terça-feira, 1 de março de 2016

ACADIANOS - Povos Relacionados à História Bíblica

Os Acádios (também referida como Ágade ou Acade; em sumério: ki-uri; em acadiano: mat akkadim), habitaram o centro e norte da Mesopotâmia, convivendo com os sumérios durante vários séculos. Em 2.371 a.C. surge um líder que assume o controle de Kish e derrota Lugalzagesi de Uruk, era Sargão, que numa escalada de conquistas impõe seu poder sobre a grande maioria das chamadas cidades-templos da região mesopotâmica.
            Etnicamente os acádios são do tronco e língua semita, mas sua guerra contra os sumérios não é motivada pelo componente racial, e sim, pelo desejo de forma um grande império e marcar a História. Como diria o velho Salomão “não há de novo debaixo do sol”.
            É a primeira nação a romper com a estrutura de cidade-templo suméria e estabelecer um estado universal, possibilitando uma expansão sistemática de conquista e domínio, através do controle das rotas comerciais e vias de comunicação da Baixa Mesopotâmia. É a primeira manifestação de um conceito de império que se tem notícia na história humana. Para alcançar este propósito os acádios tiveram que estabelecer uma ampla organização administrativa civil com numerosos funcionários públicos, bem como, ampliar e manter um exército cada vez mais numeroso, com grande agilidade e capacidade de manobras bélicas. Criaram o chamado armamento leve como o venábulo (lança) dando mais agilidade aos seus exércitos quando em batalhas.
            Assim como haverá de ocorrer em outros Impérios, os acádios acabam impondo também um domínio no idioma, cabendo a eles o pioneirismo de maneira que no primeiro milênio antes de Cristo toda diplomacia, economia e literatura foram sendo adaptadas e assimiladas pela língua e escrita cuneiforme acadiana, que se constitui na primeira língua tronco semita a ser expressa por escrita. Tornou-se uma das línguas mais ricas da Antiguidade, produzindo entre outros o Código de Hamurabi.
            Sua capital, Acádia, fundada pelo próprio Sargão, ainda não foi localizada pelos arqueólogos, entretanto, as principais sedes de seu império foram as cidades-estados, onde eram mantidas as administrações governamentais com os funcionários acadianos à frente e onde eram mantidas (supridas) as guarnições militares, agilizando assim os deslocamentos de tropas onde fossem mais necessárias.
            Sua religião constituída de deuses semitas, cósmicos, luminosos e de grande personalidade, possuía uma rica mitologia que se foram sincretizando com as tradições religiosas sumerianas tornando o característico religioso do mundo mesopotâmico. Foram eles que iniciaram o costume de divinizar o rei.  Nas artes suas figuras indicam o naturalismo e expressividade. A principal fonte de informação a respeito dos seus deuses são as tábuas descobertas em Ras Shamra, localidade no norte da Síria situada onde existiu o antigo reino de Ugarit, que se desenvolveu em meados do segundo milênio antes da era cristã. A descoberta dos arquivos ugaríticos teve grande importância para o estudo bíblico, pois estes arquivos forneceram pela primeira vez uma descrição detalhada das crenças religiosas canaanitas durante o período diretamente anterior à colonização israelita. Estes textos mostram paralelos significativos com a literatura hebraica bíblica, particularmente nas áreas do imaginário divino e da forma poética. A poesia ugarítica tem diversos elementos encontrados posteriormente na poesia hebraica: paralelismos, métricas e ritmos. As descobertas de Ugarit levaram a uma nova apreciação do Velho Testamento como literatura. Nesse endereço eletrônico você encontrara uma tradução completa do “Épico de Baal” http://documentofantastico.blogspot.com.br/2011/05/textos-ugariticos.html
            Por cerca de 160 anos os acádios dominaram e determinaram o destino do Oriente Próximo, que somente após 2.230 a.C., quando da morte do neto de Sargão, Naram-Sim, seu domínio começa a eclipsar, terminando esta dinastia com o assassinato de Sharkalisharri. As reais causas do declínio acadiano não estão muito esclarecidas, o fato é que eles foram substituídos pelo poder das tribos nômades, chamados guti, originários dos montes Zagros, no Alto do rio Tigre, que atacavam as cidades urbanizadas, visto que a sedentarização das populações do Oriente Médio lhes dificultava a caça e o pastoreio.  O declínio do império acadiano produziu um retrocesso econômico e cultural muito grande em toda região da Mesopotâmia.

5 comentários:

  1. I would like to know the email of the author's blog

    ResponderExcluir
  2. I would like to know the email of the author's blog

    ResponderExcluir
  3. Eu sou completamente apaixonada por história dá antiguidade, principalmente,todas as quais se referem as mulheres cristã,

    ResponderExcluir
  4. Se você tiver algum artigo que deseje compartilhar me envie e terei prazer em inseri-lo no blog.

    ResponderExcluir