquê identificam o Domingo como sendo o Dia
do Senhor!
João é instruído a escrever o
que ele está vendo. É seu dever compartilhar a mensagem que Deus lhe
dá. Todo crente deve primeiro ouvir e depois transmitir, mesmo que o preço da
transmissão seja extremamente caro (martírio).
voz alta - Ao longo de Apocalipse, um som ou voz alto indica a
solenidade do que Deus está prestes a revelar. A voz do Cristo glorificado e
exaltado.
Deus transformou sua Prisão em
Bênção
Por causa de sua fé e pregação de Jesus Cristo
o velho apostolo foi feito prisioneiro e deportado para a pequena e sombria
ilha chamada Patmos, a cerca de 40 km da costa da Ásia Menor, no Mar Egeu. Os
governadores das várias províncias romanas podiam exercer seu próprio critério quanto
a se os acusados e considerados culpados seriam escravizados, banidos para uma ilha
ou executados. O velho João foi banido em vez de executado – provavelmente em
decorrência de sua idade ou da clemência do governador local. Mas o que seria o
fim de sua carreira apostólica, o exilio de Patmos tornou-se para João a porta
aberta para a continuidade de seu ministério apostólico. As correntes do
Império Romano podiam prender seu corpo, mas não podiam prender sua alma. Desconectado
do resto do mundo, ele entrou em uma comunhão com seu Senhor como nunca havia experimentado
antes.
O nosso ministério e a nossa vida só acabam
quando Deus diz que acabou, nem um minuto antes. Quantas cartas o apostolo
Paulo escreveu em seus encarceramentos? Até mesmo as suas enfermidades eram
transformadas em cartas que ainda hoje falam conosco!
Aplicação
ü As provações podem ser suportadas e Deus fez provisão para o
cristão em tais momentos (1 Coríntios 10.13).
ü Deve-se notar que "tribulação, reino e perseverança"
são três das realidades para aqueles "em Cristo".
ü O as provações e tribulações são essenciais para o crescimento
espiritual (1 Pedro 1.6,7). Devemos ser perseverantes na vida cristã, desistir
não é uma opção.
ü Neste mundo, é muito provável em algum momento termos um governo
antagônico, é possível que sejamos presos por causa da Palavra de Deus e do Evangelho.
A aprovação de leis de difamação religiosa pode fazer com que isso aconteça.
Pode chegar ao
estágio em que não se pode dizer legalmente que Jesus Cristo é o único
caminho João 14.6. Se isso acontecer, devemos permanecer fiéis à Palavra de
Deus e às Suas exigências em nossa vida.
Utilização
livre desde que citando a fonteGuedes, Ivan
PereiraMestre em
Ciências da Religião.me.ivanguedes@gmail.comOutro BlogHistoriologia
Protestante
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