sábado, 8 de abril de 2017

Adonai (אֲדֹנָי) “meu Senhor”



            Há muitas palavras que se referem à pessoa de Deus, entre elas uma das mais frequentes é a palavra Adonai (אֲדֹנָי) que pode ser traduzida por Senhor, Mestre, Proprietário. Mas Adonai é mais do que apenas um nome, pois implica em relacionamento, em possessão total de Deus e por uma submissão total do crente.
            A primeira utilização na bíblia do termo Adonai é proferida por Abraão (Gn 15.2). Aqui ele se dirige a Deus como Adonai ou Mestre – o Mestre tem o direito de posse e do possuído se espera uma plena submissão a Deus seu Mestre (cf. Gn 15. 1-6). Abraão teve a vitória sobre seus inimigos, e reconhecendo que El Elyon  lhe havia trazido a vitória (Gn 14.22) e posteriormente (Gn 15.2) ele reconhece o senhorio de Deus sobre sua vida:
- Abraão compreendeu a relação mestre-servo;
- Ele sabia qual o dever do Mestre = dar instrução, proteger, prover seu servo;
- As Escrituras ensinam que os servos deveriam ser mais bem tratados do que os empregados contratados (cf. Dt 15.12-18).
            A forma singular (Adon) pode se referir tanto ao senhorio de homem sobre outros homens ou ao senhorio de Deus sobre as pessoas, todavia quando nas Escrituras se utiliza da forma plural (Adonai) é sempre referente a Deus como Senhor. O comentarista bíblico R. C. Sproul esclarece a relevância do plural em relação a esse termo: "Sufixo ai intensifica o significado da palavra (Adon+ai), de modo que Adonai significa o supremo Senhor, o Senhor de todos. Esta palavra enfatiza a soberania de Deus como Governante Supremo."
            Os judeus mais ortodoxos se recusavam a pronunciar o nome Javé quando da leitura dos textos bíblicos, de maneira que ao se depararem com esse nome eles liam “Adonai” (Senhor).
            Quando da versão das Escrituras hebraicas para a língua grega, os tradutores optaram por traduzirem tanto Adonai quanto Javé pelo substantivo “kurios” que implica em poder soberano, autoridade suprema, propriedade absoluta.
            Quando adentramos aos textos do Novo Testamento vamos encontrar Jesus sendo referido 20 vezes como “Salvador” (soter) e mais de 700 vezes como Senhor (kurios) e quando os dois termos são utilizados conjuntamente, o “Senhor” sempre precede o “Salvador”, o que nos leva à seguinte questão: Onde foi parar essa ênfase no Senhorio de Cristo no evangelicalismo brasileiro?
A Extensão do Senhorio de Deus nas Escrituras AT
- Sobre a nação de Israel e do Egito (Dt 9.26)
- Sobre as nações, reis e governantes (Sl 2.1-4)
- Sobre o planeta terra, o ser humano e todas as criaturas (Sl 8.1,6-8)
- Sobre os ímpios e justos (Sl 37.12,13)
- Sobre todas as expressões de divindades (Sl 135.5)
Deus reivindica Seu direito de Senhor (Ml 1.6): Um filho honra seu pai e um servo seu mestre (adon). Então, se eu sou pai, onde está a minha honra? E se eu sou um mestre (adon), onde está o Meu respeito?
            Quando adentramos aos escritos do Novo Testamento Jesus Cristo assume o título de “Senhor”, e como vimos com mais de 700 referências: sobre todas as relações humanas (Lc 14.25,26; Mt 10.34-36); sobre a vida e a morte (Jo 13.13-16). O apóstolo Paulo ensina que haverá um dia em que todos os seremos humanos haverão de declarar que Jesus Cristo é o Senhor (Fp 2.9-11). E o mesmo apóstolo exorta aos seus leitores: Confesse com a sua boca Jesus como Senhor, e creia em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, e você será salvo, pois com o coração que a pessoa crê, resultando em justiça, e com a boca confessa, resultando em salvação (Ro 10.9-10). Mas é o próprio Jesus quem faz uma séria advertência: Por que você me chama ‘Senhor, Senhor’ (kurios) e não faz o que te digo (Lc 6.46).
            A verdade sobre Adonai é diretamente oposta à mentalidade humana centrada em si mesma, persistindo no engano e ilusão de que “sou o senhor do meu próprio destino, o autor do meu destino", sussurrada nos ouvidos de Adão e Eva pelo diabo ainda quando no Jardim do Éden (Gn 3. 1-8). Portanto, o nome Adonai desafia cada pessoa que chama Deus/Cristo "Senhor" de estar disposto a viver de uma maneira que demonstra Seu Senhorio! Em outras palavras, a declaração "Ele é Senhor" deve ser não só com os nossos lábios, mas também com a nossa vida! A maior ilusão de todas é chamá-lo de "Senhor, Senhor", mas depois se recusar a submeter-se a ele em obediência amorosa.
Três Características Daqueles que Reconhecem a Deus/Cristo como Adonai
- Reconhecem-se como Seus servos, de modo que são apenas mordomos de tudo quanto o seu Senhor lhes conferiu.
- Reconhecem-no como Aquele que sempre haverá de prover tudo quanto for necessário para suas vidas neste mundo e na eternidade (Fp 4.19; cf. Sl 68.19).
- O Reconhecem como Aquele que os capacitará a realizarem tudo quanto os chamou a fazerem (Fp 4.13).
A Grande Pergunta: QUEM É O SEU ADONAI?


Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Protestantismo
Puritanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário