terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

HERODIANOS - verbete

Evidentemente que surgem com a efetivação da dinastia de Herodes, o Grande, que reinou de 4 a.C. a 39 d.C., o mesmo que ordenou a morte das crianças de dois anos para baixo, no esforço de eliminar Jesus.
Era um grupo judaico mais político do que religioso, porém cultivavam muitas afinidades com os Saduceus, divergindo deles em apenas alguns poucos pontos políticos; mas eram inimigos declarados do Zelotes, pois estes apregoavam abertamente uma rebelião contra o Império Romano e não suportavam a dinastia Herodiana. Eram também inimigos dos Fariseus, pois desejavam estabelecer um Herodes no trono, enquanto que os Fariseus aguardavam um descendente de Davi. Mas isso não impediu que em três ocasiões diferentes estes dois grupos antagônicos se unissem para matar Jesus.
Apoiavam integralmente a dinastia Herodiana; assimilaram totalmente a cultura helenista; aceitavam passivamente o domínio romano; provavelmente eram ricos e tinham grande influência política [estariam muito à vontade no seio evangélico brasileiro]. Diversos historiadores cristãos como Jerônimo, Tertuliano, Epifânio, Crisóstomo e Teófilo registram que os Herodianos desejavam fazer de Herodes um Messias, mas o defendiam por causa de seus próprios interesses econômicos-sociais, pois recebiam privilégios e regalias concedidas pelo governo de Herodes [os partidos políticos brasileiros].
Alguns comentaristas dizem que eles cultivavam uma expectativa de que através do fortalecimento do governo de Herodes, eles conseguiriam alcançar uma autonomia em relação ao poder do Império Romano, pois mantinham acesa a chama nacionalista judaica.
Eles eram também os olhos e ouvidos do governo romano, relatando todo e qualquer movimento que pudesse ser considerado revoltoso. Um dos movimentos de maior poder explosivo era sem dúvida os de características messiânicas. Desta forma, na medida que o ministério de Jesus vai alcançando projeção cada vez maior e mais intenso na Palestina, entra no radar dos Herodianos.
A primeira vez que eles são mencionados nos evangelhos, estão tramando a morte de Jesus (Mc 3.16), ainda no início do seu ministério. São eles que levantam a questão a quem se devia pagar os tributos (Mt 22.15-16; Mc 12.13-14). Ao final eles faram parte do conclave, aliando-se a seus inimigos naturais, para alcançarem seu objetivo maior de matar Jesus.
Jesus alerta seus discípulos sobre os Herodianos (Mc 8.15). Este tipo de pessoas e grupos interesseiros sempre proliferam ao redor dos poderosos. As convicções religiosas sempre estarão subordinadas aos interesses de seus mesquinhos e corruptos corações. Os Herodianos são o representativo de todos aqueles que optam por abrirem mão de seus princípios éticos e religiosos, daqueles que trocam suas convicções   e princípios pelos benefícios imediatistas dos governantes e dos ricos. O status de poder e as ambições pessoais sempre serão colocadas em primeiro lugar.

Me. IPG


Nenhum comentário:

Postar um comentário