Tornou-se
popular usar o termo “Lei” para
traduzir a palavra hebraica “Torah” (תּוֹרָה), seguindo a tradução Septuaginta (LXX) grega, o que na
verdade tornou-se uma forma reducionista do seu significado mais amplo e rico.
O
termo hebraico deriva-se da raiz hebraica homônima “y-r-h”. Esta raiz significa
“ensinar” ou “atirar (uma flecha)”, uma referência àquilo que “atinge o alvo”. Os israelitas-judeus desde
muito cedo passou a utilizar o termo “Torá”
para referir-se ao conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia Hebraica: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e
Deuteronômio, em período posteriormente acabaram por englobarem todas as
literaturas veterotestamentária. Esses livros também são chamados de “Os Cinco Livros de Moisés” ou “Pentateuco” [penta (cinco) teuchoi (livros)]. No início do primeiro
milênio da era comum, à medida que novas formas de se confeccionar folhas mais
finas de pergaminhos foram desenvolvidas esses cincos livros passaram a ser
reunidos em um único Rolo (que facilitava a leitura e a preservação destas
literaturas).
As
tradições judaica e cristã veem os livros de Gênesis a Deuteronômio nesta ordem
como uma única unidade literária. A unanimidade da tradição e a colocação
inicial desses cinco livros refletem seu lugar significativo na vida religiosa.
No judaísmo, a Torá tornou-se o coração da fé e da vida cotidiana dos judeus aonde
quer que eles fossem viver. Esta relevância pode ser visto na forma com que
esses livros são reverenciados: o Rolo da Torah é guardado em uma arca ou
armário estrategicamente à frente da Sinagoga (lembrando a posição dos púlpitos
evangélicos), e quando a arca é aberta, a congregação fica de pé; além disso,
apenas o texto da Torá é lido em sua totalidade no transcorrer do ano judaico;
isso não ocorre com as demais partes do cânon hebraico.
Um
autêntico Rolo de Torá é uma obra prima de arte. Compreende 62 a 84 folhas de
pergaminho curado, curtido, raspado e preparado para cumprir exatamente as
especificações estabelecidas, contendo precisamente 79.847 palavras e 304.805
letras. Um Rolo leva de seis a doze meses para ser completado. Cada letra é
rigorosamente escrita à tinta com uma pena sob as estritas orientações
caligráficas. A maioria dos Rolos de Torá tem cerca de 60 cm de altura e pesa
pelo menos 10 quilos, mas há também alguns Rolos menores e mais leves, pois
utilizam letras mais compactas.
Escrever
um Rolo de Torá é um dever de todo judeu adulto do sexo masculino. Entretanto, a
maioria não tem tempo nem paciência e devoção nem o conhecimento das inúmeras
regras (uma centena) de leis judaicas, envolvidas na escrita de um Rolo da
Torah. Diante destas limitações os judeus mais abastados contratam um Escriba
para escrever um Rolo completo, mas como o custo é alto formam-se grupos que
dividem o valor para a elaboração de um novo Rolo.
Para
que esta leitura pública da Torah seja realizada, precisam estar presentes no
mínimo dez homens (o mesmo critério exigido para a formação de uma Sinagoga);
sua leitura anual é feita em cinquenta e quatro porções. Há cada Sábado lê-se
uma porção diferente, relembrando anualmente a história bíblica do povo judeu
desde a criação do mundo até a morte de Moisés e a entrada na “Terra
Prometida”. Desta forma todos os judeus leem o mesmo texto, no mesmo dia.
As
cinco partes que constituem a Torah são nomeadas de acordo com a primeira
palavra de seu texto, e são assim chamadas:
בראשית,
Bereshit – No princípio ou Gênesis.
שמות,
Shemot – Os nomes ou Êxodo.
ויקרא,
Vaicrá – E chamou ou Levítico.
במדבר,
Bamidbar– No deserto ou Números.
דברים,
Devarim – Palavras ou Deuteronômio.
A
Torah tem uma influência ampla e profunda nas literaturas neotestamentária
conforme pode ser visto nas estatísticas da vigésima oitava edição do
Nestle-Aland Novum Testamentum Graecae (NA28) como base de comparação: Gênesis cerca de 236
citações ou alusões, tendo o livro de Atos
como o maior usuário); Êxodo cerca de 239 citações, alusões; Levítico
cerca de 87 citações, alusões; Números cerca de 89
citações, alusões; e Deuteronômio com 205 citações,
alusões, perfazendo em torno de 856 referências das literaturas da Torah no
cânon neotestamentário. O total geral, então, é de 856 usos do Pentateuco no
NT. Compare isso com os mais de 600 usos de Isaías somente no NT, ou os 300 ou
mais usos dos Salmos. Claramente, Gênesis, Êxodo e Deuteronômio foram
especialmente importantes para os escritores do NT, mas um dos versos mais citado
direta e frequentemente vem de Levítico 19.18 o mandamento do amor, citado por Jesus
quando questionado sobre o maior dos mandamentos.
Utilização livre
desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências
da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
Artigos
Relacionados
Sinagoga Judaica – Verbete
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/sinagoga-judaica.html
Septuaginta ou Versão dos Setenta (LXX)
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/septuaginta-ou-versao-dos-setenta-lxx.html
Hermenêutica:
Glossário
https://reflexaoipg.blogspot.com/2017/10/hermeneutica-glossario.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário