quarta-feira, 6 de abril de 2016

Profetas - Diversidade Contextual


Os profetas bíblicos transitam entre dois mundos: ao falarem ousadamente em nome de Deus eles se colocam como mensageiros para seu povo e assim também são percebidos pelos seus ouvintes. Desta forma os profetas alegam terem acesso a uma dimensão onde outras pessoas não têm. Eles contemplam cenas e testemunham atividades nas regiões celestiais, tais como a entronização de Deus e o testemunho desta soberania pelos seres celestiais (cf. 1 Reis 22 e Isaías 6). Eles recebem ordens diretamente de Deus e são informados sobre os propósitos imediatos e futuros de Deus para seus contemporâneos e demais povos.
Entretanto, os profetas permanecem inteiramente humanos, influenciados por seu mundo, inseridos no tempo histórico-cultural de seus dias. Ainda que sejam portadores de uma mensagem recebida diretamente da parte de Deus, sua concepção de mundo e sua língua, bem como a maneira de falar e de atuar, suas concepções da politica interna e externa são resultantes da realidade em que estão atuando.
Desta forma, ao estudarmos os profetas bíblicos, torna-se necessário levar em conta as diversas forças que exerceram influência sobre eles. Isto não é algo muito simples devido ao fato que o mundo dos profetas é distinto do nosso e difícil de ser reconstituído. Muito da sua geografia e sistemas políticos ainda são desconhecidos, sua cultura tem uma forte influência estrangeira, a língua utilizada não são mais faladas, seus estilos literários e suas mensagens e ações registradas não são tão claras.
Assim, para se compreender com mais propriedade e clareza a mensagem e as ações dos profetas é indispensável examinar os diversos contextos em que eles estavam inseridos. Uma vez identificado estes contextos temos uma base mais sólida para interpretar os profetas dentro do texto bíblico.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
ivanpgds@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica

http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário