sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Natividade: Ilustrações – A Estrela

A próxima cena evangélica ilustrada por GustaveDoré (1832-1883) é a dos Magos do Oriente[1], que seguem a trajetória de uma estrela, que deverá indicar o lugar onde há de nascer o próximo rei dos judeus (Mateus 2.1-12).
            Na lógica destes Sábios onde mais deveriam procurar informações sobre o nascimento desse bebê do que no palácio real. Recebidos pelo então rei Herodes[2], que diante da pergunta imediatamente acorda toda Jerusalém, exigindo que seus assessores descubram onde o menino haveria de nascer. Mas para desgosto de Herodes lhe forneceram apenas informações genéricas encontradas nas palavras do profeta Miquéias: “Ó pequena cidade de Belém, você não é uma vila judaica sem importância, porque o Rei será levantado daí para dirigir o meu povo de Israel”.
            Mas a lógica humana sempre se frustra diante da sabedoria de Deus. O bebê rei estava nascendo na pequena e quase insignificante vila de Belém na região da Judéia[3], em uma humilde estrebaria, acercado de menosprezados pastores de ovelhas.
            Assim como aqueles Sábios as pessoas continuam buscando a Deus nos lugares errados, pois utilizam apenas suas lógicas – não encontram.
            Para encontrem Jesus aqueles homens tiveram que continuar seguindo a estrela. A forma de Deus nos conduzir a Jesus será sempre sobrenatural. Ele sempre haverá de colocar diante de nós a Sua estrela. Deus utiliza-se de pessoas e circunstâncias para nos conduzir a Jesus, para que possamos encontra-Lo e adorá-Lo!
            Com nossa lógica olhamos para o céu e não conseguimos distinguir uma estrela da outra – mas de repente, algo nos chama atenção, uma estrela destaca-se das demais – então somos atraídos e motivados a irmos na direção que ela nos indica e ao final deste caminho percorrido – encontramos Jesus!!
            A conversão será sempre um ato sobrenatural! Tentar explicar a conversão e a fé é tentar segurar o vento.
            Em relação a Jesus ou você crê que Ele é de fato o Salvador, ou, você continua a empreender sua lógica e acabara frustrado, pois jamais vai compreender.
O Natal é uma questão de fé!!
“Pois nós vimos a sua estrela nas distantes terras do Oriente, e viemos adorar ...".
           

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
JESUS BÍBLICO X JESUS GNÓSTICO http://reflexaoipg.blogspot.com/2016/12/jesus-biblico-x-jesus-gnostico.html?spref=tw
O VERDADEIRO ESPIRITO DO NATAL
NATAL EM IMAGENS - O Nascimento
NATAL – QUERO VER JESUS?
NATAL EM IMAGENS – A Anunciação
NATAL - Segundo Mateus – Genealogia
A BÍBLIA EM IMAGENS
Outras Reflexões

[1] Como com Platão, os Magos foram pensados ​​como observadores do céu, estudiosos dos segredos da Natureza. Embora eles sejam chamados no original, μαγοι, mago, não devemos imaginar que eles eram o que chamamos feiticeiros ou alguém que manipulava a magia; esta designação era a forma apropriada em tempos antigos frequentemente dado a filósofos, ou homens de saber, em particular aqueles que estavam curiosos para examinar as obras da natureza, e observando os movimentos dos corpos celestes. De onde vieram, não podemos dizer. O nome foi também amplamente difundido neste momento para levar-nos a olhar com certeza para sua origem na Pérsia, e esse país está ao Norte e não a leste da Palestina. Todavia, a observação “dos céus” implícitas na narrativa estaria mais relacionada a Caldéia, em vez de Pérsia. As lendas populares que eram em número de três, e que eles eram reis, que representavam as três grandes dinástia dos filhos de Noé, e foram nomeados Gaspar, Melchior e Balthasar, são adições simplesmente apócrifos, originários provavelmente em representações dramáticas, e perpetuada pela arte cristã.
[2] Herodes, o Grande, filho de Antipater, nascido em Ascalon, cerca de 70 anos antes de Cristo. Segundo alguns, ele era judeu nativo; segundo outros, uma Idumeou pelo lado do pai, e pela mãe era um árabe. A opinião mais provável é que ele foi originalmente um Idumeou; mas que seus antepassados em algum momento tornaram-se prosélitos da religião judaica.

[3] Judéia, aqui, significa o distrito chamado assim a partir da tribo de Judá, segundo o qual, mais especificamente, da tribo de Benjamim, e se distingue de Samaria, Peréia, Traconites.

Um comentário:

  1. Este será um natal bom para todos neste momento. Essas imagens são reveladoras neste momento.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir