A grande diferença entre a geração que pereceu no deserto e esta nova
geração que vai tomar posse da Terra Prometida é: obediência.
Contexto do Capítulo O primeiro capítulo de Josué estabelece
o cenário e o roteiro do livro. O tema deste capítulo poderia ser: Supere Seus Medos. A tarefa que Josué e todos os
israelitas irão empreender é grande e os obstáculos ainda maiores. A geração
anterior se acovardou e não creram – eles farão o mesmo ou terão coragem e fé
para obedecerem? Para complicar
um pouco mais a primeira frase do capítulo começa com essa declaração “depois
da morte de Moisés”. O grande libertador condutor de toda
jornada até então estava morto. Será que Josué será capaz de lidera-los? Na medida em que vamos lendo o
capítulo verificamos que Deus prepara tanto Josué, para liderar, quanto
prepara o povo para aceitarem a liderança do novo líder. Deus dá a Josué e a todo o povo as
mesmas garantias que havia dado a Moisés: “assim serei contigo [e com eles] não te deixarei, nem te desampararei”. “Exatamente
como te prometi” A fidelidade de Deus nesta história fortalece nossa fé em suas promessas
para nós através de Jesus. |
Este
livro está para o Primeiro Testamento como o livro de Atos está para o Segundo
Testamento, que faz uma ponte ou link entre os Evangelhos e as Epístolas do
Novo Testamento. Da mesma forma o Livro de Josué conecta tudo que aconteceu
antes (Gênesis a Deuteronômio) com tudo que se segue, corroborando de forma
preciosa a fidelidade de Deus às suas promessas. A terra que Deus havia
prometido a Abraão e reafirmada a Isaque e Jacó se cumpre literalmente, após
mais de quinhentos anos, através da liderança de Josué.
Ainda
que a geração israelita que saiu do Egito tenha falhado, finalmente depois de
longos 40 anos peregrinando no Deserto, a nova geração israelita vai tomar
posse da terra de Canaã. O livro de Josué [o nome dele era Oséias (salvação) e Moisés mudou para Josué/Jesus
(o Senhor é salvação) cf. Nm
13.17] nos ofereces a narrativa da
entrada dos israelitas em Canaã, com suas vitórias e derrotas. Na bíblia não há
super-heróis, mas homens e mulheres que estão dispostos a obedecerem a Deus, ainda que em muitas ocasiões esbarrem em suas
próprias limitações e fragilidades, mas como o apóstolo Paulo declara: Deus manifesta seu poder em nossas
debilidades.
O
livro inicia onde o anterior encerra – a morte
de Moisés. Aqui temos dois motivos:
indica tanto o momento da história a partir do qual o livro começa quanto demarca
o inicio da nova liderança por meio de Josué. E que com a morte de Moisés [Por
causa da anterior desobediência de Moisés, Deus disse que Moisés não seria
permitido nem mesmo entrar na terra de Canaã (Nm 20.12; 27.13-14; Dt 1.37;
3.26-27; 32.52; 34.4)] Deus conclui seu
Síntese do Livro O título deste livro deriva do personagem
principal – Josué – que fora ungido pelo próprio Moises como sucessor na
liderança dos israelitas. “Agora (melhor
tradução - E aconteceu após a morte de Moisés,)”, em vez
disso, “e” a partícula conectiva
usual, que indica que algo aconteceu antes, do qual é a continuação colocando
este livro em conexão imediata com o anterior - Deuteronômio. Os
livros antecedentes e os livros subsequentes começam igualmente com a mesma
partícula “e”. Mas, apesar de sua ligação umbilical com os livros anteriores
ele possui características peculiares que o torna distinto das narrativas que
o antecede. Por isso transformar o Pentateuco em um Hexateuco não é a melhor prática
hermenêutica. Em geral, todo o relato da conquista é apenas uma
demonstração da fidelidade de Deus aos termos estabelecidos na Aliança. As nossas traduções optam por não iniciar com a
conjunção “e”, de maneira que se
perde o vínculo direto entre o Deuteronômio e a narrativa de Josué [E aconteceu após a morte de Moisés]. Essa
opção oculta o objetivo de afastar
esse escrito, e os demais em sequencia,
o máximo possível do Pentateuco, para esvazia-lo de sua força e
pujança e trata-lo como se fosse uma criação fictícia muito posterior. Só
temos a lamentar tal atitude por parte daqueles que deveriam zelar pela
fidelidade textual da Bíblia. Moisés morreu no dia 1º do 12º mês, Adar, e assim
que esse mês de luto terminou e os espias voltaram no dia 4 de Nisan, Deus
ordenou que o povo se preparasse para sua partida. De forma simples o livro pode ser dividido em
duas grandes partes: o
relato da conquista
(capítulos 1 a 12) e o da distribuição
das porções de cada tribo (capítulos 13 a 24). O livro conclui com a renovação da Aliança (capítulo 24), que se
constitui no fio condutor desde Abraão (Gênesis) e que alcançará seu
ápice no Calvário onde Jesus
estabelecerá a Nova Aliança. |
julgamento
sobre a geração incrédula que saíram do Egito (5.4-6). Todavia, mesmo "após a morte de Moisés", Yavhew
reafirma que permanecerá fiel às Suas promessas e aos termos da Aliança, ou
seja, Moisés morreu, mas Yahweh não mudou Esta verdade é primeiramente revelada
a Josué pelo próprio Deus (vv. 1-9) e depois comunicada por Josué a Israel
através de seus líderes (vv. 10,11).
Deus é especialista em transformar situações
trágicas em grandes vitórias e a morte de Moisés é uma vírgula e não um ponto
final no programa elaborado por Deus. Neste capítulo vemos como Deus trabalha
sempre antecipadamente, como tão bem diz o caipira: quando nós vamos com a farinha, Deus já vem com o bolo pronto. Deus
nunca fica à mercê dos acontecimentos, mas ele sempre se antecipa e conduz os
acontecimentos – Deus é sempre o protagonista
da História e Moisés, Josué, eu e você somos apenas e tão somente
coadjuvantes e isso por si só já é um privilégio incomparável.
Com
a morte de Moisés, o Senhor agora fala diretamente com Josué [Esta fórmula 'o Senhor falou', se repete nos
primeiros livros da Bíblia, corresponde à fórmula mais direta dos profetas,
'Assim diz o Senhor']. Josué havia sido
preparado para a liderança por mais de quarenta anos (o que significa que ele
está próximo dos oitenta anos); ele caminhou humildemente junto com Moisés e
aprendeu o máximo possível [cf. Êxodo 17.8-16; 32.17; 33.1; Números 13.9;
14:38] e não há qualquer indicação de que ele aspirasse a este lugar de
honra, mas no tempo e por escolha de
Deus ele foi alçado a esta posição de liderança do povo [Números 27.18-23].
E
assim como fizera com Moisés o Senhor lhe deu instruções claras e simples para
cruzar o Jordão, e todo o Israel com ele, para tomarem posse da terra que Deus
lhes prometera (v. 2). Deveriam fazer isso com determinação e firmeza, passo a
passo até que toda a terra de Canaã fosse conquistada (v. 3). O peculiar aqui é
que a frase “passe o Jordão” é
encontrada apenas nos lábios de Yahweh (Dt 3.27; 312). Não é a melhor
época, pois é o
período de cheia (3.15) e o rio se alargava muito e as correntezas eram muito
fortes.
Não
lhe é dado como e nem que meios deve utilizar para levar todo o povo ao outro
lado em segurança; ele tem a ordem de Deus para fazê-lo, e a promessa de que
estará com ele, e isso deve ser suficiente; para Josué cabia obedecer, o
restante era por conta de Deus [o salmista faz o link direto entre duas
travessias “O que te afligiu, ó mar, que fugiste? tu, Jordão, que foste
rechaçado?”].
O
propósito de Deus, como veremos, era demonstrar a Josué e à nova geração o Seu
poder, como fizera na saída do Egito. Igualmente devemos viver dia-a-dia na
presença de Deus, atravessando nossos rios, ainda que tenham correntezas
fortíssimas, tomando posse das bênçãos de Deus, até que adentremos em
definitivo na nossa Canaã nos “lugares celestiais”. A nós cabe crer, o restante
é por conta de Deus.
As
fronteiras descritas no verso 4 são
mais extensas do que Israel jamais possuiu, seja por comodismo ou falta de fé
(obediência) eles não tomaram posse de toda a terra de Canaã e quem chegou mais
perto disso foi Davi e Salomão, mas mesmos esses não alcançaram as fronteiras
de toda a promessa divina – “toda a terra
dos hititas”, aqui tomada no seu sentido mais lato abarcando todos os povos
canaanitas [Js 1.4; cf. Gn 15.18; Êx 23.31]. Isso lhes trará sempre
muitas dificuldades e transtornos. Todas as vezes que negligenciamos e não
levamos a sério a Palavra de Deus, também sofremos as consequências da nossa
própria negligência e desobediência.
Certamente
Josué tinha plena consciência do desafio que tinha pela frente. Mais do que
qualquer outro ele havia presenciado as dificuldades enormes que Moisés tivera
que enfrentar fosse os inimigos externos, como ainda mais difíceis os inimigos
internos – a rebeldia e desobediência constante das lideranças tribais. Por
esta razão, para tranquilizar o seu coração e fortalecer a sua fé o próprio
Deus lhe fala: “como fui com Moisés,
assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei...Tão somente seja
forte e mui corajoso” (vs. 1.5,6,7). Isso era tudo que Josué precisava
ouvir e certamente foi essa certeza que lhe renovava as forças e a fé para
continuar firme na realização desta grande obra. Uma das últimas palavras de
Jesus para seus discípulos e para cada um de nós hoje foi: “Eis que estou com vocês a cada dia até o
final”. O que mais precisamos ouvir para fazer sossegar nossa alma no meio
das tribulações da vida; o que mais precisamos ouvir para empreendermos sem desânimo
a maior e mais extraordinário obra da pregação do Evangelho a todas as pessoas,
nações, povos e raças.
Josué
havia recebido um legado precioso e indispensável para sua vida: “tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei [refere-se aos cinco livros
de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio] que meu servo Moisés te ordenou e dela não
te desvies ... não cesses de falar (ensinar, comunicar) deste livro da lei;
antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer (obedecer)
tudo quanto nele está escrito” (1.7,8). Ninguém antes de Josué recebeu
ordens para regular sua conduta pelas palavras de um livro escrito, mas a
partir daqui não somente ele, mas todos os seus sucessores devem ouvir e
obedecer às ordens deste livro da Lei [o equivalente em Apocalipse: “quem
tem ouvidos ouça as palavras desta profecia”]. A obediência cuidadosa à
lei de Deus seria seu caminho para o sucesso, mas a desobediência à sua ruína.
Certamente Paulo estava pensando nessas palavras de Deus a Josué quando escreve
ao seu jovem sucessor no trabalho pastoral Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a
repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3.16). A
vitória e o sucesso de Josué [Timóteo, eu e você] é decorrente direto de sua
obediência a toda Palavra de Deus e continua sendo o único caminho para
podermos vencer e sermos bem sucedidos na realização do propósito de Deus na
nossa vida. O que a Bíblia significa para você e para mim definira o resultado
final das nossas histórias. O crente sábio é maduro é aquele em que seu prazer está na torá de Yahweh, e em sua
torá ele medita dia e noite Sl 1.2. Tudo depende do quanto
amamos e estamos dispostos a obedecer a Palavra de Deus.
“Preparem-se” (vs. 10-11). Todos tinham
que se preparar para a Conquista – não apenas Josué e os líderes. A luta não
seria breve de maneira que deveriam fazer toda a provisão possível. Josué
deu-lhes três dias para fazer o que deve ter sido seus preparativos finais.
“Lembrem-se” (vs. 12-15). Todos deveriam
participar das batalhas. No livro de Números, os israelitas haviam conquistado os
povos a leste do rio Jordão. As tribos de Rubem e Gad e metade da tribo de
Manassés pediram para habitarem ali e Moises lhes consentiu, com o compromisso
de que quando as demais tribos fossem conquistar o restante do território
cananeu eles iriam somar forças juntamente com eles. Chegou a hora de cumprirem
a palavra empenhada.
Há força na unidade (versos 16-18). As lideranças tribais, representadas
aqui nestas tribos transjordanianas assumiram o compromisso de marcharem sob a
liderança de Josué e conquistarem a terra que Deus lhes havia prometido – “[Tudo o que você [Josué] disser, nós faremos]”.
É interessante notar a ênfase em 'todo o
Israel' no transcorrer de toda a narrativa caps. 3-4; caps. 7-8; 10.29ss.;
22.12, 16; 23.2; 24.1. O palco está montado para a magnífica exibição da
glória de Deus e seu poder e graça. Josué está disposto a assumir a liderança,
e as pessoas estão dispostas a desempenhar seu papel conforme suas instruções.
Glossário
Transjordânia - é a parte Leste do
Jordão; o que muitas vezes é denominada de “o lado oriental”.
Jordão [rio] – Em hebraico, Jordão significa “descendente” ou “para baixo”. Da Galileia ao Mar Morto, o rio desce 185 m em 105 km.
Entre março e abril as chuvas da primavera e o derretimento da neve do Monte Hermom
no norte inundam o rio, fazendo com que transborde suas margens 3.15
e este parece ser o contexto nesta passagem.
Efraim (tribo de) - Efraim foi o segundo filho de José com
Asenate, sua esposa egípcia, e ele nasceu durante os sete anos de fartura. No
momento da bênção sobre seus filhos Jacó inclui os dois filhos de José e
inverte a bênção da primogenitura dando a Efraim e não a Manasses, o mais
velho. A tribo de Efraim tinha seu acampamento logo após os levitas funcionando
como uma “tribo de apoio”. O representante da Tribo de Efraim entre os espias
era Oséias/Josué, o filho de Nu e neto de Elisama. Eles foram elogiados por
Débora e foram louvados por Débora pela sua ajuda patriótica Jz 5.14.
Jeroboão, efraimita, foi o primeiro rei do Reino do Norte (Israel) depois da
separação das 10 tribos.
Num (pai de) – Não há informações detalhadas sobre ele a
não ser que foi filho de Elisama, portanto avô de Josué, que teve destaque na
tribo de Efraim e participou de eventos importantes: foi o representante de sua
tribo para fazer o levantamento do senso israelita e comandava o exército da
sua tribo Nm 1.1-4, 17; 2.18; 10.22. Desta forma Josué vem de uma
família militar.
Hititas [heteus] – Era uma tribo dominante
naquela época a oeste da Jordânia e por isso muitas vezes representavam todos
os demais povos canaanitas.
Yahweh – Este é o nome que
reflete o Deus que estabeleceu a Aliança; Deus como salvador redentor! Enquanto
os israelitas rompiam a Aliança com sua incredulidade e desobediência, Yahweh é
fiel à sua palavra, promessa, aliança.
Servo – Josué começa como servo (sharath –
verso 1) ajudante, assistente [discípulo] de Moisés, mas no final de sua vida
ele é designado como "o servo [ebed] do Senhor (24.29)”, assim como fora designado Abraão,
Moisés e Davi. Para ser grande no reino de Deus é preciso ser o servo de todos.
No reino de Deus o caminho para cima é primeiramente o caminho para baixo.
Oseias/Josué – Em algum momento, depois da missão dos espias,
Moisés mudou o nome de Oseias Nm 13.8 para Josué Nm 13.16.
Há uma mudança significativa nesta alteração que vai muito além da grafia.
Oséias significa “salvação” na força
humana, mas Josué significa “Yavhew é
Salvação”, de maneira que Deus daria a vitória sobre os canaanitas e Josué
é seu instrumento. Na tradução da Septuaginta (Versão Grega) é sempre traduzido
como Iesous (Jesus), desta forma Josué é um tipo e/ou
sombra de Jesus que vai introduzir seu povo na Canaã
celestial.
Utilização livre
desde que citando a fonteGuedes, Ivan Pereira.Mestre em Ciências
da Religião.Universidade
Presbiteriana Mackenzieme.ivanguedes@gmail.comOutro BlogHistoriologia Protestantehttp://historiologiaprotestante.blogspot.com.br
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