segunda-feira, 5 de setembro de 2016

JOÃO 4.1-42 - (Re)aprendendo a Olhar o Outro

Um livro cujo título "Ensaio Sobre a Cegueira" que foi transformado em filme trata sobre uma epidemia que assola a terra, onde as pessoas sem causa aparente começam a ficar cegas. O autor e também o diretor querem trazer à discussão a incapacidade que as pessoas tem de enxergarem o outro –
vivemos numa sociedade cega.
Como alguém escreveu: "não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos" e isto faz toda a diferença em nossos relacionamentos, pois não conseguimos ver o outro como ele é, mas como gostaríamos que ele fosse. A escravidão perdurou por séculos com base numa "visão" de que algumas pessoas eram menos ou inferior a outras. Todas as classificações que são feitas demonstram a cegueira humana: Homem x Mulher; Branco x Negro; Pobre x Rico;
Crente x Ateu, Tradicional x Pentecostal....
O Evangelho, ensinado e vivenciado por Jesus, é a lente que pode capacitar-nos a ENXERGARMOS o outro como ele é - despojado de autocrítica ou preconceito.
No texto acima mencionado, temos de um lado Jesus, que enxerga aquela mulher samaritana como uma pessoa carente do amor de Deus e por outro lado, os discípulos que "enxergam nela" uma mulher e ainda por cima samaritana, que não merecia qualquer atenção ou manifestação de bondade.
Se dependesse dos discípulos Jesus jamais gastaria uma única palavra ou um único minuto com aquela mulher. Mas a forma com que Jesus enxerga é totalmente diferente - por isso ele inicia a conversa e ao final aquela mulher pode ser transformada e tornou-se uma missionária evangélica - pois agora ela também pode VER como Jesus VIA - e esta é a sua mensagem - "Venha e Vejam".
Enquanto não utilizarmos está lente do Evangelho - continuaremos incapazes de "enxergarmos" o outro - seja ele da nossa intimidade ou estranhos.
Eu somente poderei ser uma bênção na vida do outro - se conseguir enxergá-lo como realmente ele é - e não como eu gostaria que ele fosse.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Reflexões – Diversos Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário