terça-feira, 7 de março de 2017

Galeria da Páscoa: A Negação de Pedro


            Diferentemente da Galeria Natalina, onde seus quadros reproduzem as cenas festivas emolduradas pelos cânticos e manifestações angelicais, anunciando o nascimento de Jesus e as boas novas de salvação para todos os povos. A Galeria da Páscoa haverá de produzir quadros muito mais tensos e carregados de dor e sofrimento. Aqui as cores alegres e luminosas são substituídas pelas cores sombrias e escuras. Mas sem duvida alguma é nessa Galeria pascoal que podemos nos ver de forma nua e crua; toda nossa maldade e crueldade estão emolduradas em cada uma dessas cenas evangélicas; em essência a humanidade é aqui revelada em toda sua decadência e pecaminosidade. A traição, o abandono, a negação, os escárnios, as injustiças, o ódio, a ganancia, a mentira e finalmente a morte mais atroz na cruz, são apenas lampejos da depravação humana em sua essência. O horror que sentimos com as cenas e atitudes ali emoldurados é porque sabemos que poderíamos fazer parte de qualquer uma daquelas cenas, pois não somos melhores em nada de cada uma daquelas pessoas. No mínimo faríamos parte daquele coro maldito que cantava alucinadamente: “crucifiquem-no, crucifiquem-no”.
O quadro a ser apresentado aqui é aquele em que os evangelistas retratam um dos momentos mais triste da vida do apóstolo Pedro – sua tríplice negativa. Justamente ele que foi um dos personagens mais proeminentes no transcorrer das narrativas evangélicas; ele que em muitas ocasiões tornou-se o porta-voz de seus colegas; ele que em algumas ocasiões foi separado pelo próprio Jesus para presenciar acontecimentos específicos, como a ressurreição da filha de Jairo e a transfiguração; esse mesmo Pedro será protagonista de uma das cenas mais tristes desta galeria pascoal. Seguiremos a narrativa de Marcos para emoldurar e pincelar estas cenas angustiante e dolorida, com a qual todo cristão sincero se identifica, pois o genuíno arrependimento é sempre acompanhado pela mais profunda dor e horror pelo pecado.
“Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote” (14.54).
            Logo após ser traído por Judas Iscariotes, Jesus é preso e levado até a residência do Sumo Sacerdote Caifás, e durante todo o trajeto desde o Jardim das Oliveiras o apóstolo Pedro acompanha esgueirando-se por entre as árvores e acobertado pelas sombras da noite. E aqui temos um paradoxo, pois sua negação não se dará pelo fato de ter fugido ou se afastado de Jesus, como os demais (14.50), mas ao contrário, a cena da negação somente ocorre pelo fato de Pedro ainda ter a disposição de seguir a Jesus – “Pedro seguira-o de longe”. Ele esta tentando ser fiel às suas próprias palavras: “Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte” (Lc 22.33). Essas palavras proferidas no calor de seu entusiasmo e emoção, ainda ressoam em seus ouvidos e o impulsionam a continuar seguindo, mesmo que de longe, seu Mestre.  
            O verbo utilizado pelo evangelista Marcos (akoluthein – seguir) expressa um sentido forte de desejo em seguir, de não abandonar, ainda que o complemento “de longe” revele todo o antagonismo da cena, pois não é possível seguir Jesus de longe – para segui-lo de fato é preciso antes de qualquer coisa o “negar a si mesmo”. Pedro, seu irmão André e seus companheiros de pesca Tiago e João foram os primeiros a serem chamados por Jesus e “imediatamente, deixando as redes, eles o seguiram” (1.18). Seguir Jesus de longe é sempre um caminho perigoso! Para seguir a Jesus de fato e de verdade é preciso não apenas a fé mas também sua contrapartida a coragem.
            A cena central é Pedro se movendo desconfortavelmente no pátio da casa do Sumo Sacerdote Caifás. Mas quanto mais Pedro tenta ser invisível, mais sua visibilidade é manifestada. Não tem como o discípulo permanecer incógnito!
            Pedro tenta se misturar à criadagem e assim se camuflar, mas uma das criadas fita-o com atenção (emblepein), e imediatamente o identifica “Também tu estavas com Jesus Nazareno” (14.67). Nesse primeiro momento a identificação é pessoal entre a serviçal e o discípulo camuflado, mas é explicita e precisa – “você estava com (metà – junto de, de acordo com, na companhia de) Jesus” que é a marca distintiva do chamado para o discipulado; “... para que ficassem com Ele, para enviá-los a pregar” (3.14).
            Pedro muda de lugar na tentativa de permanecer ali, mas uma segunda vez ele é identificado e diferentemente agora é exposto aos demais ao redor: “começou de novo a dizer: este é um deles!” (14.69). Agora Pedro é identificado não apenas com Jesus, mas também de pertencer ao grupo de seus discípulos. Seguir a Jesus implica em fazer parte integrante de sua comunidade, de sua Igreja. Tem aumentado grandemente o numero daqueles que desejam seguir a Jesus sem fazer parte de uma igreja, justificando-se nas atitudes e escândalos provocados por grande parte das “lideranças” eclesiásticas; porém, nem o grupo apostólico, nem a igreja primitiva, ficaram isentos dos lampejos da pecaminosidade humana, e o próprio Pedro é um triste exemplo dessa realidade.
            Mais uma vez Pedro de esgueira e tenta ficar nas sombras, mas agora são os servos e guardas que lhe abordam: “De fato, és um deles; pois és galileu” (14.70). Pedro é denunciado, ao final, pela semelhança mais tênue dele com Jesus, o fato de serem ambos da região da Galileia.
            Na mesma medida em que Pedro vai sendo reconhecido e identificado com Jesus – ele nega. Na primeira (14.68) ele declara: “Não sei do que você esta falando [nem me diz respeito]” – se esforçando em demonstrar que não tinha qualquer ligação ou interesse na pessoa de Jesus ou no seu ensino. Na segunda negação (14.70), o evangelista apenas registra: “Ele negou de novo”, mas a ideia do verbo no imperfeito denuncia que Pedro repetidamente negou sua ligação com Jesus [não o conheço, não o conheço, não o conheço.....]. E a terceira e derradeira negativa revela toda a fragilidade e temeridade de Pedro: “Ele, porém, começou a maldizer e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais!” (14.71). Pedro nem ao menos cita o nome de Jesus – “esse homem”. Poucos dias atrás, ainda quando eles subiam para Jerusalém, Pedro havia declarado em alto e bom som: “Tu és o Cristo” (8.29), mas aqui Jesus torna-se apenas “esse homem”.
            É nesse exato momento, quando Pedro desaba diante da pressão popular, que ao longe o galo canta e imediatamente as palavras ditas por Jesus poucas horas antes ecoam novamente na mente e no coração de Pedro “Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás” (14.72). O termo “lembrar/recordar” é muito importante no contexto da fé hebraico-cristã. É muito mais do que uma simples lembrança ou recordação, pois envolve o coração e a própria vida. A lembrança/recordação da Palavra de Deus vivifica e santifica a vida do crente. As palavras de Jesus a Pedro foi o meio pelo qual o Mestre sustentou seu amado discípulo que acaba de negar conhece-lo.
            Apesar de toda dor e vergonha que resga e dilacera o coração e alma de Pedro, produzindo nele o pranto do arrependimento (14.72), foram a lembrança das palavras de Jesus que o sustentaram. Seu choro se faz ouvir, acompanhado de gemidos e de lamentações e isso repetida vezes. Foi a recordação das palavras de Jesus que produzem em Pedro o arrependimento e por esta razão o salva da morte, diferentemente de Judas Iscariotes que se entregando totalmente ao remorso, não consegue trazer à memória as palavras de Jesus e tira sua própria vida (14.44). As palavras de Jesus e o arrependimento são as razões pela qual Pedro vive e não morre. Mas apesar de ser um dos quadros mais triste e doloroso, não é de todo negativo ou desprovido de esperança, pois a última cena de Pedro não é a sua negação, mas seu arrependimento por tê-lo negado.
            Se Pedro e seus companheiros tivessem colocado sua confiança nas palavras de Jesus “Todos vocês se escandalizaram de mim” e confiados menos em si mesmos “Ainda que todos se escandalizem, eu não escandalizarei... e todos diziam o mesmo”, estariam mais preparados para enfrentarem as adversidades que lhes sobreveio. Ao mesmo tempo em que devemos estar preparados para morrermos por Jesus, devemos também estar prontos a reconhecermos toda nossa debilidade e fragilidade. O erro de Pedro não foi declarar: “Mesmo que tivesse de morrer contigo” (14.31), mas a presunção e autossuficiência diante da Paixão.
            Assim como Pedro dormimos no Getsêmani (14.37), fugimos no momento da prisão (14.50) e negamos no meio das pressões da sociedade. A nossa segurança está tão somente Naquele que nos fortalece! Assim como Jesus, que busca no Pai forças para enfrentar o caminho da cruz é somente na oração submissa (Getsêmani) que devemos buscar os recursos para a sustentação da nossa fé.
            Quando o evangelho escrito por Marcos começou a circular entre as comunidades cristãs, ele e todos os leitores sabiam o quanto Pedro de fato e de verdade estava disposto a dar sua vida por amor a Cristo. Há indicações que próximo dos anos sessenta Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, pelas autoridades romanas.
            Mas o Quadro de suas Negativas deve sempre nos fazer pensar no quanto somos débeis e do quanto devemos sempre depender da graça de Deus!

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Evangelho Segundo Marcos: Autoria e Título
Evangelho Segundo Marcos: Data, Tema, Propósito
A Oração que faz Diferença
Jesus no Templo: Evangelho Segundo Marcos
Entrada Triunfal de Jesus: Evangelho Segundo Marcos
PÁSCOA: Quem Morreu na Cruz?
A Última Viagem de Jesus para Jerusalém
BETÂNIA: Lugar de Refrigério e Vida
As Mãos e os Cravos

Referências Bibliográficas
ANDERSON, Hugh. The Gospel of Mark. London: Marshall, Morgan & Scott, 1976.
BETTENCOURT, Estevão. Para Entender os Evangelhos.  Rio de Janeiro: Agir, 1960.
CARSON D. A., DOUGLAS, J. Moo & MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo:  ed. Vida Nova, 1997.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 2006, 8ª ed.
CRANFIELD, C. E. B. The Gospel According to St. Mark. Cambridge: Cambridge University Press, 1966. 
GALIZZI, M. Gesú nel Getzemani (Mc 14.32-42; Mt 26.36-46; Lc 22.39-46). Roma: Pas-Verlag, 1972.
GUTHIRIE, Donald. New Testament Introduction. Illinois: Inter-Varsity Press, 1980.
LEAL, João. Os Evangelhos e a Crítica Moderna. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1945.
HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento – Marcos. São Paulo: Cultura Cristã, 2003.
MAGGIONI, Bruno. Os relatos evangélicos da Paixão. Tradução de Bertilo Brod. São Paulo: Palinas, 2000. [Coleção Espiritualidade sem fronteiras].
MULHOLLAND, Dewey M. Marcos – introdução e comentário. Tradução de Maria Judith Menga. São Paulo: Vida Nova, 1999. [Série Cultura Bíblica].
SOARES, Sebastião Armando Gameleira & JUNIOR, João Luiz Correia. Evangelho de Marcos, v.1, ed. Vozes, Petrópolis, 2002.
TENNEY, Merrill C. (Org.). Enciclopédia da Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
TORREY, C. C. The Four Gospels, 2nd ed. New York: Harper, 1947.
WENHAM, J.W. Did Peter Go to Rome in ad42?. Tyndale Bulletin 23 (1972) 94-102.
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário