quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Natividade : O que virá a ser este Bebê? (Apocalipse 1.5)



            Quando uma criança nasce seus pais, familiares e amigos não fazem a mínima ideia do que ele virá a ser quando crescer. Há muitos planos, principalmente dos pais, mas são apenas suposições e expectativas – se elas se concretizaram somente os dias futuros poderão atestar.
            A jovem judia Maria se preparava para casar-se e tudo já estava acertado, o contrato de casamento havia sido estabelecido e em pouco tempo seu marido legal, porém ainda não de fato, viria busca-la e então o casamento se concretizaria. Mas um dia lhe apareceu um anjo e lhe comunicou que Deus a havia escolhido para dela gerar o Salvador. A partir daquele momento tudo na vida da jovem Maria mudou.
            Já na companhia de José, que a acolheu orientado por Deus, são obrigados mediante um decreto do Imperador Romano a empreenderem uma viagem longa e cansativa até sua cidade (vila) de origem. Chegando na pequena Belém da Judeia a jovem grávida sente as contrações do parto e ali, improvisados em uma estrebaria ela concebe um menino. Ainda extenuada pelo grande esforço do parto natural Maria pega pela primeira vez o menino Jesus em seus braços e enquanto ela o amamenta pela primeira vez o contempla e pensa: o que será deste menino? Como Deus haverá de realizar seus planos eternos na vida dele?
            Algumas pistas foram sendo dadas à Maria e José sobre o que veria a ser aquela criança. Os primeiros foram os pastores que haviam testemunhado o coral angélico e testemunham aos pais o que os anjos cantaram sobre aquele menino e Maria “guardou todas estes testemunhos em seu coração (Lc 2.19). Outros testemunhos vão sendo acrescentados sucessivamente: “Ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre; o seu reino nunca acabará” (Lc 1.33); “Hoje, na cidade de Davi, um Salvador nasceu para vocês; ele é o Cristo, o Senhor” (Lc 2.11); e algumas não tão positivas – “Uma espada também perfurará sua própria alma” (Lc 2.35). Maria tinha muito em que pensar sobre aquele bebê em seus braços!
            Diferentemente das narrativas evangélicas, que tratam do nascimento e ministério de Jesus, o livro do Apocalipse é elaborado para nos apresentar o Jesus Cristo glorificado. De fato, não é o Jesus Cristo que as pessoas em geral gostam de pensar. O Jesus que emerge das páginas do Apocalipse está assentado em seu trono e reina soberanamente e efetuara o juízo sobre todos os habitantes da terra. Ainda nos primeiros versos de abertura do livro temos uma referência sobre Jesus Cristo, o mesmo bebê que Maria havia segurado em seus braços, mas que agora tornou-se tudo aquilo para o qual Ele havia nascido: “Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra” (Ap. 1.5). certamente Maria já havia falecido quando João registra este testemunho glorioso sobre quem é Jesus.
            Portanto, o natal cristão não celebra um simples nascimento de um menino-deus que veio ensinar algumas coisas boas às pessoas e depois de ser covardemente traído e morto em uma cruz – se transformou em um mártir da paz. O natal cristão bíblico é MUITO MAIS do que essa ideia comercializada barata e vulgar. O Natal cristão bíblico CELEBRA o nascimento de “Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra”. Creio que está perspectiva apocalíptica do Natal deve nos levar a uma reflexão muito mais profunda sobre o real e verdadeiro sentindo do Natal. Essas três frases devem nos ajudar a compreender e apreender a verdadeira identidade do bebê nascido na pequena vila de Belém e que foi seguro e amamentado pela primeira vez pela jovem Maria. Quem é essa criança?
Ele é Fiel - “Jesus Cristo, que é a fiel testemunha”. Uma das coisas mais difíceis nos dias atuais é encontrar alguém em que de fato e de verdade podemos confiar e principalmente confiar a nossa própria vida. Em uma Sociedade movida a fake news descobrir quem fala a verdade e em que podemos confiar é um tremendo desafio. Mas João declara com todas as letras que podemos confiar plena e totalmente em Jesus Cristo, pois Ele é “fiel” e seu testemunho e cada uma de suas palavras, que foram registradas, são imutavelmente verdadeiros. Quando Jesus fala, ele fala apenas a verdade. Quando interrogado por Pilatos, momentos antes de ser condenado e morto na cruz, Jesus faz essa declaração: “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (João 18.37). Ele foi fiel até a morte e morte de cruz e Ele revelará a verdade no final – toda mentira, por mais bonita e resplandecente que possa parecer, será lançada no inferno com o diabo, pai da mentira, e seus anjos.
            Portanto, o Natal cristão bíblico é uma questão de Verdade ou Mentira. Toda pessoa tem que lidar com essa questão fundamental sobre Jesus - posso confiar nele? Algumas pessoas responderão sim, outras dirão não. Este é o ponto de partida, mas também é o ponto final de todas as demais questões que envolvem nossa vida aqui e na eternidade. A Bíblia contém 318 afirmativas (versículos) que declaram que Jesus Cristo voltará em poder e glória – muitos dizem: “não vou me preocupar com isso, pois não vai acontecer” e você o que diz? João e milhões de pessoas têm crido em Jesus por todos esses séculos, pois Ele é a fiel testemunha – Ele é a Verdade e a Vida.
Ele tem todo o Poder – “Jesus Cristo, que é o primogênito dentre os mortos”. Posso confiar a minha vida plenamente a Jesus porque Ele venceu a morte – Ele ressuscitou. Ele é o primogênito de milhares de milhares que com Ele também haverão de ressuscitar no último dia! Em seu ministério terreno Jesus ressuscitou algumas pessoas – mas todas elas vieram a morrer novamente. Mas quando Jesus ressuscitou, deixou aquele túmulo vazio para nunca mais retornar. Para consolar o coração de Maria pela perda de seu irmão Lazaro o Senhor declara a ela: “Eu sou a ressurreição e a vida e todo aquele que crer em mim, ainda que morra, viverá” – a ressurreição de Jesus é a declaração definitiva da vitória da vida em relação à morte. Por isso Paulo e todos os cristãos do primeiro século e de todos os séculos até hoje podem cantar com toda convicção: “Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?”. Nosso último inimigo foi completamente derrotado por Jesus Cristo na sua ressurreição (I Co 15.26). Para todo o cristão a morte não é mais um prejuízo, mas lucro – não inspira mais medo – mas a expectativa da vida eterna e da glória celestial. Era essa viva esperança que sustentava os cristãos nos Coliseus romanos e essa convicção da vitória sobre a morte que impactava violenta e profundamente a vida daqueles que ali testemunhavam suas mortes atrozes.
            Portanto, o natal bíblico celebra não apenas o nascimento de Jesus, mas sua completa vitória sobre a morte, pois Ele é o “primogênito dentre os que morreram e ressuscitaram”. Posso descansar plenamente em Jesus Cristo, pois Ele tem todo o poder aqui e na eternidade.  A vida, a salvação e a eternidade estão Nele!
Ele é soberano – “Jesus Cristo, que é o soberano dos reis da terra”. A palavra “soberano” significa que Ele é a autoridade máxima sobre todos os governantes da terra. Ele não é apenas mais um rei/governante – o seu domínio se estende sobre toda a terra. Todos terão que prestar contas a Jesus Cristo. Todos os governos se originam de poderes humanos, mas a soberania de Jesus emana do próprio Deus eterno – o Criador e Sustentador de todas as coisas. Todo governo humano tem um inicio e um fim – mas o Governo de Jesus não tem inicio e nem fim – pois Ele é Soberano desde a eternidade e por toda a eternidade – Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim.
            O ser humano em sua arrogância e estultícia pensam que são os senhores do mundo. Onde estão os imperadores romanos? Mortos. E seu grande império? Desapareceu. Mas dois mil anos depois, a Igreja de Cristo permanece viva e ativa sobre a terra e nada e ninguém a pode destruir, pois o Senhor da Igreja é o Soberano sobre toda a terra. Os Obama, Putin, Sarkozy, Merkel, Temer e Bolsonaro passaram – desapareceram, mas o Senhor Jesus Cristo e Seu Reino permaneceram para sempre!
            Aos olhos nus parece que tudo está perdido. A violência, a corrupção, a maldade parece que prevalecera no mundo. Quando olhamos em volta temos a falsa sensação de que Satanás é quem governa os reis da terra. Mas saiba que isso não permanecera assim. Satanás está submetido aos propósitos de Deus e temporariamente, pois em breve – muito mais breve do que muitos pensam – Jesus retornará ao palco mundial. As mesmas mãos que um dia foram cravadas na cruz – essas mesmas mãos governara o mundo. O Cordeiro reinará pelos séculos dos séculos e seu governo não terá fim. Ainda que nossos olhos não consigam ver agora – esteja certo de que Jesus Cristo é o “Soberano sobre todos os reis da terra”. É assim que a História humana será concluída – é disso que trata o livro do Apocalipse. Quer saber como a História termina – leia o Apocalipse.
            Portanto, o natal bíblico é a declaração e a celebração da Soberania de Jesus Cristo sobre tudo e sobre todos. Os acontecimentos singelos do nascimento de uma criança em uma vila da Judeia e num humilde estábulo, jamais despertaria o interesse da grande mídia. Com exceção de Herodes, nenhum outro rei da terra tomou conhecimento desse acontecimento. Mas aquele bebê surpreendeu e continua surpreendendo o mundo inteiro. Por onde Seu Evangelho é proclamado pessoas são transformadas e o servem com alegria.
            Que nesse natal você possa reconhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Que nesse natal você possa confiar sua vida a Ele! Porque:
Jesus Cristo é fiel!
Jesus cristo é poderoso!
Jesus Cristo é soberano!

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Apocalipse: Jesus Cristo Glorificado
Natal: Cantada Natalina Segundo Lucas – Magnificat (Lc. 1.46-55)
Maria e Isabel: Um Encontro Harmonioso entre o Antigo e o Novo Testamento (natal)
Quando o Natal foi Comemorado em 25 de dezembro?
Natal: Relatos Evangélicos do Nascimento de Jesus
Natal: O Nome de Jesus - Conselheiro (Isaías 9.6)
Natal: Entre o Natal e a Páscoa há uma Cruz (Reflexão)

2 comentários:

  1. Lindo e cativante texto. Obrigada Rv Ivan Guedes. Jesus é o nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir