quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Rute (Capítulo 1) Sumário e Reflexão


Sumário
1- 5 Dez anos trágicos em Moabe. Elimeleque e sua esposa Noemi, juntamente com seus dois filhos Malom e Quiliom, deixaram a vila de Belém (Judá) em decorrência de uma forte seca que a terra mais nada produzia e a família não tinha como se manter. Conforme informação do texto eles habitaram em Moabe por um período de dez anos. Mas foi um tempo de perda! Primeiramente morre Elimeleque. Seus dois filhos haviam se casado com moças moabitas: Malom casou-se com Rute e Quiliom com Orfa. Mas ambos morreram de maneira que Noemi ficou sozinha com as duas jovens viúvas, sem filhos.
6-14 Diante de um quadro tão deprimente Noemi  toma a decisão de retornar à sua terra natal a pequena e singela Belém de Judá. Ela encoraja as duas noras a permanecerem em Moabe junto aos seus familiares, pois nada mais tinha a oferecer a elas em termos de amparo. Depois de um tempo Orfa resolver permanecer e beijando Noemi se separaram.
15-22 Apesar da desistência de Orfa a outra nora Rute permanece resoluta em viajar com sua sogra, e suas palavras amorosas tem ressoado como votos em muitos casamentos. O amor de Rute por Noemi é um modelo de um amor persistente que não se rompe pelas circunstâncias extremas e nem pelas perspectivas das lutas e dificuldades que se anteveem. Assim elas empreendem sua longa e solitária jornada desde a  Jordânia até Belém de Judá.

Lições para Reflexão
1. Sem pão na "casa do pão". Belém significa "casa do pão". Houve uma fome na terra, e não havia pão na "casa do pão". Muitas situações da vida são semelhantes a esta. Quanta decisão se toma forçada pelas circunstâncias adversas. Noemi havia perdido tudo em Moabe e retornar à casa do pão era a melhor perspectiva que Noemi tinha apesar de ser vergonhoso para ela retornar nessas circunstâncias. Retornar a casa nos faz lembrar a parábola do “Filho Pródigo” que depois de perder tudo, restou-lhe apenas uma esperança: retornar à casa do pai!
2. "O teu Deus será meu Deus". Rute encontrou mais em Naomi do que uma sogra preocupada e conscienciosa. Na sua convivência com a família de Elimeleque, especialmente seu casamento com Malom, ela havia chegado ao ponto de romper com sua herança familiar, seus amigos e sua religião. Ela havia encontrado o Deus verdadeiro e não haveria de abrir mão dessa nova fé. Quando os membros de uma família são convictos de sua fé e mantém sua relação firme com Deus, nenhuma circunstância é suficiente para desanima-los. Enquanto os israelitas abriam mão facilmente de seu Deus, Rute torna-se um modelo de crente genuína.
3. Chame-me de "Mara". Quando Naomi chegou a sua vila de Belém-Judá, muitos membros mais velhos da comunidade lembraram-se dela e a se alegraram com o retorno dela. Mas diante dos acontecimentos – viúva e sem filhos – eles perguntavam se era de fato a mesma Noemi de dez anos atrás. Assim, ela resolve mudar seu nome de Noemi par Mara (amarga). De alguma maneira ela entendia que Deus havia tratado ela de forma muito dura. É sempre difícil entendermos e aceitarmos as adversidades que nos sobrevém, e sempre acabamos direcionando nossa frustração para Deus (infelizmente não fazemos o mesmo quando as coisas vão bem). Poucos crentes são capazes de mediante as perdas declararem como Jó: “Deus deu, Deus tirou, BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR!”. Noemi como a grande maioria de nós optou pelo caminho mais fácil – mudar o nome – e assumirmos nossa amargura!

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
SÍNTESE BÍBLICA – Rute
SÍNTESE BÍBLICA – Juízes
SÍNTESE BÍBLICA – Josué
SÍNTESE BÍBLICA – Deuteronômio


Nenhum comentário:

Postar um comentário