sexta-feira, 5 de abril de 2024

Ler a Bíblia & Estudo Bíblico



A leitura diária da Bíblia é benéfica para a nossa vida cristã. O estudo bíblico é o meio pelo qual podemos nos aprofundar no conhecimento das verdades cristãs. As duas práticas não são excludentes, mas complementares. Quando dicotomizamos estas duas práticas as enfraquecemos. Mas quando juntamos as duas em uma prática continua alcançamos um crescimento espiritual e caminhamos na direção segura de uma maturidade cristã autêntica.

A leitura diária da bíblia é algo que todo crente deve fazer por prazer. Essa leitura produz um enriquecimento pessoal e fortalece a comunhão com Deus.  não domínio do conteúdo. A leitura da Bíblia é uma ação inerentemente devocional, e não exige muito esforço, apenas acuidade e determinação.

O estudo bíblico, por sua vez, exige concentração e esforço. Para isso precisamos apreendermos algum tipo de método ou técnica, e termos `|a nossa disposição certos tipos de ferramentas auxiliares (dicionários, comentários). Um estudo bíblico consistente e sério nos leva a fazermos perguntas ao texto, procurando e respeitando seu contexto literário: a quem ou para quem foi escrito, onde, em que época, por que, e tantas questões quanto forem possíveis de serem feitas. As perguntas serviram de roteiro do estudo a ser realizado naquele texto a ser estudado.

Todos nós podemos tomar uma xícara de café, todavia, o barista vai além de saboreá-lo, ele vai fazer uma série de distinções da qualidade do grão utilizado e da forma como ele foi trabalhado desde a colheita até a seleção e a forma com que estes grãos foram torrados e moídos. Aqui está uma ilustração simples para distinguir a leitura bíblico e o estudo bíblico.

Ainda que seja possível fazermos uma leitura simples do texto bíblico, sem necessariamente estudá-lo mais afundo, o inverso não é possível. Ninguém pode estudar a bíblia sem lê-la cuidadosamente.

Portanto, a leitura diária da Bíblia e o estudo aprofundado dos textos bíblicos não competem por nossa preferência, mas se complementam. Quanto mais eu estudo a bíblia, mais eu preciso lê-la e quanto mais eu leio a bíblia, maior é a minha necessidade de estudá-la e compreendê-la mais precisamente.

 Mesmo a leitura simples da Bíblia pode ser feita várias formas: posso ler seus textos aleatoriamente, mas posso lê-los de forma organizada – um livro inteiro de cada vez; na sequência em que está começando de Gênesis até Apocalipse; por blocos – todos os Salmos ou todos os Profetas ou todos os Evangelhos. O estudo bíblico também pode ser realizado com a mesma diversidade: análise de um capítulo ou livro por vez; por temas – profecias, poéticos, históricos. O resultado desta leitura e deste estudo bíblico será o nosso crescimento espiritual e a maturidade da nossa vida cristã.

Se você não está lendo e estudando a Bíblia comece agora!

 

Utilização livre desde que citando a fonte

Guedes, Ivan Pereira

Mestre em Ciências da Religião.

me.ivanguedes@gmail.com

Outro Blog

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

 

Artigos Relacionados     

Hermenêutica: Síntese dos Métodos de Interpretação

http://reflexaoipg.blogspot.com/2018/09/hermeneutica-sintese-dos-metodos-de.html

Comentários Bíblicos: O que são e qual sua função?

https://reflexaoipg.blogspot.com/2021/06/comentarios-biblicos-o-que-sao-e-qual.html?spref=tw

Leitura Eficaz da Bíblia: Métodos de Estudo

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/01/leitura-eficaz-da-biblia-metodos-de.html?spref=tw

Personagens e Tipos Bíblicos: A Classificação dos Personagens nas Narrativas Bíblicas

https://reflexaoipg.blogspot.com/2016/06/personagens-e-tipos-biblicos.html

Hermenêutica: Glossário

https://reflexaoipg.blogspot.com/2017/10/hermeneutica-glossario.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário