A
estrutura e/ou plano utilizado pelo escritor de um livro é sempre um grande
desafio para aqueles que estudam e Atos não poderia ser diferente. Qual o plano
estrutural que orientou a redação do livro? Quais as grandes articulações e
ligaduras que proporcionam uma fisionomia coerente e organizada da obra? Apesar
das dificuldades inerentes a esta questão podemos fazer ao menos um exercício e
examinarmos algumas possibilidades apresentadas e aceitas por muitos dos
estudiosos desta obra de Lucas:
a) Estruturação Geográfica: Usando Atos 1.8 como ponto de referência do autor muitos estudiosos se satisfazem com uma estrutura que acompanha a difusão do evangelho pelos discípulos, partindo de Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra, entendo este último como sendo os domínios do Império Romano da época. Um esboço simples ficaria assim:
a) Estruturação Geográfica: Usando Atos 1.8 como ponto de referência do autor muitos estudiosos se satisfazem com uma estrutura que acompanha a difusão do evangelho pelos discípulos, partindo de Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra, entendo este último como sendo os domínios do Império Romano da época. Um esboço simples ficaria assim:
- propagação em Jerusalém (1-7)
-
propagação na Judéia e Samaria (8-12)
- propagação aos extremos do Império
(13-28).
Em um esboço mais amplo podemos visualizar algumas
temáticas e características peculiares de cada parte do livro:
Capítulos 1-12
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Capítulos 13 a 28
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Centro de Atividade
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Jerusalém
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Antioquia (Síria)
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Personagem proeminente
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Pedro
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Paulo
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Contexto Geográfico
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Jerusalém, Judéia e Samaria
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Outras regiões dentro da geografia do Império Romano.
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Alvo evangelístico
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Judeus
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Gentios
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Líderes da igreja
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Apóstolos
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Presbíteros
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Maior desafio
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Gestão diária
da igreja
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Inclusão dos
gentios ou nacionalidades não judaicas.
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Maior realização
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Escolha de diáconos
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Resolução da tensão judeu-gentia
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Forma de oposição
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Religiosos
(judeus)
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Político
(romanos)
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Tendência dos cristãos
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Concentração
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Dispersão
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c) Estruturação pelos Sumários: Outra forma de esboçarmos este livro é acompanharmos o
desenvolvimento do livro através dos sumários utilizados por Lucas para
demarcar as mudanças de assunto. É através deles que Lucas desenvolve a
dinâmica progressiva de sua narrativa. Elas são ao todo em número de sete:
5.42 – A origem da
comunidade cristã e sua convivência mutua com o judaísmo.
6.7 - O aumento dos
discípulos começa a causa impactos mais fortes na sociedade e impõe
transformações dentro do judaísmo oficial.
9.31 – Os cristãos se
espalham em direção ao norte e alcança rapidamente as regiões da Judéia,
Samaria e Galileia, sendo esta última a primeira fronteira para se alcançar os
gentios.
12.24 – O Evangelho
chegou em Antioquia gerando as primeiras controvérsias com o paganismo e também
se constitui em novo centro que acabara por se contrapor à Jerusalém,
culminando com o primeiro Concílio cristão.
15.36 – A primeira
viagem missionária oficial foi um grande sucesso e a evangelização e inclusão
dos gentios já é um fato consumado e a ênfase agora é pastoral em dar
assistência às comunidades, confirmando e estimulando a fé destes novos irmãos.
19.20 – A mensagem nova
do Evangelho choca-se de frente com as grandes religiões gregas e se impõe e
Paulo com sua equipe esta em sua terceira viagem oficial.
28.31 – O livro encerra
com um resumo extremamente positivo destes primeiros trinta anos do
cristianismo. Apesar de seu grande expoente missionário gentílico estar preso
em Roma, a mensagem continua sendo amplamente proclamada e a própria capital do
Império esta sendo alcançada.
Partindo
destes sete sumários lucanos poderemos ter uma visão progressiva e estruturada
de toda a narrativa. É possível perceber por este prisma que o objetivo é
registrar a difusão do Evangelho.
d) Estruturação Temática:
Esta proposta está centrada nos grandes temas geográficos e teológicos do
livro. Podemos destacar ao menos cinco pontos:
1. Origem da Igreja
(1.1-5.42). Panorama do inicio da Igreja em Jerusalém, sua dinâmica comunitária
e as primeiras perseguições.
2. Perseguição e Missão
(6.1-12.25). A expansão para Samaria, Judéia e Síria com o estabelecimento de
um novo centro Antioquia. Destaque a Pedro (perseguição) e Paulo (conversão).
3. Início das Viagens Missionárias Oficiais (13.1.-15.35). A primeira viagem missionária oficial
lideradas por Paulo e Barnabé visando primeiramente os judeus da diáspora e o
estabelecimento das comunidades cristãs gentílicas. O grande Concílio em
Jerusalém e a ruptura total entre cristianismo e judaísmo.
4. As Grandes Viagens Missionárias (15.36-20.38). A expansão do cristianismo na Grécia e Ásia
alcançando-se os grandes centros Filipos, Tessalônica, Beréia, Corinto e Éfeso.
Confrontos com a religião pagã grega e
com as autoridades e estruturas do império romano.
5. Paulo em Roma
(21.1-28.31) Paulo é acusado e preso em Roma, levado a Cesaréia, mas como
cidadão romano apela para César e é transportado para Roma. Mesmo aprisionado
ele continua a propagar a mensagem do evangelho.
Conclusão
Estas
ou quaisquer outras estruturas que se encontrem nos limites do livro têm a
função apenas de facilitar sua visualização. Podemos nos servir delas, porém
sem nos tornarmos limitados por elas. O mais importante é termos um contato
mais profundo e amplo com o livro.
Utilização
livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan
Pereira Mestre em Ciências da Religião.
Universidade
Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia
Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
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Referências Bibliográficas
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Examinai as Escrituras, v. 6. São Paulo: Vida Nova, 1989.
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Louis. New Testament Introduction, Eerdmans, 1915, https://archive.org/details/NewTestamentIntroduction
Scanned and Edited Mike Randall.
CHAMPLIN, R. N.
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. v. 1. São Paulo: Hagnos, 8ª ed.,
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ERDMAN, Charles R.
Hechos de Los Apóstoles. Ed. TELL, 1974.
RICE,
Edwin W. People’s commentary on the Acts
giving. Philadelphia: The American Sunday-School Union, 1896.
RYRIE, Charles C.
Bíblia de estúdio Ryrie. Chicago (Illinois): Moody Press, 1991.
SMITH, T. C. Comentário
Bíblico Broadman, v.10, JUERP, Rio de Janeiro, 1984.
WILLIAMS, David J. Novo
Comentário Bíblico Contemporâneo – Atos. São Paulo: Vida,1996.
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