sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A T O S - Introdução

Testemunho Pessoal
O livro de Atos é sem dúvida alguma a parte da Bíblia que mais influenciou a minha vida. Tendo nascido em um lar evangélico desde pequeno me familiarizei com os textos bíblicos. Mas somente aos quinze anos tive uma experiência de conversão e neste mesmo ano comecei a trabalhar na primeira e única empresa pelos próximos doze anos, quando fui para o Seminário.
Lembro-me que ganhei do meu pai um NT pequeno, de bolso, e todos os dias ao chegar eu lia um ou dois capítulos de Atos. Na chama que queimava do primeiro amor os acontecimentos narrados em cada página de Atos tornavam-se vividos e me impulsionava a fazer tudo que me fosse possível, no auge de meus quinze para dezesseis anos, para cooperar na expansão do Evangelho.
Logo comecei a contatar evangélicos dentro da empresa e começamos a nos reunir na hora do almoço para orarmos e estudarmos a Bíblia. Fizemos distribuição de Bíblias, Novos Testamentos, e uma grande distribuição de Evangelhos de João (mais de cinco mil) doados pela Faculdade Metodista, E ao final de cada ano fazíamos um Culto de Ações de Graças onde convidávamos nossos colegas para participarem. Foram anos maravilhosos e de uma fé vivida intensamente.
A partir de então o livro de Atos passou a ser para mim uma leitura permanente e ainda hoje faz arder meu coração e tem mantido meu foco evangelístico e missionário. A minha oração é que ao compartilhar este material você também possa sentir o seu coração aquecer e sentir uma empolgação crescente de anunciar este Evangelho de Cristo Jesus por onde quer que você esteja indo.

Introdução           
A importância deste livro pode dificilmente ser subestimada, pois sem ele poderíamos ficar totalmente órfãos de um registro genuíno dos primórdios e desenvolvimento da igreja primitiva. Deste modo, Atos fornece um registro seletivo de eventos que tiveram lugar durante os anos formativos da igreja, e por esta razão fornece-nos os antecedentes histórico de nossa fé e como ela saindo de Jerusalém em poucas décadas, sem jornal, sem rádio, sem televisão e sem internet, alcançava Roma, a capital do poderoso Império. Esse livro também fornece informações que localizam e fundamentam os fatos tratados nas cartas dos apóstolos, nos dando uma melhor e maior compreensão de quando eles disseram o que disseram e por que eles disseram aquilo.
O valor de um livro pode ser melhor avaliado quando pensamos na possibilidade de se a referida obra não tivesse sido escrita ou perdida. A ausência do livro de Atos no cânon do Segundo Testamento (NT) certamente abriria uma lacuna irreparável. Esse precioso livro faz a ponte entre os escritos evangélicos e a produção das cartas, proporcionando um contexto histórico para os escritos apostólicos, pois, nele estão os registros dos fatos ocorridos nos primeiros 31 anos da igreja.
O livro de Atos não pode ser estudado como sendo uma obra isolada, pois ele faz parte integrante ou concludente da obra evangélica anterior produzida pelo mesmo autor, o médico e companheiro de viagens missionária de Paulo, o Dr. Lucas, pressupondo que seus leitores primários deste segundo volume tinham plena consciência da existência da obra anterior, de maneira que Atos é uma continuação do registro evangélico.
É por meio de Atos que tomamos conhecimento da expansão da igreja cristã no Ocidente através do estabelecimento de quatro centros maiores: Jerusalém, Antioquia da Síria, Éfeso e Roma.
Desta forma, se não tivéssemos o livro de Atos nenhuma outra obra poderia de forma igual preencher a lacuna que se abriria, de maneira que a segunda parte da bíblia cristã ficaria como dois fragmentos, evangelhos e epístolas, sem qualquer conexão que as unissem. 

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigo Relacionado
QUEM FOI TEÓFILO?
A CIDADE DE BERÉIA
  
Referência Bibliográfica
BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras, v.6. São Paulo: Vida Nova, 1989.
FITZMYER, Joseph A. Los Hechos de los apóstoles, v. 1. Salamanca (Espanha): Ediciones Sígueme, 2003.
STAGG, Frank. O Livro de Atos – a luta primitiva em prol de um Evangelho vencedor. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1958.

WILLIAMS, David J. Atos - Novo Comentário Bíblico Contemporâneo. São Paulo: Editora Vida, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário