Data
Em
relação a uma posição mais tradicional há pelo menos duas vertentes no que
concerne à data do livro de Atos:
Com
base em Irineu, que data Mc e Lc pouco depois do martírio de Pedro e Paulo em
Roma, bem como o prólogo Antimarcionita e o cânon de Muratori, a data de
composição de Atos deve ser colocada entre os anos 70 e 80.
Outra
tradição cristã antiga, fundamentada principalmente em Eusébio de Cesárea, que
afirma haver Lucas escrito este seu segundo volume de Atos um pouco antes de
Paulo ser absolvido de seu primeiro encarceramento. Deste modo, Atos deve ter
sido escrito no final de 62 e princípio de 63.
A crítica
moderna, com base nas análises literárias do texto, também se divide em duas
correntes:
v Uma, em que se alinham vários estudiosos entre os quais
Harnack, propõe a datação em torno de 63, baseada principalmente no término
abrupto do livro, sem qualquer referência a libertação de Paulo, nem a outros
fatos importantes como a destruição de Jerusalém no ano 70, bem como às
primeiras perseguições mais violentas aos cristãos por parte do Império Romano,
a partir do ano 64.
v A outra posição insiste em colocar a data para depois da
morte de Paulo (66 ou 67), porém não estão de acordo se foi antes ou depois de
70.
Ainda
há aqueles que defenderam datas bem posterior (115 a 130 d.C.). A chamada
escola de Tubingen, cujo expoente
maior foi F. C. Baur propunha esta
data avançada, pois entendiam que o objetivo do escritor era apaziguar os
conflitos entre os cristãos judeus, cuja liderança advinha de Pedro e os
cristãos gentios cujo baluarte era Paulo. Entretanto, a fundamentação histórica
desta tese demonstrou-se frágil e hoje praticamente abandonada. Outros
advogados de data tão avançada tentaram associar o escritor de Atos com os
escritos históricos de Josefo (Antiguidades, 94 d.C.), mas uma vez mais falta
consistência histórica para tal exercício acadêmico.
Muitos
estudiosos entendem que Atos não poderia ter sido escrito muito tempo depois de
90, pois traz em suas páginas uma visão bem positiva e até otimista do Império
Romano, em relação ao cristianismo, o que mudou radicalmente após Domiciano e
também o escritor de Atos não faz a mínima referência às correspondências de
Paulo, que já estavam reunidas e circulavam juntas no final do século I.
Composição
Conforme
mencionado acima, a questão da data auxilia no esforço de estabelecer de onde
Lucas escreveu a segunda parte de sua obra – Atos.
Há
uma forte e consistente tradição, ainda que não uniforme, de que ele escreveu
quando em sua estadia em Roma. Lucas certamente foi a Roma com Paulo (cf. Atos
28.16) e ele estava com o apóstolo enquanto aguardava seu julgamento (cf. Cl
4.14; 2Tm 4.11; Fm 23 e 24).
Todavia,
alguns estudiosos supõem que Lucas não permanecer com Paulo em Roma durante
esses dois anos (Atos 28.30), mas que ele foi para cidade de Filipos, onde havia
vivido alguns anos, e, portanto, foi desta cidade e no aconchego da comunidade
cristã dos filipenses que ele encontra condições para escrever o livro de Atos.
Uma
outra possibilidade aventada é de que ele escreveu a partir de Antioquia, o
grande centro cristão missionário, a partir do qual a obra missionária aos
gentios foi efetivada. Mas há muita dificuldade em fixar Lucas ali depois da
prisão de Paulo.
Mas
como Rice concluiu “o peso das evidências
no momento favorece o início da tradição prevalecente de que o livro foi
escrito em Roma” (1896, p. 16).
Utilização
livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan
Pereira Mestre em Ciências da Religião.
Universidade
Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia
Protestante
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Referências Bibliográficas
BAXTER, J. Sidlow.
Examinai as Escrituras, v. 6. São Paulo: Vida Nova, 1989.
BERKHOF,
Louis. New Testament Introduction. Eerdmans, 1915, https://archive.org/details/NewTestamentIntroduction
Scanned and Edited Mike Randall.
CHAMPLIN, R. N.
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. v. 1. São Paulo: Hagnos, 8ª ed.,
2006.
ERDMAN, Charles R.
Hechos de Los Apóstoles. Ed. TELL, 1974.
RICE,
Edwin W. People’s commentary on the Acts
giving. Philadelphia: The American Sunday-School Union, 1896.
RYRIE, Charles C.
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SMITH, T. C. Comentário
Bíblico Broadman, v.10, JUERP, Rio de Janeiro, 1984.
WILLIAMS, David J. Novo
Comentário Bíblico Contemporâneo – Atos. São Paulo: Vida,1996.
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