João foi a última testemunha ocular restante. Era muito
querido na igreja de Éfeso. Os crentes na igreja naquela época devem ter
gostado de ir à sua casa para ouvir suas histórias em primeira mão sobre Jesus.
As crianças provavelmente se reuniam em torno de: "Vovô João, conte-nos
novamente sobre a história dos pães e peixes!"
Como última testemunha ocular, a autoridade de João
era inquestionável.
Muitos estavam
começando a se infiltrar e ensinar muitas mentiras sobre Jesus
Cristo.
Mas João sabia a verdade. Ele ouviu, viu e tocou
Jesus. Como testemunha ocular, seu depoimento foi forte. Devemos lembrar também
que houve mais de 500 testemunhas oculares da ressurreição de Cristo (1
Coríntios 15).
O Perigo
do Gnosticismo
O gnosticismo
era uma filosofia
misturada com misticismo e que tento infiltrar-se no Cristianismo
(que estava cada vez mais popular e se expandindo por todos os lugares).
O que os gnósticos ensinavam?
Para eles toda matéria (corpo) era mal e todo espírito era
bom; de maneira que Jesus (como espírito perfeito/evoluído) não teve um corpo
real. Seu Espírito apenas "parecia" ser um corpo humano. Era
mais como uma aparição ou um fantasma.
Verso 3 – Mas o testemunho de João refuta diretamente
este ensino dos gnósticos.
Característica de todas as Seitas e Ensino Falso
Atacam a divindade
ou a humanidade de Jesus e isso não é exceção. Mas João ouviu e viu Jesus face a face. Ele tocou Jesus. Você pode tocar em
um fantasma? Podemos parafrasear o que João está dizendo assim:
"Gente, eu estava lá. Jesus não era
um fantasma. Ele era real."
Outro aspecto do Gnosticismo (significa “conhecimento”)
Somente alguns poucos
ALCANÇAVAM este CONHECIMENTO SUPERIOR...
Mas no Cristianismo o único
CONHECIMENTO VERDADEIRO É JESUS CRISTO...e os que Creem
Nele recebem livremente Seu Conhecimento...
João está COMPARTILHANDO
com seus leitores esse COHECIMENTO DE CRISTO...não era um Segredo a ser
Guardado a 7 chaves...
O Conhecimento
de Cristo é para ser Compartilhado com todas as pessoas...
Deus é a Luz e podemos ter comunhão com Ele [trad. Phillips].
Mais uma vez vemos que João está compartilhando o que aprendeu.
Ele ouviu a
mensagem de Cristo e a anunciou aos outros.
Devemos perguntar-nos se estamos a fazer o mesmo.
Estamos
inventando desculpas para não compartilhar o Evangelho?
Se assim for, devemos repensar a condição das pessoas
perdidas.
CONCEITOS
DISTINTOS
YIN/YANG |
CRISTIANISMO |
Há um pouco de bom no mal E um pouco de mal no bom Uma coisa triste sobre as religiões do mundo é que seus
deuses são semelhantes aos que o(s) criou. O resultado disso é que seus deuses têm muitas falhas e
podem pecar. |
Não há trevas em
Deus Não
há mal, pecado, trevas, imperfeição, erros em Deus, nem um pouco. Ele é pura luz, puro
bem, pura santidade, pura perfeição. O Deus da bíblia não
peca jamais. Por isso podemos adorá-Lo e segui-Lo
com absoluta confiança, sabendo que Ele é perfeito e nunca nos decepcionará. |
O verso 6 ensina claramente que um relacionamento real com Cristo afetará a maneira como vivemos. Não podemos andar nas trevas e ter um relacionamento com Cristo ao mesmo tempo. Isso não significa que nunca pecamos.
A palavra "caminhar" refere-se a uma coisa
contínua, um hábito, aquilo que estamos acostumados a fazer.
A última parte do verso, que diz "pratique a
verdade", tem a mesma ideia – não é fazer ações esporádicas, em
ocasiões especiais, de acordo com a conveniência. É viver continuamente no
exercício da Verdade. A mentira ou quaisquer derivados dela, não podem fazer
parte da vida daquele que nasceu de novo; daquele
que faz parte da Nova Criação que Deus está fazendo por meio de Jesus Cristo.
João não está advogando de forma alguma o perfeccionismo ou
algo semelhante. Ele tem plena consciência de que ninguém [com
exceção de Jesus Cristo] é perfeito ou pode alcançar a perfeição nesta vida
e neste mundo pós Queda. Entretanto, ainda que venhamos a ERRAR [e erraremos]
precisamos ter como META/OBJETIVO sempre fazer o certo, o correto, o honesto, o
justo.
Não podemos nos contentar/acomodar em apenas fazer o errado...
A doutrina
adequada deve sempre
produzir a prática adequada.
O que João está
ensinando é que os nossos hábitos/ações revelam o nosso caráter – se temos de
fato e verdade um relacionamento com Cristo.
Devemos avaliar
de perto nossas próprias vidas para ver se estamos criando o hábito
de fazer o certo ou se temos nos acomodado no hábito de pecar.
Um título
para este verso poderia ser "não sejam hipócritas".
Não seja, como diz um antigo hino evangélico [hoje
completamente esquecido] - Crente Domingueiro – mas de
segunda a sábado não é Crente não...
Se temos este hábito, somos hipócritas como
os fariseus.
E como eles não passamos de túmulos caiados – enganando a nós mesmos.
O
apostolo João gosta muito de usar a palavrinha “MAS” ...
"mas"
- há
esperança. Todos nós vivíamos nas Trevas...mas, fomos Lavados no
Sangue precioso de Jesus, e tudo foi mudado... Este sangue nos purifica de todo
pecado. Por causa disso, podemos ter verdadeira comunhão uns com os
outros (remove barreiras entre as pessoas) e com Deus.
Na vida do cristão não
se aplica aquele ditado popular de que
“pau que nasce torto,
morre torto”.
Cântico
Antigo
Havia um homenzinho
torto
Morava numa
casa torta
Andava num
caminho torto
Sua vida
era torta
Um dia, o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus
endireitou
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
Referências
Bibliográficas
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John. January, 2002.
MORRIS, Henry
M. The New Defender's Study Bible. Nashville: TN -
World Publishing, 2006.
ROBERTSON,
Archibald Thomas. The Robertson's Word Pictures of the New
Testament. Broadman Press 1932,33. [1960].
VINE, W. Collected
writings of W. E. Vine. Nashville: Thomas Nelson, 1996.
CALVINO,
João. Comentário das Epístolas Gerais. Traduzido por Valter
Graciano Martins. São Paulo: Editora Fiel, 2015. [Série Comentários Bíblicos].
HENDRIKSEN,
GUILLERMO. Juan – comentário del Nuevo Testamento. Michigan.
Subcomission Literatura Cristiana de la Iglesia Cristiana Reformada, 1980.
PACK,
Frank. O Evangelho Segundo João. São Paulo: Vida Cristã, 1983.
TENNEY, Merrill
C. O Novo Testamento – sua origem e análise. 2ª ed.
São Paulo: Vida Nova, 1972.
STOTT, John
R.W. I, II, e III João – Introdução e Comentário. Edições Vida
Nova, 1982.
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