Autoria
Este
livro leva o nome de Josué, seja porque está concentrado nas ações dele na
terra de Canaã, ou porque de fato foi escrito por ele, ou ambos; embora alguns
designem Esdras, e outros Isaías; mas deve ter sido escrito antes do tempo de
Hiel , como aparece 1Reis 16.34; e até
mesmo antes do tempo de Davi, como está claro em Josué 15.63, comparado com
2Samuel 5.6; em relação à menção feita
às montanhas de Judá e de Israel, de onde alguns concluem, que o escritor deve
ter vivido depois do tempo de Roboão, em
que o reino foi dividido; entretanto tudo indica que esta distinção de
Israel e Judá já acontecia, até mesmo dos dias de Davi e Asafe, (cf. Sl. 76.1);
é provável que este livro foi escrito pelo próprio Josué, como os judeus afirma
no Talmud deles; é o que mais se ajusta para isto. E se foi escrito por outro, é muito provável
que tenha sido tirado do diário, anais, ou memórias dele; e no que concerne à
sua própria morte, estas informações poderiam ser inseridas debaixo de uma
direção divina e poderiam ter sido acrescentadas por Eleazar, ou Finéias, ou
Samuel, da mesma maneira que é suposto que Josué escreveu alguns versos
relativos a Moisés ao término do Pentateuco.
Todavia,
seja quem foi o escritor, não há nenhuma dúvida quanto a inspiração divina e
autenticidade deste livro, pois muitos de seus registros são mencionados no
NT (cf. Heb 11.30,31); e a promessa
feita a Josué é mencionado e aplicado a todo crente, (cf. Heb 13.5,6); e o
Apóstolo Tiago se refere ao caso de
Raabe (cf. Tg. 2.25).
Data Aproximada.
1400-1370 A.C.
Título do Livro
Ao
contrário dos primeiros cinco livros do Antigo Testamento, este livro leva seu
nome por causa do personagem principal do livro, Josué, o filho de Nun, servo
de Moisés.[1]
O nome original de Josué era Oséias que significa “salvação” ou “livramento”
(Num. 13.8; Dt. 32.44). Mas durante o peregrinação no deserto Moisés mudou o
nome dele para “Yehoshua”
que significa “Yahweh é
salvação" ou “Yahweh
salva” (Num. 13.16). Josué é uma forma contraída de “Yehoshua” que
na forma grega da Septuaginta ficou
[Iehsus] “Iesous”
ou “Jesus”
como na Vulgata Latina[2]. Neste fato temos uma antecipação profética,
em relação ao Senhor Jesus e sua obra Redentora, pois a vitória sobre seus
inimigos e a possessão da terra prometida só foi possível por causa do poder de
Deus e não pela capacidade ou sabedoria humana.
Tema e Propósito:Possessão, conquista, e divisão da terra prometida é o tema e propósito de
Josué. O livro é projetado para mostrar a fidelidade de Deus em cumprir suas
promessas, fazendo exatamente para Israel o que Ele tinha prometido (cf. Gen.
15.18 com Jos.. 1.2-6 e 21.43-45). Os eventos registrados em Josué são
seletivos a partir da intervenção especial de Deus em em favor de seu povo e
contra todos os tipos de inumeráveis probabilidades. A realização das promessas
de Deus, como esta tão evidente no nascimento de Isaque, também é facilmente
visto na possessão de Canaã com suas cidades extremamente fortalecidas, é o
trabalho de Deus e que homem algum jamais poderia realizar, não importando o
quanto ele pudesse se esforçar (veja Rom. 4).
Termos Relevantes:
Possessão, Conquistar, Vitória, dividindo a terra.
Versos Importantes: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, tenho vos
dado, como eu disse a Moisés” (1.3). “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei;
antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo
quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e,
então, prudentemente te conduzirás. Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom
ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por
onde quer que andares” (1.8-9). “Assim, Josué tomou toda esta terra conforme tudo o
que o SENHOR tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de
Israel, conforme as suas divisões, conforme as suas tribos; e a terra repousou
da guerra” (11.23). “Agora,
pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora
os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao
SENHOR. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei
hoje a quem sirvais. se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam
dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha
casa serviremos ao SENHOR” (24.14-15).
Capítulos Centrais: Mudanças na liderança sempre são tempos críticos para qualquer nação. Por isso,
os capítulos seguintes são capítulos chaves em Josué. Os capítulos
1-4 registram a mudança de liderança de Moisés
para Josué e as promessas pessoais de Deus e palavras de encorajamento para Josué
em relação a sua nova comissão recebido do Senhor, marcado de forma
inconfundível no cruzamento do Jordão pela manifestação do poder de Deus, “Naquele dia, o SENHOR engrandeceu a Josué diante dos
olhos de todo o Israel; e temeram-no, como haviam temido a Moisés, todos os
dias da sua vida” (4.14).
Também o capítulo 24,
de acordo com a natureza crucial de mudanças na liderança, é igualmente um
capítulo importante. Aqui Josué faz o povo se lembrar da fidelidade de Deus
desde o tempo de Abraão passando pela libertação deles do Egito, o cruzamento
do Jordão e extraordinária vitória sobre os Cananeus. Então ele enfatiza a necessidade de
fidelidade por parte deles ou eles seriam consumidos pelo Senhor.
Personagens Relevantes:
Josué, Raabe, Calebe.
Cristo como Visto em Josué: Embora não haja nenhuma profecia Messiânica direta de Cristo, há vários tipos
que apontam ao Salvador. Josué é
um tipo de Cristo de dois modos muito importantes. Primeiro, o nome dele, “Yeshua”, uma forma contraída de “Yehoshua”, significando, "Yahweh é salvação" é o equivalente em grego do nome “Jesus”.
Josué é chamado de fato pelo nome Jesus em Atos 7.45.
Segundo, Josué é visto triunfalmente como
um tipo de Cristo no trabalho dele de conduzir Israel na possessão da terra de
Canaã (cf. Heb 4.8). Este acontecimento é uma ilustração da nossa entrada
triunfal na Canaã Celestial pela fé em Cristo.
Josué pressagia o Salvador que conduz "muitos filhos para se gloriar" seguramente
(Heb. 2.9-10). Mais adiante, Josué contemplou o Chefe do o exército de Senhor
(5.13-15). Aqui se trata
indubitavelmente de uma Cristofania,
um aparecimento pré-encarnado de
Cristo. Finalmente, o cordão de escarlata de
Raabe (2.21) retrata salvação pelo sangue e morte de Cristo (cf. Heb. 9.19-22).
Esta prostituta cananita ouviu falar dos feitos poderosos do Deus de Israel, creu, escondeu os espiões, foi salva quando
Jerico foi destruído, e é achada na genealogia
de Cristo (Mt 1.5).
Período Abrangente: Os
eventos registrados em Josué cobrem um período aproximado de 26 anos.
Uma Questão Ética: Ao
lermos este livro no deparamos com uma questão Ética crucial. como se pode
justificar que um povo escolhido por Deus tome posse de Canaã, massacrando
inúmeros povos, tomando-lhes belicosamente as suas terras e riquezas? Isto também pode ser visto em outros livros,
como Números e 1 e 2 Samuel, onde Israel impõe pela força e não pela sua
mensagem salvífica. Como entendermos
esta questão? Ellisen expõe varias razões importantes que devem ser
observadas a partir do cenário histórico, para uma compreensão correta destes
acontecimentos.[3]
1. Devido à Degradante
Religião de Canaã. A religião de Canaã tinha se tornado
tremendamente abominável aos olhos de Deus e da própria moralidade. Escavações
ugaríticas mostraram a extrema obscenidade da religião que tinha um panteão de
deuses. El, o deus principal, é orgulhosamente apresentado como sendo
inteiramente sensual, sórdido e sanguinário ate consigo mesmo; as três deusas
cananéias, enroladas em serpentes, são apresentadas em posturas vis e sensuais.
O sistema prestava homenagem a serpentes, era totalmente depravado e estava
fadado à destruição.
2. Devido à Sua Cultura
Corrompida. Uma adoração amalgamada com a prostituição e
aos ídolos de guerra refletia uma sociedade permeada da mais grosseira
imoralidade e violência. Escavações arqueológicas revelam que os seus templos
eram centros de vício com sacerdotes sodomitas e sacerdotisas prostitutas.
Queimar crianças vivas nos altares se tinha tornado ritual comum. A baixeza da
idolatria de Canaã formava contraste com a idolatria do Egito e da Mesopotâmia,
cuja moralidade não tinha caído em tão profunda vulgaridade e brutalidade. A
cultura estava fadada A destruição (Levítico 18.25).
3. Devido às Admoestações e
Paciência de Deus. O texto declara muitas vezes que o Senhor
era o verdadeiro dono da terra de Canaã e podia dá-la ou nega-la a quem
quisesse, por razões nem sempre evidentes aos homens. O seu plano de cessão e
período de experiência é observado diversas vezes muito antes de Moisés e Josué.
Através de Noé, Deus profetizou julgamento para os cananeus pela sua
obscenidade (Gênesis 9.22-27). Para Abraão e os seus descendentes o Senhor
prometeu a terra de Canaã, a qual eles receberiam depois de cheia a medida da
iniquidade dos amorreus (Gênesis 15.13-16). Justamente como aconteceu com os
habitantes de Sodoma antes da sua destruição, o Senhor deu aos cananeus muitas
oportunidades de arrependimento (Gênesis 18.25; Romanos 1; Isaias 22). Deus
esperou 400 anos.
4. Devido à Comissão Divina
de Israel. Israel não foi designado para ser apenas uma organização
religiosa, mas um governo civil com obrigações da aliança perante o Senhor.
Como tal, sua primeira comissão era executar o julgamento de uma sociedade
corrupta e violenta de acordo a aliança noéica (Gênesis 9.6). Apesar de sempre
reticente na execução daquele sórdido dever, Israel estava sob o comando
especifico do Senhor para tomar a terra, destruir os cananeus e receber a sua
riqueza (Números 31.7; Deuteronômio 9.3; 7.15; Josué 1.1-7). Na realidade, os
ataques de Israel eram quase sempre respostas aos ataques iniciais dos cananeus
(Números 21.1, 23-24, 33; Josué 9.1-2; 10.1-4; 11.1-5).
5. Devido às Promessas da
Aliança Feitas por Deus. Conforme o Senhor declarou a Abraão e a
Israel, a ocupação final da Palestina por Israel estender desde o Egito até o
Eufrates (Gênesis 15.8; Deuteronômio 1.7-8; 30.5). Antes daquela futura
ocupação final, entretanto, o Senhor novamente limpará a terra da vil idolatria
e brutalidade introduzida por um Sistema religioso inspirado por Satanás
(Apocalipse 14.16 e ss.; 19.15).
Esboço.
I.
A Invasão de Canaã (captos.1.1-5.12)
A.
Comissionamento de Josué (1.1-9)
B. A Ordem de Josué ao Povo
e a Resposta deles (1.10-18)
C. Os
Espias de Jerico (capto. 2)
D. A Travessia do Jordão
(capto. 3)
E. A
Celebração após Travessia do Jordão (capto. 4)
F. A Consagração o Povo
(capto. 5.-12)
II.
A Conquista de Canaã (capto. 5.13-12.24)
A.
Condição para Vitória. O Comando Divino (5.13-15)
B. A Campanha na Porção
Central (rachaduras. 6-8)
C. A
Campanha no Sul (capto. 9-10)
D. A Campanha no Norte (11.1-15)
E.
Relembrando as Vitórias (11.16-12.24)
III.
A Divisão de Canaã (capto. 13-21)
A. A
Herança das Duas Tribos e meia (capto. 13)
B. A Herança de Calebe
(capto. 14)
C. A
Herança das Nove Tribos e meia (15.1-19.48)
D. A Herança de Josué (19.49-51)
E. As
Cidades Refúgio (20.1-9)
F. As Cidades para o Levitas
(21.1-45)
IV.
Conclusão (capto. 22-24)
A. A
Disputa Sobre o Altar (capto. 22)
B. O Discurso de Josué (23.1-24.28)
C. A
Morte de Josué (24.29-33)
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes,
Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia
Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/
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Domínio Persa
Historia do Antigo Israel: Judá e o Exílio Babilônico
Referências Bibliográficas
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de Deus. São Paulo: Paulus, 1989.
BRIGTH, Jonh. História de Israel. 7ª.
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CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de
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DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São
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DRANE, John (Org.) Enciclopédia da Bíblia. Tradução
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HOFF, Paul. Os livros históricos. São
Paulo: Vida, 1996.
TENNEY, Merrill C. (Org.). Enciclopédia da
Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
[1] Os
judeus distinguem os profetas em anterior e
posterior; o primeiro dos profetas
anteriores é “Joshua”, ou “Sepher Joshua”, o livro de Josué, como é chamado
comumente nas cópias hebreias; a inscrição de Syriac é, `` o livro de Joshua, o filho de Num, o
discípulo de Moisés'' e a versão árabe o considerou um dos livros dos juizes.
`` o primeiro entre os juizes dos filhos de Israel era Josué, o filho de Num, os
vinte oito desde Adão que reinou sobre Israel depois do Profeta Moisés. ''
[2] Versão
da Bíblia para o latim, feita por Jerônimo, de 382 a 404 d.C.
"Vulgata" quer dizer "divulgada, espalhada", palavra que só
foi aplicada à Bíblia de Jerônimo a partir do séc. XIII.
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