quarta-feira, 29 de agosto de 2018

O Batismo de Jesus Cristo Segundo os Evangelhos Sinóticos



            A principal fonte que nos informa sobre o batismo de Jesus são os evangelhos. Todos os quatro evangelistas registram esse acontecimento o que realça a importância e relevância deste acontecimento para os desdobramentos de suas narrativas. Ainda que João também faça seu registro nos atentaremos nesse artigo para os relatos dos chamados evangelistas sinótico (Mt 3.13-17; Mc 1.9-11; Lc 3.21-22) e dos três é Mateus quem nos oferece mais detalhes.
            A relevância deste acontecimento é que ele demarca o inicio das atividades públicas de Jesus. Até este momento Jesus era, aos olhos das pessoas, apenas o filho de José e Maria, carpinteiro por profissão, morador da cidade de Nazaré (nazareno) na região da Galileia (galileu). Mas a partir deste momento ele será Jesus Cristo – aquele que veio para cumprir todo o programa profético do Messias.
            O batismo de Jesus revela o mistério da economia humana da salvação. No nascimento de Jesus temos o Deus que se manifesta na carne, assumindo a plenitude de nossa humanidade. Mas no batismo temos a manifestação da divindade de Jesus e de sua glória como do unigênito do Pai. Nesta cena temos também pela primeira vez a manifestação da Trindade, prefigurada no Primeiro Testamento e agora manifestada plenamente em Jesus. O Espírito Santo desce sobre o Filho e, ao mesmo tempo, a voz do Pai ouve-se dos céus. Desta forma como escreveu Crisóstomo: “O Senhor Jesus Cristo é revelado para o mundo no Natal e no Batismo”.
            Jesus foi batizado pelo seu precursor João, o Batista, cujo ministério era o de preparar o caminho para o Senhor. Foi realizado às margens do rio Jordão que tantas recordações traziam à mente e ao coração dos judeus, pois foi aqui que liderados por Josué o povo israelita atravessaram para tomarem posse da terra de Canaã. João Batista estava pregando sua mensagem e batizando pessoas algum tempo antes, de maneira que muitos foram batizados por ele naquele lugar, mas o batismo de Jesus é acompanhado por sinais incomuns: uma voz do céu testifica “Este é o meu Filho” (Mt 3.17) e o Espírito Santo repousa sobre Jesus na forma de uma pomba (Mt 3.16; Mc 1.10).
            Imediatamente ao batismo o Espírito Santo leva Jesus para o deserto onde ele será tentado (Mt 4.1-3). Após quarenta dias (período completo) Mateus registra: “Então o deixou o diabo, e os anjos vieram e O serviram” (Mt 4.11). Ao se submeter ao batismo Jesus torna-se o modelo para todo cristão fazer o mesmo.
Analisando os Textos
             Como entender o batismo de Jesus? João Batista pregava a mensagem de arrependimento (conversão) e o batismo, como preparação para chegada do Messias e do Reino dos céus (de Deus). Todavia, Jesus não tinha pecado de maneira que não precisava se arrepender e ser batizado. Ele mesmo era o Messias prometido.
            O evangelista Mateus registra a perplexidade do Batista: “Eu tenho necessidade de ser batizado por ti, e tu vens a mim” (3.14). Mas Jesus o tranquiliza: “Assim nos convém cumprir toda a justiça” (3.15). O batismo torna-se o prelúdio da cruz. Ele tinha que cumprir “toda justiça” para que se constituísse no sacrifício perfeito. Adão falhou em cumprir “toda a justiça”, mas Jesus a cumpre em todos os seus detalhes, como vai ensinar Paulo posteriormente – Ele se fez justiça por nós. A questão aqui é que Jesus representa o ser humano e nele Deus inicia o processo da Nova Criação, onde o ser humano será restaurado à imagem e semelhança do Criador. Desta forma era necessário que Jesus cumprisse toda a Palavra de Deus. Jesus é a perfeita conexão entre o Primeiro e o Segundo Testamento – submetendo-se ao batismo de arrependimento, Jesus expressa Sua união com as pessoas, cujos pecados Ele mesmo levaria sobre si no Calvário. Suzanne de Dietrich em seu comentário do evangelho de Mateus interpreta muito coerentemente essa questão: “Somente mais tarde o profundo significado desse ato pode ser compreendido – por esse ato Jesus se identificou com aqueles que formavam o seu povo, assumiu a culpa deles e recebeu com eles e por eles o batismo do arrependimento” (1961, p. 23).
            Como mencionado o batismo de Jesus é o testemunho público do inicio do seu ministério terreno e vai testemunhar até a sua conclusão. Na derradeira semana enquanto caminhava pelas ruas de Jerusalém, em contagem regressiva aos eventos da Sua Paixão, questionado pelas autoridades religiosas judaicas com que autoridade Ele ensinava e fazia Seus sinais e maravilhas, Jesus lhes responde com uma pergunta: com que autoridade João batizava – do céu ou dos homens? Diante do silêncio de seus opositores Jesus se retira sem lhes responder a pergunta que haviam feito (Mt 21.23-27; Mc 11.27-33; Lc 20.1-8). Aqui Jesus deixou claro que de uma mesma e única fonte emanava a fonte de autoridade e poder do ministério de João e o dele – Deus.
            Em duas ocasiões o Pai testemunha a filiação de Jesus, no Batismo e na Transfiguração – “Este é o meu Filho amado, em quem tenho todo prazer” (Mt 3.17; Mc 1.11; Lc 3.22; Mt 17.5; Mc 9.7). Duas verdades realçam neste testemunho audível do Pai: primeiro que por ocasião do batismo Jesus ainda não tinha provado Sua fidelidade no deserto, nem no Seu ministério público, nem no Getsêmani e nem no Calvário – “mas ninguém conhece o Filho se não o Pai”. Segundo, a filiação de Jesus a Deus Pai é uma questão de amor, por esta razão o evangelista João enfatiza o amor do Pai para com Jesus (3.35; 10.17; 15.9,10; 17.23-24, 26). Desta mesma forma, a nossa filiação a Deus é decorrente do fato que Ele nos ama, assim como amou seu próprio Filho. Portanto, o batismo de Jesus e o nosso batismo é uma manifestação extraordinária do imensurável amor de Deus para conosco em Cristo Jesus.
            É interessante que Lucas coloca a genealogia de Jesus entre a narrativa do batismo e da tentação no deserto. O batismo resgata Jesus da simples genealogia humana “considerado filho de José” (Lc 3.23), para eleva-lo à sua real condição eterna de “Filho amado de Deus” (lc. 3.22). Não será o filho de José, mas o Filho de Deus que iniciara seu ministério de salvação dos pecadores. A partir deste momento Jesus Cristo torna-se o foco de toda narrativa evangélica.
É preciso enfatizar que Jesus sempre teve consciência de quem ele era. Muitos comentaristas concluem desta passagem para afirmar, equivocadamente, de que foi somente após o batismo que Jesus toma consciência de sua divindade (Wellhausen, Loisy, entre muito outros), como se o batismo transformasse Jesus em Messias ou que somente a partir daqui Jesus é investido da identidade ou dignidade messiânica. Em nenhum momento os evangelistas deixam transparecer qualquer destas afirmações, ao contrario, concordam unanimes de que o batismo é tão somente a demarcação do inicio público do ministério evangélico de Jesus. Tanto Mateus quanto Lucas deixa isso claro ao agregarem os relatos dos acontecimentos sobrenaturais envolvendo o nascimento de Jesus. Por outro lado o batismo de Jesus está relacionado ao seu comissionamento conforme as credenciais dos profetas: deveria ser ungindo com o Espírito Santo, que se manifestaria nele em toda plenitude; que Ele é o Filho eterno de Deus, igual em sua natureza; que ele era o amado de Deus.
Ao se apresentar para o batismo Jesus demonstra toda sua disposição de se submeter integralmente à vontade do Pai, porque “através do batismo Ele se submeteu conscientemente, a estar computado entre os pecadores, como se Ele mesmo fosse um pecador, e a receber o sinal exterior da purificação daquela coisa má e aviltante na qual Ele não tinha parte” (SADLER, 1887, p. 35).
            O batismo realça a auto humilhação de Jesus, como tão bem apreendeu o apóstolo Paulo ao escrever sua carta aos crentes filipenses (2.6-11), ou seja, o esvaziamento de toda Sua glória divina para a salvação dos pecadores. Jesus que é sem pecado em Sua natureza e origem divina, se expõe à kenosis tomando sobre si os nossos pecados. Isso não significa que Ele se tornou um pecador, mas que ele voluntariamente assume sobre Si todas as consequências do pecado: limitações físicas (fome, sede, cansaço) e mortalidade. A nossa redenção inicia-se no nascimento e batismo e se conclui na cruz e ressurreição de Jesus Cristo. Ele vence o pecado e a morte e nos estende o privilégio incomparável da filiação divina – sermos feitos (chamados) filhos de Deus.
            Era necessário que Jesus assumisse plenamente nossa humanidade, incluindo a morte, para que pudéssemos viver. O pecado original (queda da raça humana) era um obstáculo intransponível, que destruiu completamente qualquer comunicação com Deus direta ou indiretamente. Portanto, para resgatamos o estado original de comunhão era necessário o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Em sua encarnação e nascimento Cristo “nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós” (Gl 3.13) e na Sua ressurreição somos elevados à dignidade de filhos de Deus.
            No batismo temos a plena revelação da divindade de Jesus Cristo e sua igualdade com o Pai e o Espírito, perfazendo nosso ensino e fé na manifestação de um Deus Triúno.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http.//historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Viajando no Evangelho Segundo Mateus (3.1-10)
Evangelho Segundo Marcos: Personagens Anônimos (5.1-20)
Evangelho Segundo Lucas: Características Peculiares – no Feminino
Evangelho de João: Contexto Religioso

Referências Bibliográficas
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado. São Paulo: ed. Milenium, 1985. [v. 1].
CARSON, D. A., MOO, Douglas J. e MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1997.
DIETRICH, Suzanne de. The Gospel According to Matthew. Trad. Por Donald G. Miller, The Laymen’s Bible Commentary, XVI (Richmond, Va.: John Knox Press, 1961.
DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 1995.
EARLE, Ralph. O Evangelho Segundo Mateus. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. [Comentário Bíblico Beacon].
GIBSON, John Monro. The gospel of St. Matthew. London: Hodder and Stoughton, 1935. [The Expositor’s Bible].
HALE, Broadus David. Introdução ao Estudo do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2001.
HENDRIKSEN, William. Mateus, v.1 São Paulo: Cultura Cristã, 2001. [Comentário do Novo Testamento].
JEREMIAS, Joachim. Jerusalém no Tempo de Jesus: pesquisa de história econômico-social no período neotestamentário. 4 ed. São Paulo: Paulus, 1983.
JOHNSON, Paul. História dos Judeus. 2ª Ed. Rio de Janeiro, Imago,1995.
MOUNCE, Robert H. Novo comentário bíblico contemporâneo – Mateus. São Paulo: Editora Vida, 1996.
RIENECKER, Fritz. Evangelho de Mateus – comentário esperança. Tradução Werner Fuchs. Curitiba-PR: Editora Evangélica Esperança, 1998.
SADLER, M. F. The Gospel According to St. Matthew, 3ª ed. Nova York: James Pott & Cia., 1887.

Nenhum comentário:

Postar um comentário