sábado, 4 de fevereiro de 2017

Viajando no livro de Atos: Ponto de Partida (1.5-26)

ATOS: Uma Viagem Singular
            Quero convidar você para uma viagem inesquecível! Nosso guia nessa viagem será o médico e evangelista Lucas e o nosso roteiro de viagem será o livro de Atos, que foi arranjado em nossas bíblias logo após as narrativas evangélicas, ainda que a literatura joanina fosse escrita muito posteriormente.
            Muitas informações peculiares e técnicas sobre o livro de Atos você poderá pesquisar aqui mesmo nesse blog, por isso não abordaremos estas questões durante nossa viagem.
            Vamos colocar nossas mochilas e juntamente com Lucas e seu manual vamos iniciar nossa viagem maravilhosa por lugares interessantes, conhecendo pessoas das mais diversas e redescobrindo como o cristianismo deixou de ser visto como uma seita judaica e tornou-se uma das maiores religiões do Império Romano.

           
Ponto de Partida: Monte das Oliveiras
            Lucas esclarece que nessa primeira etapa da viagem ficaremos na cidade de Jerusalém e apenas em alguns momentos haveremos de sair para algumas incursões a alguns lugares específicos, mas sempre retornando à Capital.
Depois de nos explicar como e porque elaborou o seu roteiro de viagem (1.1-5), e lembrando que os acontecimentos evangélicos haviam se concluído com a ressurreição de Jesus e sua presença com os discípulos.[1]  Lucas nos leva até o Monte das Oliveiras para compartilharmos do momento derradeiro, em que Jesus se despede de seus discípulos,[2] pois segundo Ele é a hora de retornar ao Pai e de reassumir Sua glória e soberania.
            Enquanto os discípulos estão preocupados com as coisas futuras e com a restauração politica geográfica de Judá, Jesus lhes corrige o foco para o presente: “As coisas futuras pertencem ao Pai, mas vocês haverão de receber o poder da parte do Espírito Santo, e a partir deste momento [presente] cada um de vocês serão minhas testemunhas, começando em Jerusalém, bem como toda Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”[3]
            Então, enquanto Jesus dizia essas últimas palavras, diante dos atônitos discípulos Ele começa a subir aos céus e desaparece entre as nuvens. Ainda impactados por tal visão, são despertados da letargia por dois anjos que lhes afirmam que da mesma forma como estava subindo Jesus haveria de retornar. Assim, entre um misto de alegria e apreensão os discípulos tomam caminho de volta a Jerusalém, distante apenas um quilômetro.[4]

Recompondo o Grupo Apostólico
            Depois que retornamos à Jerusalém, os discípulos tinham um lugar onde sempre se reunião, chamado de cenáculo ou sala grande, normalmente no andar superior da casa, próprio para reunir um numero maior de pessoas [chamamos de salão de festa]. Provavelmente era o mesmo lugar onde Jesus se reuniu com eles pela última vez, levando-lhes os pés e celebrando com eles Sua última páscoa antes de Sua morte e ressurreição.
Depois de alguns dias, os discípulos resolveram recompor o grupo apostólico, visto que Judas Iscariotes havia se suicidado. Pedro faz uma síntese narrativa dos acontecimentos envolvendo Judas Iscariotes[5] e todos concordaram com ele quanto à recomposição dos doze. Dois nomes se sobressaíram: José Justo (também chamado Barsabás)[6] e Matias.[7] Então submeteram os dois nomes à oração e após lançarem sorte o escolhido foi o nome de Matias.[8]
            Lucas nos informa que permaneceremos mais algumas semanas em Jerusalém, pois os discípulos estão obedecendo as últimas palavras de Jesus para que esperassem[9] a promessa do Espírito Santo. Enquanto aguardam se reúnem diariamente no cenáculo, para orarem e compartilharem tudo quanto Jesus lhes havia ensinado e tudo quanto Ele havia feito.



Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

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Referências Bibliográficas
BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras, v. 6. São Paulo: Vida Nova, 1989.
BERKHOF, Louis. New Testament Introduction. Eerdmans, 1915, https://archive.org/details/NewTestamentIntroduction Scanned and Edited Mike Randall.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 8ª ed., 2006.
ERDMAN, Charles R. Hechos de Los Apóstoles. Ed. TELL, 1974.
RICE, Edwin W. People’s commentary on the Acts giving. Philadelphia: The American Sunday-School Union, 1896.
RYRIE, Charles C. Bíblia de estúdio Ryrie. Chicago (Illinois): Moody Press, 1991.
SMITH, T. C. Comentário Bíblico Broadman, v.10. Rio de Janeiro: JUERP, 1984.
WILLIAMS, David J. Novo Comentário Bíblico Contemporâneo – Atos. São Paulo: Vida, 1996.



[1] Sendo visto por eles por espaço de quarenta dias.
[2] Em torno de 120 mais ou menos.
[3] Atos 1.7,8
[4] A jornada de um sábado é equivalente a 1 km conforme comentaristas.
[5] Atos 1.13-20
[6] Tudo indica que José Barsabás era irmão de Judas Barsabás citado em Atos 15.22.
[7] É provável que ambos houvessem participado do chamado grupo dos 70 que foram enviados dois a dois por Jesus.
[8] Algumas fontes extra bíblica indicam que esse Matias seria Barnabé, outras possibilidades são: Zaqueu ou Natanael. Haveremos de conhecer melhor Barnabé no transcorrer de nossa viagem.
[9] (lit., “esperar nas redondezas”). 

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