sábado, 20 de outubro de 2018

Casa Israelita Antiga (Geografia Bíblica)



A casa israelita no período do Primeiro Testamento, dos mais humildes, era composta de apenas um quarto e/ou cômodo para toda a família. Todos viviam em um só chão de terra batida (2 Samuel 12.3), eles criavam a família e dormiam a noite inteira nesse quarto.
            Se alguém entrasse pela porta da frente, poderia ver uma criança deitada em uma rede embrulhada em panos e uma mulher sentada com suas mãos em seu moinho. O mobiliário interno era muito simples e prático: lamparinas a óleo para iluminação noturna, fogão à lenha, camas, lareiras (pois o inverno era rigoroso), janelas e chaminé. Os animais eram mantidos em uma área fechada em um nível ligeiramente inferior, sem teto, boi, cabras e outros animais. Havia uma escada externa que levava para o telhado.
Casas de um quarto começaram a serem construídas após Israel conquistar a terra de Canaã; por muitos anos as famílias israelitas viveram como nômades e em tendas, mas agora tinham que cultivar a terra e viver nela, de maneira que as casas começaram a tomar o lugar das tendas como locais de residência. A casa comum era como a gravura acima, o dr. Thomson acha que, como a pobre viúva que recebia o profeta Elias tinha uma sala superior em sua casa, isso indica que ela não era da classe mais pobre, mas estava em dificuldades financeiras em decorrência da terrível fome que assolara naqueles dias (cf. I Reis 17.8-19).
Propósito da Casa
Nos tempo bíblico antigo, os homens não construíam casas com a ideia de que a maior parte de sua vida diária seria gasta dentro delas. Seu primeiro interesse era passar o maior tempo possível em atividades externas. A casa servia como um lugar de descanso, por essa razão, as paredes externas da casa humilde não era ornamentada. Não houve esforço para atrair a atenção para esse local de descanso. O propósito dessas moradias é confirmado pelo significado das palavras hebraica e árabe para "casa". Abraham Rihbany, que nasceu na Síria e passou sua vida lá, fez uma declaração muito esclarecedora sobre o significado e o propósito da casa palestina: A palavra hebraica “bavith e a palavra árabe “isca significam principalmente um "abrigo". O termo mais particular e intimo "lar" nunca foi utilizado pelos israelitas porque eles se consideravam um povo "peregrino na terra". Sua tenda e sua pequena casa, portanto, eram suficientes para a família durante a peregrinação terrena. Os escritores sagrados gostavam de se referir a DEUS como um "abrigo" ou como "refúgio", e não como "lar". Tais expressões como que se referindo à intimidade e comunhão pessoal com Deus são numerosas nos Salmos e também nos escritos proféticos (cf. Salmo 61.3; Isaías 4.6).

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Geografia Bíblica: Os Nomes da Palestina
A Cosmologia Hebraica
Civilizações do Mundo Bíblico - Introdução Geral
Efraim - Civilizações do Mundo Bíblico
Edom – Civilizações do Mundo Bíblico
Sumerianos – Civilizações do Mundo Bíblico
Acadianos – Civilizações do Mundo Bíblico

Referências Bibliográficas
ADAMS, J. McKee. A Bíblia e as civilizações antigas. Rio de Janeiro: Dois Irmãos, 1962.
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Geografia bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 1987
CURRID, John. Arqueologia nas Terras Bíblicas. São Paulo: Cultura Cristã, 2003KRESTSCHMER, K. História dela geografia. 3ªed. Barcelona: Editorial Labor, 1942
MONEY, Netta Kemp de. Geografia Histórica do Mundo Bíblico. São Paulo, SP: Editora Vida.
PACKER, J., TENNEY, M. e WHITE Jr, W. Vida Cotidiana nos Tempos Bíblicos. São Paulo: Editora Vida, 1984.
THOMPSON, John Arthur. A bíblia e a arqueologia – quando a ciência descobre a fé. São Paulo, SP: Editora Vida Cristã, 2004.
TIDWELL, J. B. & PIERSON, Carlos C. La geografia bíblica. Espanha: Editorial Mundo Hispano, 2003.
UNGER, Merril F. Arqueologia do Velho Testamento. São Paulo: Batista Regular, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário