quarta-feira, 15 de março de 2017

GALERIA DA PÁSCOA: A Unção de Jesus




            Da mesma forma que a Galeria Natalina tem entre seus quadros alegres, festivos e coloridos, um quadro com sombras escuras e sombrias: a mortandade dos infantes, por ordem de Herodes, na tentativa desesperada de matar o menino Jesus; da mesma forma em meio aos quadros tensos e sombrios da Galeria da Páscoa irrompe um quadro maravilhoso que irradia sua luz de beleza singular de uma das maiores expressões de amor registrado nas páginas bíblicas – a unção de Jesus por Maria!
            Apenas Lucas não registra esta extraordinária cena, provavelmente por que havia registrado uma cena semelhante anteriormente (Lc 7:36-50.). Mas João (12.1-8), Marcos (14.3-9) e Mateus (26.6-13) emolduram com detalhes peculiares esse momento maravilhoso. Das três narrativas a mais econômica é a de Mateus, a de João é a mais longa e a que nos fornece mais detalhes singulares e Marcos fica entre os dois com seu estilo sucinto. Marcos e João oferecem diversos detalhes da cena que não constam no quadro de Mateus que haveremos de especificar enquanto observamos esses belos quadros. O quadro moldurado por Marcos será nosso referencial.
            Somos informados por Marcos que o clima que antecede a páscoa judaica está cada vez mais tenso. Nunca antes no judaísmo adversários políticos e grupos religiosos antagônicos haviam se aliado, nem mesmo contra o Império Romano. Estas autoridades religiosas judaicas procuram persistentemente quaisquer motivos para prenderem e matarem Jesus, mas ao mesmo tempo estão temerosos diante da acolhida de Jesus pela multidão que continua chegando à cidade de Jerusalém para a comemoração da maior e mais popular festa do calendário religioso do judaísmo (Mc 14.1-2).
            No verso três o evangelista vai narrar a cena que ocorrera alguns dias antes, mais precisamente na noite de sábado anterior, quando Jesus e seus discípulos foram convidados para participarem de um jantar na vila de Betânia. O que na verdade o evangelista deseja é contrastar essa cena anterior com duas outras a dos versos 1 e 2 onde as autoridades maquinam a prisão e morte de Jesus e a cena mais cruel dos versos 10 e 11 em que Judas vende seu mestre por algumas moedas de prata. A cena de Maria ungindo Jesus com perfume caríssimo e enxugando seus pés com os próprios cabelos expressa e materializa um amor sem medida e sem preço, tornando as duas outras cenas ainda mais vil e mesquinha. Se a cena de Maria revela o amor mediante a graça salvadora operada por Jesus na sua vida, as outras duas cenas revelam o ódio e a covardia dos corações desprovidos desta graça maravilhosa. Nada de bom se pode esperar daqueles que permanecem escravizados pela natureza pecaminosa e que em sua rejeição a Jesus ficam desprovidos da única fonte genuína de amor e graça, que poderia mudar-lhes a natureza decaída. Autoridades religiosas responsáveis não apenas pelos sacrifícios e cultos no Templo, mas de guiar o povo a Deus e um discípulo que acompanhou Jesus por toda Palestina, que participou de eventos miraculosos sem precedentes, revelam em seus atos asquerosos e sórdidos que seus corações jamais haviam experimentado dessa maravilhosa graça de Jesus! Infelizmente ainda hoje assim continua a viver grande parte dos religiosos de plantão e a multidão de cristãos nominais.
             A mesa esta posta e os mais de quinze convidados se inclinam ao redor como era costume na época. O jantar foi oferecido como expressão de amor e gratidão a Jesus pela cura do anfitrião denominado de Simão, o leproso e o ressuscitado Lázaro. Tanto a lepra quanto a morte são representativos das consequências da entrada do pecado na raça humana, razão pela qual Jesus tem que continuar sua jornada até a cruz.
            Estão presentes as irmãs Marta e Maria (Jo 12.2) que também moram em Betânia. Como sempre Marta está servindo a mesa enquanto Maria vai se colocar aos pés de Jesus. A cena vai registrar a quebra de diversos paradigmas dos costumes judaicos, pois onde se manifesta a graça e o amor os paradigmas perdem seu valor e relevância. O vinho novo rompe os lacres dos velhos barris, que não suportam sua fermentação.
            O evangelista não especifica em que momento da refeição, uma mulher, identificado por João como sendo Maria de Betânia (12.3), em um gesto inesperado e incomum começa a derramar sobre a cabeça de Jesus um precioso perfume de nardo puro, que ela trazia em um vaso de alabastro.[1] O perfume é caríssimo, pois o nardo é uma raiz cujas folhas secas são cultivadas no Himalaia e, portanto ao chegar à Palestina seu preço é muito elevado. Mas Maria não é econômica, pois ao quebrar o recipiente só lhe resta derramá-lo todo sobre Jesus de maneira que chega até os pés do Mestre. Em um gesto ainda mais escandaloso ela solta seus cabelos e começa a enxugar os pés de Jesus com eles. Toda a casa é tomada pelo perfume agradável do nardo, de maneira que era impossível não senti-lo. Mas ela não está derramando apenas o perfume caríssimo, mas muito mais, ela derrama seu coração que não encontrou outra forma de expressar seu imenso amor e gratidão pelo Senhor Jesus. Quanto mais um coração é cheio da graça salvadora, mais ele transborda em manifestações de amor incalculáveis. E continua sendo raríssimas aqueles que experimentam da abundante graça de Deus e transbordam em amor!
            A reação por parte dos discípulos revelam toda mesquinhez e secura de seus corações. A voz de contestação de tão grande “desperdício” de perfume tão raro e caro não podia ser outra a não ser Judas Iscariotes. Sua mente materialista e seu coração insensível rapidamente calculou o valor monetário derramado, em torno de trezentos denários[2] (Jo 12.5) ou ainda mais conforme Marcos (14.5). Mas Judas não está sozinho, pois as expressões “se indignaram” e “murmuravam contra ela” estão no plural. Os olhares de indignação e os murmúrios repreensivos contrasta abertamente a ação amorosa de Maria. Somente na vida em que superabundou a graça haverá de encontrar genuínas expressões de amor.
            O argumento de Judas endossado pelos demais discípulos é que o dinheiro derramado em forma de perfume poderia ter sido usado para ajudar os pobres e necessitados. A falácia dessa argumentação será revelada plenamente quando esse mesmo “altruísta” discípulo venderá seu próprio Mestre por trinta moedas de prata. Quantas vezes nos escondemos por trás de expressões e fraseologias totalmente estéreis e inócuas. O evangelicalismo brasileiro está totalmente contaminado por pregações e discursos com as quais seus porta-vozes não têm qualquer disposição de praticá-las. Nunca se valorizou tanto a “teologia” nesse país, mas também nunca se desvalorizou tanto o amor como nos dias atuais. O que falta aos crentes hoje não é mais teologia, mas um retorno urgente ao primeiro amor.
            Jesus é obrigado a sair em defesa de Maria (Mc 14.6-7). “Deixai-a em paz”; “parem de molesta-la” porque ela praticou boa ação (uma ação bonita) para comigo. O Getsêmani e o Calvário já estão sendo antevistos por Jesus, mas seus discípulos não conseguem ver além de seus próprios interesses. Mesmo depois de mais de dois mil anos essa atitude mesquinha e materialista dos discípulos continuam sendo manifestas nas vidas da maioria dos cristãos atuais. Para camuflar os corações esvaziados da graça amorosa enaltecemos e premiamos aqueles raros entre nós que como Maria expressão abundante amor pelo Senhor Jesus. Os crentes que oram e leem a bíblia são premiados, pois são tão raros quanto Maria, em meio aos discípulos que não tem disposição para viverem uma vida piedosa.
            Mesmo depois de Jesus afirmar que Maria esta antecipando seu embalsamento os discípulos conseguem sair de seu estado de letargia. A ação amorosa de Maria é sua última oportunidade de expressar o quanto amava e era agradecida a Jesus por tudo que lhe havia feito. O amor que transborda em Maria em abundância, não se vê vestígios algum nos discípulos. A atitude dela deveria fazê-los corar de vergonha, mas seus corações estão tão secos da graça amorosa que reagem com indignação e murmuração contra sua ação.
            E esta cena maravilhosa de amor e graça é concluída com as palavras de Jesus: onde esse Evangelho for proclamado, será lembrado o que Maria fez aqui. E aqui estamos nós contemplando esse quadro maravilhoso e recordando o que aquela mulher fez!
            Portanto, a Páscoa que produz quadros cujas cores sombrias e nefastas predominam, também é a oportunidade para essa cena de graça e amor. Maria continua sendo um modelo para todos aqueles que verdadeiramente têm experimentado da graça transbordante da salvação e que não conseguem reter para si mesmo, mas a manifestam em toda sua força e multiplicidade de ações e atitudes amorosas.
            O que o Brasil carece nesse tempo de depravação e corrupção deslavada, que revelam toda maldade dos corações, não é de mais pregações e discursos, mas de atitudes e ações que revelem a graça que emana da cruz, expressão maior do amor eterno e imensurável de Deus por nós.
            Somente quando essa sociedade hedonista e consumista vir em nós um genuíno amor pelo Senhor Jesus, ela começará a dar crédito à nossa pregação. Podemos multiplicar por mil os esforços evangelísticos por todo o país, mas se não manifestarmos abundantemente o nosso amor por Jesus, seremos apenas sons como de um sino. O ato amoroso de Maria tem rasgado os séculos e permanecido como um modelo do verdadeiro discipulado.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
A Oração que faz Diferença
Jesus no Templo: Evangelho Segundo Marcos
Entrada Triunfal de Jesus: Evangelho Segundo Marcos
PÁSCOA: Quem Morreu na Cruz?
A Última Viagem de Jesus para Jerusalém
BETÂNIA: Lugar de Refrigério e Vida
As Mãos e os Cravos

Referências Bibliográficas
ANDERSON, Hugh. The Gospel of Mark. London: Marshall, Morgan & Scott, 1976.
BETTENCOURT, Estevão. Para Entender os Evangelhos.  Rio de Janeiro: Agir, 1960.
CARSON D. A., DOUGLAS, J. Moo & MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo:  ed. Vida Nova, 1997.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 2006, 8ª ed.
CRANFIELD, C. E. B. The Gospel According to St. Mark. Cambridge: Cambridge University Press, 1966. 
GALIZZI, M. Gesú nel Getzemani (Mc 14.32-42; Mt 26.36-46; Lc 22.39-46). Roma: Pas-Verlag, 1972.
GUTHIRIE, Donald. New Testament Introduction. Illinois: Inter-Varsity Press, 1980.
LEAL, João. Os Evangelhos e a Crítica Moderna. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1945.
HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento – Marcos. São Paulo: Cultura Cristã, 2003.
MAGGIONI, Bruno. Os relatos evangélicos da Paixão. Tradução de Bertilo Brod. São Paulo: Palinas, 2000. [Coleção Espiritualidade sem fronteiras].
MULHOLLAND, Dewey M. Marcos – introdução e comentário. Tradução de Maria Judith Menga. São Paulo: Vida Nova, 1999. [Série Cultura Bíblica].
SOARES, Sebastião Armando Gameleira & JUNIOR, João Luiz Correia. Evangelho de Marcos, v.1, ed. Vozes, Petrópolis, 2002.
TENNEY, Merrill C. (Org.). Enciclopédia da Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
TORREY, C. C. The Four Gospels, 2nd ed. New York: Harper, 1947.
WENHAM, J.W. Did Peter Go to Rome in ad42?. Tyndale Bulletin 23 (1972) 94-102.























[1] Vasos ou frascos para contenção de unguentos eram feitas em Alabastron no Egito de uma pedra encontrada nas montanhas vizinhas, e assim a referência passou a ser utilizada para identificar as embalagens utilizada para um fim desse tipo.
[2] Um "denário" era o salário de um dia completo de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário