terça-feira, 16 de outubro de 2018

Reflexão: Entre o Natal e a Páscoa há uma Cruz



Quando o bebê Jesus nasce naquela noite na pequena cidade ou mesmo um vilarejo de Belém da Judeia, uma hoste angelical entoa um cântico declarando a glória de Deus e anunciando a paz entre as pessoas.
Mas na sequencia deste momento sublime temos a terrível narrativa da ordem de Herodes para matar todos os meninos de dois anos para baixo, em uma tentativa desvairada de ceifar a vida do infante menino-rei, pré-anunciado pelos sábios do Oriente que haviam estado com ele.
O terrível choro e lamento de Raquel por seus filhos contrasta a cena anterior da doxologia entoada pelos anjos e assistida pelos pastores que ali zelavam por seus rebanhos. À manifestação celestial de amor e paz, o ser humano responde com ódio, violência e morte. A morte dos inocentes é um prenuncio da própria morte do Inocente – Jesus! O Príncipe da paz nasce em um mundo escravizado pelo pecado que gera continuamente tristeza, sofrimento e morte. E nos transpassar dos séculos continuamos a ouvir simultânea e antagonicamente a mensagem angelical e o choro de Raquel.
Da pequena cidade de Davi (Belém), o filho mais glorioso de Davi, tem que fugir para o Egito – escapando da ira mortífera de Herodes. Desde seu nascimento o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça, pois é rejeitado abertamente pelos seus próprios contemporâneos. É preciso vir de longe àqueles que o reconhecem e o adoram. Nos presentes oferecidos pelos sábios orientais uma vez mais está o prenuncio do posterior sofrimento vicário do menino. Não será seus próprio discípulos que lhe sepultaram, mas outros de fora – José de Arimatéia e Nicodemos, que proporcionaram o perfume e as especiarias para seu embalsamento. O silêncio e a tristeza da Páscoa estiveram sempre incubados nas narrativas Natalinas.
A estrebaria e o sepulcro sintetizam os contrastes da vida de Jesus. Como em nenhum outro em Jesus se amalgama os extremos antagônicos: a alegria triunfante do nascimento e a dor mais profunda da morte no calvário; a doçura do mais extraordinário amor e a amargura da traição, do abandono e da condenação injusta; a divina condescendência e a cegueira humana, a paz de Deus e a rebelião do homem.
Jesus Cristo nasce para uma vida de sofrimento e tristeza: “O homem das dores” como descreveu setecentos antes o profeta Isaías (53); o Cordeiro de Deus que toma sobre Si o pecado do mundo, como declara João Batista.
Desde os primeiros dias Jesus toma o caminho da cruz, porque não há outro Caminho que possa trazer a genuína alegria e paz a esta humanidade transloucada, pois é na cruz que se fará a Reconciliação entre o ser humano e Deus, rompida no Éden pela transgressão. A mensagem Natalina “Deus conosco!” se completa e se cumpre na vitória anunciada da Páscoa “Ele Ressuscitou!” Entre o inicio do Caminho (Natal-Nascimento) e o seu final (Páscoa-Ressurreição) há uma cruenta e ensanguentada Cruz.
Os primeiros cristãos foram conhecidos por um bom tempo como sendo os do “Caminho”. Jesus não apenas os chamou, mas à frente deles percorreu todo o Caminho. Ainda hoje Jesus convida a cada um de nós a percorrer o mesmo Caminho que Ele mesmo percorreu em toda sua extensão. A maioria de nós é tomada pela vergonha e medo, pois esse Caminho nos constrange e nos embaraça. Olhamos para o Mundo e ficamos imobilizados diante do aparente crescimento do poder do mal e pela impotência da mensagem evangélica da Verdade. A cada dia vemos a justiça sendo ultrajada; os justos sendo perseguidos e sofrendo; em todas as instâncias humanas a injustiça parece prevalecer sempre! E no recôndito do nosso coração, pois não ousamos falar audivelmente, perguntamos: Onde esta a paz na terra? Onde está a alegria das Boas Novas evangelical? Diante da “guerra de todos contra todos”, a “paz a todos que Ele quer bem” proferida na doxologia natalina não é seria apenas uma aspiração? Como podemos somar aos anjos e cantarmos com eles “Glória a Deus e paz na terra”, quando em meio aos gritos e choros de Raquel diariamente?
A incapacidade de experimentarmos a alegria de Cristo, a dificuldade e o medo que nos assusta e paralisa, é decorrente da nossa falta de fé e da nossa indisposição em vivenciarmos o Evangelho. Assim como Pedro rejeitamos o Caminho proposto por Jesus. O Caminho de Jesus não é o Caminho que escolheríamos percorrer voluntariamente. A razão é simples: não cogitamos as coisas de Deus, mas dos homens. Assim como Pedro ficou escandalizado com a perspectiva da Cruz, nós também rejeitamos a nossa cruz – todavia o único Caminho para Vida é o Caminho da Cruz – qualquer outro caminho apenas conduz à Morte. O genuíno Natal aponta para a Cruz e somente experimentaremos a glória da Páscoa passando pela Cruz.
Evidente que somente tomaremos, permaneceremos e concluiremos todo o trajeto do Caminho, conduzidos, supridos e sustentados pelo Senhor Jesus. Eis que estarei com vocês em todo o percurso deste Caminho. Às vezes como aqueles dois discípulos de Emaús, tomados pela dor, triste e frustrações da vida, não nos apercebemos que Jesus caminha e dialoga conosco, durante grande parte do trajeto percorrido (da nossa vida). Quando estamos cansados e sobrecarregados é Jesus quem toma o nosso jugo pesado e oferece o seu julgo suave e leve!
            O apóstolo Paulo desde o primeiro dia em que iniciou o percurso do Caminho (conversão) experimentou a intensidade da alegria da Salvação e a intensidade do sofrimento por amor de Cristo. A sua pequena biografia registrada em sua carta aos Corintos nos revela a dureza implacável desse Caminho. Mas Paulo tinha uma convicção inabalável de que: “nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem poderes, nem coisas presentes, nem futuras, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura, pode ser capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
            O que nos falta é essa convicção de Paulo. Os mártires no Coliseu romano impactaram a vida de milhares de pessoas, pois quando diante da morte eles não se desesperavam, mas oravam e louvavam ao seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Aquelas multidões podiam ver com seus próprios olhos incrédulos a manifesta de uma “paz que excede todo o entendimento”, no rosto daqueles homens e mulheres que eram do Caminho.
            Todos aqueles que verdadeiramente creem e que estão andando no Caminho, experimentam em meio a este mundo tenebroso, a genuína paz e alegria prenunciada pelos anjos naquela primeira noite de Natal.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Natal: O Nome de Jesus – Maravilhoso (Isaías 9.6)
Natal: O Nome de Jesus - Conselheiro (Isaías 9.6)
Natal: Relatos Evangélicos do Nascimento de Jesus
Quando o Natal foi Comemorado em 25 de dezembro?
Galeria Natalina de Lucas: Anunciação a Zacarias 
Natal em Imagens – A Anunciação
Epístola aos Hebreus: O Prólogo – A Glória do Filho (1.3-4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário