terça-feira, 23 de outubro de 2018

Natividade e a Plenitude dos Tempos




Mas quando chegou o tempo certo, o tempo determinado por Deus, Ele enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido judeu” (Gálatas 4.4 – Bíblia Viva)

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei,” (Gálatas 4.4 – NIV)

Tudo quanto estão registrados nas Escrituras no Primeiro Testamento nos conduzem ao fato de que Deus estava preparando a História humana para o momento em que Jesus Cristo seria inserido nela.
Não é por acaso que aquela pequena faixa de terra na superfície da terra chamada Palestina veio a se tornar o centro geográfico do mundo (não Roma, nem Babilônia). Não é por acaso que Belém e Nazaré e Calvário, vieram a se constituir no berço da fé cristã. E o apóstolo Paulo declara que não apenas é o lugar certo, mas o momento certo: "Mas quando a plenitude do tempo chegou, Deus enviou seu filho”, ou seja, quando tudo estava pronto, então a suprema revelação de Deus veio.
1. Foi a plenitude do tempo politicamente. Os imperadores romanos haviam unido o mundo. As barreiras foram quebradas, o mundo era um único império. Três fatores contribuíram para isso:
Pax Romana - A Paz Romana. Se Cristo tivesse vindo um século antes, seu evangelho teria sido bloqueado em cada turno. Um século depois e os bárbaros do Norte o teriam sufocado.
Grandes Estradas. De um extremo do império ao outro, uma rede de estradas facilitou as viagens. Os discípulos de Cristo nunca poderiam ter evangelizado tão rapdiamente o mundo romano se não fosse por esses caminhos.
Linguagem. Embora o latim fosse a língua oficial, o grego era a língua comumente falada em quase todas as partes do império. O koiné (que significa "comum") é o dialeto em que o Primeiro Testamento tinha sido taduzido (hebraico) e o material do Segundo Testamento foi escrito.
2. Foi a plenitude do tempo economicamente. Duas de cada três pessoas nas ruas de Roma eram escravas. Foi na hora mais negra que uma voz de esperança veio da Galileia.
3. Foi a plenitude do tempo moralmente. Havia uma sensação de desamparo moral. Muitos gentios (não judeus) foram atraídos para as sinagogas judaicas em sua busca moral.
4. Foi a plenitude do tempo na religião. As religiões greco-romanas estavam  desaparecendo e eram incapazes de trazer esperança para as pessoas. O que uma multidão de deuses poderia valer se não tivessem nada a dizer para um coração partido? O palco está montado para o homem da Galileia oferecer ao mundo esperança de vida eterna, por meio de Seu Evangelho.




Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Galeria Natalina de Lucas: Anunciação a Zacarias
Quando o Natal foi Comemorado em 25 de dezembro?
Natal: Relatos Evangélicos do Nascimento de Jesus
Natal: O Nome de Jesus - Conselheiro (Isaías 9.6)
Natal: Entre o Natal e a Páscoa há uma Cruz (Reflexão)


Nenhum comentário:

Postar um comentário