quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Visão geral dos livros do Primeiro Testamento



Pentateuco (cinco livros)
1. Gênesis: O livro das origens - a origem do universo, raça humana, etc. Ênfase principal o registro da história inicial do povo escolhido.
2. Êxodo: A escravidão, libertação e início da viagem dos israelitas em direção a Canaã, sob a liderança de Moisés.
3. Levítico: O livro de leis sobre moral, limpeza, comida, sacrifícios e ofertas. Ênfase na forma correta de se relacionar com Deus através de sacrifícios.
4. Números: O livro das peregrinações de Israel, os quarenta anos vagando no deserto. Ênfase na providência de Deus.
5. Deuteronômio: Uma repetição das leis dadas pouco antes de Israel entrar em Canaã. Ênfase na importância da Aliança de Deus com Israel.
Históricos (doze livros)
1. Josué: Um registro da conquista de Canaã sob a liderança de Josué e da divisão da terra entre as doze tribos. Ênfase no poder de Deus.
2. Juízes. A história das seis invasões sofridas pelos israelitas e das várias libertações da terra através dos juízes. Ênfase na desobediência dos israelitas e a paciência de Deus.
3. Rute: A história Rute, uma moabita, que se tornar um modelo de fé e uma ancestral de Davi e de Jesus Cristo.
4/5. 1 e 2 Samuel: A história de Samuel, o último dos juízes e o início e primeiros anos da monarquia em Israel sob os reinados de Saul e Davi.
6/7. 1 e 2 reis: A história do reino de Israel sob Salomão e a posterior divisão do reino. A presença marcante dos profetas Elias e Eliseu.
8/9. 1 e 2 Crônicas: Um registro dos reinados de Davi, Salomão e dos reis de Judá pela ótica sacerdotal durante o cativeiro babilônico.
10. Esdras: Um registro do retorno dos judeus do cativeiro e da reestruturação religiosa dos judeus e reinicio da reconstrução do Templo de Jerusalém.
11. Neemias: A reorganização civil dos israelitas e a reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém.
12. Ester: A história dos judeus no império Persa e seu livramento através da rainha Ester da conspiração de Hamã e o estabelecimento da festa de Purim.
Livros Poéticos (cinco livros)
1. Jó: O problema da aflição, mostrando a malícia de Satanás, a fé de Jó, os equívocos de uma teologia distorcida, a necessidade da sabedoria divina e a providência graciosa de Deus em relação ao seu servo.
2. Salmos: Uma coleção de cento e cinquenta cânticos espirituais, poemas e orações usadas ao longo dos séculos pelos judeus e posteriormente pela igreja cristã na liturgia do culto.
3. Provérbios: Uma coleção de máximas e discursos morais e religiosos sobre sabedoria, temperança, justiça, etc. O contraste entre a sabedoria humana e a sabedoria divina.
4. Eclesiastes: Reflexões sobre a futilidade da vida em contraste com um relacionamento correto com Deus.
5. Cântico dos Cânticos e/ou Cantares: Um poema centrado no relacionamento homem/mulher e sua ilustração do relacionamento entre Deus e seu povo Israel e posteriormente a Igreja.
Proféticos (dezessete Livros)
1. Isaías: O grande profeta da redenção. Um livro rico em profecias messiânicas, mesclado com juízos pronunciados contra as nações impenitentes.
2. Jeremias: O profeta das lágrimas. Viveu desde o tempo de Josias até o inicio do cativeiro babilônico. Ênfase no juízo, escravidão e a futura restauração dos judeus.
3. Lamentações: Um adendo ao livro de Jeremias onde narra de forma comovente os lamentando as aflições dos judeus.
4. Ezequiel: Um livro cheio de metáforas marcantes retratando vividamente a triste condição do povo de Deus durante o cativeiro e a promessa da futura restauração e glória da nação.
5. Daniel: Um livro de biografia pessoal e visões apocalípticas sobre eventos tanto da História dos judeus, bem como de todas as nações.
 6. Oséias: Um contemporâneo de Isaías e Miquéias. Pensamento central - a apostasia de Israel, caracterizada como adultério espiritual. O livro está cheio de metáforas marcantes descrevendo os pecados do povo.
7. Joel: Um profeta de Judá. Principal tópico - arrependimento nacional e suas bênçãos. "O dia do Senhor", um tempo de julgamentos divinos, mas também de salvação.
8. Amós: O profeta boiadeiro e catador de sicômoro, um corajoso reformador faz denuncias abertamente contra o egoísmo e o pecado. O livro contém uma série de cinco visões.
9. Obadias: Seu único tema é o anuncio do juízo de Deus sobre Edom e a libertação final de Israel.
10. Jonas: A história do "intransigente missionário", que foi ensinado através de amarga experiência, a lição de obediência e a grandiosidade da misericórdia salvadora de Deus.
11. Miquéias: Uma imagem sombria da condição moral de Israel e Judá, mas prediz o estabelecimento de um reino messiânico no qual a justiça prevalecerá.
12. Naum: Tema principal - a destruição de Nínive e a promessa de libertação de Judá da invasão da Assíria (que havia destruído o reino do Norte – Israel).
13. Habacuque: Escrito no período babilônico ou caldeu. Ênfase nos mistérios da providência divina. Questão central: Como pode um Deus justo permitir que uma nação perversa venha oprimir o seu povo Israel?
14. Sofonias: De tom sombrio, cheio de ameaças, mas termina em uma visão da futura glória de Israel.
15. Ageu: Um contemporâneo do profeta Zacarias. Ele reprovou as pessoas pela negligência na construção do segundo templo, mas prometeu um retorno da glória de Deus quando o edifício fosse concluído.
16. Zacarias: Um contemporâneo do profeta Ageu, ele ajudou a despertar os judeus para reconstruir o segundo templo. Ele teve uma série de oito visões e viu o triunfo final do reino de Deus.
17. Malaquias: Uma imagem gráfica do período de encerramento da história do Primeiro Testamento, mostrando a necessidade de reformas antes da vinda do Messias.

Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Os Livros Poéticos e de Sabedoria: Canonicidade e Posição no Cânon Hebraico/Cristão
Quadro Comparativo dos Cânones do Primeiro Testamento
Septuaginta ou Versão dos Setenta (LXX)
VT – Introdução Geral
VT - Os Livros Pseudoepígrafos

Nenhum comentário:

Postar um comentário