sábado, 2 de julho de 2016

APOCALIPSE: Por que estudar o livro do Apocalipse?

Apocalipse é um livro importante para se estudar pelo fato de que se constitui na pedra angular da Revelação de Deus ao ser humano. Apocalipse é o livro da conclusão, pois ele diz-nos o fim da história que começou em Gênesis! É impossível imaginarmos o Segundo Testamento sem o livro do Apocalipse, pois não há nenhuma outra literatura no cânon cristão que pudesse cobrir tal lacuna.
O tema diferenciado do Apocalipse é que nos ensina sobre o futuro. Ele revela que este mundo não está lançado à própria sorte ou a  mercê tão somente dos desígnios humanos, que diariamente destroem o planeta; esse último livro da bíblia nos faz lembrar de que há um Deus que conduz a história humana em todos os seus aspectos, não apenas espirituais, mas também no que se refere a todos os seus aspectos naturais; na leitura dele somos alertados de que Jesus Cristo voltará, agora revestido de toda sua glória e poder, para estabelecer seu Reino, para julgar a raça humana e fazer uma nova criação tanto na terra como no céu.
Apocalipse também é importante porque revela e reafirma as grandes doutrinas contidas nas páginas da Escritura, portanto, é um livro teologicamente rico. Ele manifesta a soberania e a santidade de Deus; declara sem qualquer subterfugio que Deus está plenamente no controle, que Ele não apenas tem um plano como Ele mesmo o está conduzindo para cumprimento. Apocalipse ensina que só Deus pode prever o futuro e que Ele faz isso com precisão de 100 por cento. Em nenhuma outra parte da Bíblia a cristologia (doutrina de Cristo) é manifestada de forma tão glorioso como no Apocalipse. Jesus é o Cordeiro (28 vezes), que foi morto, ainda está vivo para sempre. Ele é Deus (Ap 1.17; cf. também Isaías 44. 6); Cristo é adorado como Deus (Ap 5.13) e Ele é o centro convergente de toda a história e profecia (Ap 19.10). A salvação é exclusivamente por meio da fé em Cristo e Sua morte na cruz (Ap 1. 5); somente seu sangue pode lavar nossos pecados (Ap 5. 9; 7.14); Ele é o Leão de Judá, que está voltando como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19.16).
Apocalipse traz uma radiografia da real condição depravada do ser humano, que merece o julgamento e por esta razão necessita desesperadamente da graça de Deus. Em nenhum lugar na Bíblia a raça humana é descrita com maior grau de depravação, rebelião e blasfêmia.
O livro de Apocalipse permite uma visão divina da história. Vemos que nenhum império humano permanecera e que o fim deles será trágico. Nos 404 versos que compõe o Apocalipse, existem cerca de 278 alusões ao Antigo Testamento, de maneira que sua mensagem somente será corretamente compreendida à luz do restante das Escrituras e nunca fora dela. Seu escritor acredita que o Primeiro Testamento continua valido como Palavra de Deus, e ele afirma que a mensagem por ele recebida e transmitida é igualmente divinamente inspirada e autoritária (Ap 1.2).
O Apocalipse tem muito a dizer sobre anjos e demônios. Na verdade, fala sobre anjos mais do que qualquer outro livro da Bíblia; os anjos estão ativos ao longo dos capítulos, especialmente nas manifestações da ira de Deus sobre a terra. A realidade e o mal de Satanás e suas hordas de demônios também estão evidenciadas. Satanás acusa e persegue o povo de Deus e tenta destruí-los, capacita o Anticristo e o Falso Profeta, e, finalmente, será condenado e lançado no lago de fogo.
Uma última razão para se estudar o Apocalipse é que ele contém uma bênção especifica para aqueles que ler e estudar sua mensagem (Ap 1.3). Por este motivo o Apocalipse passou a ser denominado carinhosamente de "o livro da bênção"? Portanto, vale a pena você investir seu tempo no estudo desse precioso livro, esforçando-se por compreender sua mensagem, pois na medida em que apreender os princípios nele contidos, você usufruirá das bênçãos de Deus!

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br//

Um comentário:

  1. Creio que tinha medo. Mas sei que Deus fala com seu povo através desse livro. Cada palavra aqui é para nós não é para ímpio.

    ResponderExcluir