A
casa israelita no período do Primeiro Testamento, dos mais humildes, era
composta de apenas um quarto e/ou cômodo para toda a família. Todos viviam em
um só chão de terra batida (2 Samuel 12.3), eles criavam a família e dormiam a
noite inteira nesse quarto.
Se
alguém entrasse pela porta da frente, poderia ver uma criança deitada em uma
rede embrulhada em panos e uma mulher sentada com suas mãos em seu moinho. O
mobiliário interno era muito simples e prático: lamparinas a óleo para
iluminação noturna, fogão à lenha, camas, lareiras (pois o inverno era
rigoroso), janelas e chaminé. Os animais eram mantidos em uma área fechada em
um nível ligeiramente inferior, sem teto, boi, cabras e outros animais. Havia uma
escada externa que levava para o telhado.
Casas de um quarto começaram a serem construídas após
Israel conquistar a terra de Canaã; por muitos anos as famílias israelitas
viveram como nômades e em tendas, mas agora tinham que cultivar a terra e viver
nela, de maneira que as casas começaram a tomar o lugar das tendas como locais
de residência. A casa comum era como a gravura acima, o dr. Thomson acha que,
como a pobre viúva que recebia o profeta Elias tinha uma sala superior em sua casa, isso indica que ela não era da classe
mais pobre, mas estava em dificuldades financeiras em decorrência da terrível
fome que assolara naqueles dias (cf. I Reis 17.8-19).
Propósito da Casa
Nos tempo bíblico antigo, os homens não construíam casas
com a ideia de que a maior parte de sua vida diária seria gasta dentro delas.
Seu primeiro interesse era passar o maior tempo possível em atividades
externas. A casa servia como um lugar de descanso, por essa razão, as paredes
externas da casa humilde não era ornamentada. Não houve esforço para atrair a
atenção para esse local de descanso. O propósito dessas moradias é confirmado
pelo significado das palavras hebraica
e árabe para "casa". Abraham Rihbany, que nasceu
na Síria e passou sua vida lá, fez uma declaração muito esclarecedora sobre o
significado e o propósito da casa palestina: A palavra hebraica “bavith” e a palavra árabe “isca” significam principalmente um "abrigo". O termo mais particular e
intimo "lar" nunca foi utilizado
pelos israelitas porque eles se consideravam um povo "peregrino na terra". Sua tenda e sua pequena casa, portanto,
eram suficientes para a família durante a peregrinação terrena. Os escritores
sagrados gostavam de se referir a DEUS
como um "abrigo" ou como
"refúgio", e não como
"lar". Tais expressões como
que se referindo à intimidade e comunhão pessoal com Deus são numerosas nos Salmos
e também nos escritos proféticos (cf. Salmo 61.3; Isaías 4.6).
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
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Referências
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