sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Razão Pela Qual a Epístola aos Hebreus Foi Escrita




            Na medida em que vamos lendo este precioso documento tomamos conhecimento dos motivos pelos quais o autor o compôs no formato em que está inserido em nossa bíblia.
            Cada estudante e comentarista deste documento acabam formando uma opinião pessoal dos objetivos e tema central que emanam dela, ainda que de forma geral haja uma confluência entre todas as opiniões. Abaixo temos oportunidade de apercebermos essa riqueza de opiniões de estudiosos sérios que tem se debruçado exaustivamente sobre esta epístola que por tantos séculos têm estimulado, edificado e confortado todos os corações crentes que a tem lido e estudado.
O autor de Hebreus tem como objetivo principal que o público experimente a salvação completamente. E é com isso que ele se preocupa para que não se afastem da fé e venham a perder a salvação de Deus. Agora, precisamos entender a salvação em um sentido abrangente aqui. Não é apenas ser perdoado dos pecados, mas também ser libertado dos pecados. É como uma moeda de dois lados: liberdade e perdão. Então, em Hebreus, o autor está querendo que o público experimente esta salvação completamente, e ele explica isso em termos de perfeição, purificação e santificação. De fato, a missão de Jesus é uma missão de purificação. Nos quatro primeiros versos de Hebreus, temos muitas descrições de Jesus como o Filho de Deus, e sua superioridade, e sua preexistência com Deus, e como sustenta toda a criação, e podemos formular uma única declaração que explica e encapsula a descrição de seu ministério terreno, e é resumida desta maneira: "purificação dos pecados". E assim, seu ministério de oferecer salvação é realmente uma salvação que envolve liberdade, liberdade de viver de maneira diferente no mundo e uma liberdade que vem de ser purificada, e depois ser aperfeiçoada na consciência de atos malignos. Esta é a salvação que ele está nos oferecendo, e ele faz isso precisamente porque ele é um sacerdote perfeito. Ele não tinha defeito, e ele é um exemplo para nós vivermos de maneira diferente no mundo, e então também fornece um meio que nos capacite a vivermos de maneira diferente também, o Espírito Santo. E o autor deixa bem claro que a menos que sejamos santos, não vamos ver o Senhor e que o Senhor Deus compartilha sua santidade com seu povo. O foco dessas exortações é fazer com que as pessoas tenham uma visão sustentada de viver uma vida santa modelada segundo Jesus como autor e aperfeiçoador de sua fé (Dr. Fredrick Long is Professor of New Testament at Asbury Theological Seminary).
Há um tom bem pastoral e devocional para a vida de seus ouvintes/leitores, ele queria que eles estivessem vivendo uma fé perseverante. Ele queria que eles fossem fortes em sua fé e buscassem a santidade e encontrassem esperança em Cristo em suas promessas cumpridas. E então ele os exorta para esse fim. Ele faz isso descrevendo a pessoa de Jesus. A supremacia de Cristo é realmente o tema de sua carta, e assim seu alvo é que eles possam ver a supremacia de Jesus (Dr. K. Erik Thoennes is Professor of Biblical and Theological Studies at Biola University).
As muitas exortações que encontramos espalhadas por toda esta carta, ou sermão, aos hebreus, na verdade, destinam-se a fortalecer alguns cristãos judeus que estavam sendo excluídos, creio eu, da comunidade, sinagoga e templo de adoração dos judeus. Deseja lembra-los de que eles realmente tiveram acesso a Deus e ao perdão dos pecados, através da obra do Senhor Jesus Cristo, e assim encorajá-los a perseverar em sua fé em Cristo, apesar da rejeição que possam estar sofrendo de sua comunidade judaica ou talvez de sua própria família. E assim, ele faz uso repetida e didaticamente de termos teológicos profundos, mostrando como Jesus é superior às instituições do Antigo Testamento, e então, ele os incita a se apegarem à bênção que Deus deu - as bênçãos realmente, que Deus lhes deu em Cristo: o perdão dos pecados, o privilégio de se aproximar de Deus com plena certeza, porque Cristo está à direita do Pai como seu eterno sumo sacerdote. E confiança para enfrentar a perseguição também. Permaneça firme, persevere e se mantenha unidos, porque ele enfatiza o quão importante é que essa perseverança ocorra no contexto da nova comunidade da aliança da igreja. Não é um empreendimento individual, mas é realmente um chamado para eles se preocuparem uns com os outros profundamente e se unirem quando se aproximarem de Deus (Dr. Dennis E. Johnson is Academic Dean and Professor of Practical Theology at Westminster Seminary California).
Amo a epístola aos Hebreus desde que era criança. Eu estava olhando para um Antigo Testamento grande e um Novo Testamento pequeno e pensando comigo mesmo, como eles se encaixam? E havia referências em nossas Bíblias que ligavam os dois, em termos simples, o texto, mas foi aos Hebreus que realmente começou a tecer ambos para mim quando eu era um adolescente cristão. E eu amei desde então. Eu acho que parte da essência disso está na palavra grega paraklesis… A palavra significa "conforto, exortação e encorajamento". E o livro de Hebreus para mim é reconfortante porque revela a mim tanto um Senhor que é capaz de trazer a plena justiça de Deus para suportar, a própria presença de Deus, e ainda assim diz: "Agradou-lhe ser feito em todos os aspectos, como seus irmãos, para que se tornasse um sumo sacerdote aceitável". Para que ele se torne um sumo sacerdote adequado e aceitável "Ele foi tentado de todas as formas como nós somos". Portanto, quaisquer que sejam os quilômetros que percorremos, há um conforto ali ... A exortação é para trazer à tona o melhor de mim para me ajudar a tornar-se, como algumas pessoas vão dizer hoje, o meu melhor. (Dr. James D. Smith III is Associate Professor of Church History at Bethel Seminary, San Diego Campus, as well as an adjunct professor of religion at the University of San Diego).
Sempre que tentamos entender o propósito de uma obra literária, realmente precisamos olhar para o que o autor foca? E com Hebreus, o que vemos de novo e de novo é que o autor está exaltando Jesus. Cada passo ao longo do caminho nesse trabalho é sobre como Jesus é maior do que algo que veio antes, e eu acredito que realmente deseja ajudar seu público a entender a supremacia de Cristo em todas as coisas, e nisso, motivá-los a continuarem vivendo a vida cristã com uma verdadeira dedicação, com fervor, com perseverança que parecia, por qualquer motivo, estar começando a ficar para trás em suas vidas. Assim sendo Cristo supremo em todas as coisas e acima de todas as coisas, pela mesma razão, nossa devoção e dedicação a Cristo precisa ser, antes e acima de todas as demais coisas da nossa vida (Dr. Dan Lacich is Pastor of Northland, A Church Distributed in Longwood, FL).
A carta de Hebreus foi escrita para uma audiência predominantemente, se não exclusivamente, judaica. Foi escrito numa época em que eles estavam sofrendo perseguição, e sob a pressão da perseguição, eles foram tentados a rejeitar sua fé recém-descoberta em Jesus Cristo e a voltar ao judaísmo como eles tinham conhecido através da história da nação de Israel. A carta foi escrita para encorajá-los a perseverar através dessa perseguição e preparar-se para o pior que ainda possa acontecer, mas não para perder a esperança, para não perder a fé, para não abandonar Cristo e o Cristianismo no curso do que possam sofrer. Provavelmente, o exemplo de Cristo é o principal motivo para escrever, mas outros exemplos dos patriarcas também estão lá, os quais passaram por sofrimento e não desistiram de sua fé. E então, uma parte do propósito é advertir contra desistir da fé, advertir com as consequências que podem vir disso. E o aviso é dado em três direções específicas. Há um aviso contra se afastar da mensagem de salvação. Há também um aviso de se afastar do Senhor por meio de rebelião ou idolatria. E finalmente, há um aviso contra a queda. Se eles caírem, não há remédio; Não há esperança; não há salvação; não há promessa para eles herdarem. E assim, no contexto da escrita da carta, há muito mais do que é tratado no decorrer da carta, mas essa é a estrutura básica e a intenção básica para o público judeu de mantê-los encorajados, encorajando-se uns aos outros a permanecerem fiéis no meio da perseguição (Dr. Edward M. Kearzirian is Assistant Professor of Greek and Director of the Greek Language Program at Gordon-Conwell Theological Seminary).
O principal impulso de Hebreus é simplesmente "Ouça a Jesus". Agora, a razão que se torna tão importante para os hebreus é que eles estão sendo tentados a voltar para o antigo pacto e a recuar, como diz o autor, de seu compromisso com Jesus. Agora, quando dizemos "escute", não estamos simplesmente falando, temos esse conjunto de crenças em contraste com esse outro conjunto de crenças. Estamos falando de uma obediência perseverante a Jesus que combina e se alimenta da obediência de Jesus ao Pai. É por isso que teremos muitas passagens enfatizando a necessidade de suportar, enfatizando a necessidade de continuar na fé. É isso que significa verdadeiramente escutar a Jesus. Quando você diz que ele é o Senhor, não é simplesmente deixar suas palavras entrarem e saírem da sua mente e alegar que isso é fé, nunca vai corresponder ao conjunto padrão de Hebreus, particularmente no capítulo 11. A fé é uma fé ativa e obediente (Dr. Sean McDonough is Professor of New Testament at Gordon-Conwell Theological Seminary).
Sim, eu provavelmente poderia te dar o propósito de Hebreus em três palavras. Agora, pode ser uma simplificação, mas acho que chega ao coração do que Hebreus está tentando chegar. "Olhe para Jesus." Jesus está em toda parte no livro de Hebreus. Você começa com o capítulo 1, onde o autor fala em tempos passados ​​que os profetas falaram conosco, mas nestes últimos dias Deus falou conosco através de seu Filho. O capítulo 1 versículo 3 diz que ele é o esplendor da glória de Deus. Isso é enorme, que o esplendor da glória de Deus está em Jesus. Também diz, ele é a impressão exata de sua natureza. Em todo hebraico, é como se o autor estivesse obcecado com esse conceito de você ter que entender Jesus. Você tem que entender quem ele é, o que ele fez, porque ele é importante, porque ele é superior a todas as outras coisas. E eu amo como o capítulo 12 fala "olhando para Jesus, o autor e aperfeiçoador de nossa fé". Jesus é o exemplo; Jesus é nossa esperança; Jesus é nosso libertador. Essa é a mensagem de Hebreus. Esse é o propósito dela, fazer com que pessoas, pessoas cansadas, pessoas desanimadas, pessoas sendo colocadas na prisão, pessoas tendo suas propriedades saqueadas, pessoas que estão apenas cansadas, olhem para Jesus (Rev. Ric Rodeheaver (Ph.D. candidate) was Administrative Elder at Grace Evangelical Free Church in Orange County, California until January 2015).

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Epístola aos Hebreus: Introdução
Epístola aos Hebreus: O Prólogo – Deus Continua Falando (1.1-2)
Epístola aos Hebreus: O Prólogo – A Glória do Filho (1.3-4)
Epístolas de Judas (Introdução)
NT – Introdução Geral
NT - Evidências Literárias do Desenvolvimento do Cânon do N.T.
A Ordem dos Livros do Novo Testamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário