terça-feira, 14 de novembro de 2017

Natividade: Galeria de Lucas: Anunciação à Maria (Lucas 1.25-56)


Continuamos a nossa prazerosa tarefa de apresentarmos os quadros maravilhosos pintados (escritos) por Lucas em sua narrativa evangélica. No primeiro quadro temos o anuncio feito pelo anjo à Zacarias com relação à fecundação sobrenatural de João Batista, uma vez que Isabel era estéril.
Em seu segundo quadro Lucas vai descrever para nós o anuncio, feito pelo mesmo anjo, à Maria de que ela foi escolhida por Deus para gerar, também de forma sobrenatural, o Messias que todos os israelitas crentes aguardavam ansiosamente e dos quais as páginas do Primeiro Testamento tanto mencionavam. Apreciemos este belíssimo quadro e nos esforcemos por visualizar suas minúcias e detalhes lucano.
Paralelos e Contrastes: Ambos os quadros podem ser colocados lado a lado, pois são contemporâneos - do anuncio a Zacarias ao anuncio a Maria se passam apenas seis meses. O mensageiro das maravilhosas noticia é o mesmo anjo Gabriel (v.26). Mas na medida em que Lucas vai "pintando" diversos contrastes surgem - no primeiro a figura de um homem, idoso, casado, sacerdote e morador da Judéia; no segundo a figura de uma mulher, jovem, noiva (virgem) e moradora da Galileia.
O Anuncio: O anjo Gabriel, assim como fizera com Zacarias, revela-se a Maria e comunica-lhe a mensagem de Deus. "Alegra-te" (v.28) é a expressão utilizada nos profetas do AT ao se referir "à filha de Sião" em relação à manifestação da graça salvadora que Deus haveria de realizar na vida de Seu povo, enviando-lhes um Salvador (Sf 3.14; Zc 9.9). O anjo continua: "agraciada e/ou favorecida" (v.28,30) é um verbo que indica a ação continua de Deus na vida de Maria. Ela não era alvo do favor de Deus apenas naquele momento do anuncio ou apenas durante a gestação, mas foi antes, estava sendo naquele momento especifico e seria continuadamente alvo da graça Divina. Aqui ela constitui o modelo de todos os crentes do passado e do presente, pois a graça de Deus se manifesta em nossas vidas todo o tempo e o tempo todo. Outra expressão usada pelo anjo à Maria: "o Senhor está contigo" é amplamente utilizada na primeira parte da bíblia para garantir àqueles que Deus escolheu para uma determinada missão a certeza de que Ele mesmo estaria providenciando todas as coisas referentes à tarefa a ser realizada (Gn 26.3,24; 28.15; Ex 3.12; Js 1.5; Jz 6.12,16; Jr 1.8,19; 15.20).
O nome do bebe: O nome JESUS que deveria ser dado ao bebe já anuncia o propósito para qual estava para nascer "o Senhor salva" e a sua grandeza será totalmente distinta da de João Batista e de qualquer outro bebe já nascido, pois ele será o "Filho do Altíssimo" (v.32) e "Filho de Deus" (v.34). À Maria o anjo comunica maiores detalhes sobre a obra que será realizada pelo bebe a nascer - ele "receberá o trono de Davi, seu pai" e "reinará sobre a casa de Jacó" e diferentemente de todos os demais reis o Seu "reino não terá fim" (vv. 32,33), que se constitui de forma clara na designação dele como o Messias aguardado por todos os crentes israelitas (como veremos nos próximos quadros). Entretanto, este Rei será desprezado por Israel e suas lideranças religiosas, sendo acolhido pelos mais simples e pelos párias da sociedade.
Maria: Diante de toda a revelação angelical, Maria fica perplexa: "como é que vai ser isso, seu eu não conheço homem algum?" (v.34). Ainda que tomada de indescritível surpresa, o coração de Maria em momento algum duvidou de tudo quanto o anjo lhe comunicara, em contraste com a dúvida de Zacarias. Então o anjo lhe tranquiliza dizendo que o próprio Espírito Santo fecundará seu útero - "o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra" (v.35). Nesta expressão não há nenhuma conotação sexual (como acontecia nos panteões gregos e romanos), mas se refere à presença gloriosa de Deus que envolvia totalmente o Tabernáculo (Ex 40.35), onde também se descreve que a nuvem da glória de Deus "cobria com sua sombra" o Tabernáculo. Lucas não esta preocupado em defender a virgindade de Maria, o que ele deseja é que seus leitores entendam que tudo é uma iniciativa de Deus e que tudo é conduzido segundo o poder de Sua Palavra - daí a conclusão das palavras do anjo: "Nenhuma palavra é impossível para Deus" (v. 37) que se relaciona diretamente com as palavras de Deus a Abraão (Gn 18.14).
Fé e Obediência: As palavras de Maria são uma das mais extraordinárias declarações de fé - "Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (v. 38). A fé dela será testificada por sua prima Isabel "Feliz aquela que creu que se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor" (v. 45). Maria acolhe as palavras do anjo confiando tão somente na graça de Deus em seu favor. Mas sua fé não é passiva, ela se dispõe nas mãos de Deus como "serva do Senhor". Diferentemente de Zacarias que foi resistente, ela voluntariamente se dispõe a fazer a vontade de Deus - é fato que Deus não precisa da autorização e nem mesmo da boa vontade de qualquer ser humano para realizar Seus propósitos (o profeta Jonas é um triste exemplo), mas apesar disto, Deus sempre espera que seus servos se ofereçam voluntariamente para realizar Sua vontade. É aqui que a fé de Maria brilha mais intensamente.
Conclusão
Se alguém fosse "pintar" um quadro a nosso respeito, o que será que mais chamaria atenção do pintor e daqueles que posteriormente contemplassem o quadro. Neste quadro "pintado" por Lucas sobre Maria, realça aos olhos de quem o contempla a , a submissão, a disposição dela em participar ativamente dos propósitos de Deus. Em nenhum momento se acovardou, economizou, questionou ou procurou quaisquer desculpas para não realizar a tarefa que estava sendo colocada em suas mãos para realizar.
Que ao contemplarmos este segundo quadro da Galeria Natalina de Lucas, possamos perceber e absorver esta fé e disposição de Maria em acolher e realizar a vontade de Deus.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Galeria Natalina de Lucas: Anunciação a Zacarias            http://reflexaoipg.blogspot.com/2017/10/a-galeria-natalina-de-lucas-anunciacao.html?spref=tw
Evangelho Segundo Lucas: O Evangelho da Infância
Evangelho Segundo Lucas: Autoria e Título
Evangelho Segundo Lucas: Data e Propósito
Natal em Imagens – A Anunciação
Quando o Natal foi Comemorado em 25 de dezembro?
Contexto Histórico dos Evangelhos

Referências Bibliográficas
ASH, Anthony Lee. O Evangelho Segundo Lucas. Tradução Neyd V. Siqueira. São Paulo: Editora Vida Cristã, 1980.
BETTENCOURT, Estevão. Para Entender os Evangelhos.  Rio de Janeiro: Agir, 1960.
CARSON D. A., DOUGLAS, J. Moo & MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1997.
CASALEGNO, Alberto. Lucas – a caminho com Jesus missionário. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado – versículo por versículo, v. II. São Paulo: Millenium, 1987.
________________________. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.3. São Paulo: Candeia, 1995.
LEAL, João. Os Evangelhos e a Crítica Moderna. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1945.
MORRIS, Leon L. Lucas – introdução e comentário. São Paulo: Edições Vida Nova, 2008. [Série Cultura Cristã].
TENNEY, Merrill C. O Novo Testamento - sua origem e análise, 2a ed. São Paulo: Vida Nova, 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário